O gato perdido

O gato perdido Mary Gaitskill

Resenhas - O gato perdido

Ingrid145 17/03/2024

Frio
O gato perdido é um livro sobre o luto e a perda, não só de um gatinho como também de pessoas próximas à personagem/autora.

A obra é uma leitura rápida e fluida, sem grandes dificuldades. O título em inglês diz que é uma memória, então acredito que tenha caráter autobiográfico.

Não emociona. Achei que a autora nos faz refletir um pouco sobre aquilo que amamos e perdemos, mas ela relata tudo de um jeito meio frio, apesar do seu sofrimento.

Não é um livro que eu releria. Gosto muito deste tema, mas a obra não me tocou o ??.

Estrelinhas: ??

Ig: @gatoselivros23

??

Dmattosss 14/02/2024

Um livro sobre sentimentos
Acho que esse não é pra mim, pelo menos não agora. Não que ele seja ruim, não é isso que estou dizendo, mas ele também não é bom (pra mim). Veja bem, caro leitor, é um conto interessante, e ainda bem que é um conto, afinal é meio cansativo assim, imagina se tivesse mais páginas. Mas voltando, ele é um livro que vai falar sobre sentimentos, é como medimos essas coisas e quem pode ou não determinar essas ações. É uma questão complicada de se abordar. Achei a parte do gato um saco, de verdade, não liguei nem um pouco que ele estava perdido. Os questionamentos que autora levanta é interessa-te até certo ponto, depois passam a ser repetitivos e meio chatos de se ficar pensando. Acho que não é um livro para ser lido em todo e qualquer momentos, mas se você estiver se questionando coisas como, o seu lugar no mundo, o amor que você sente pelo seu pet e o medo de morrer sozinho sem um amor verdadeiro, pode estar lendo esse livro, não acho que vá ajudar muito, mas quem sou eu né?

Lusia.Nicolino 03/09/2023

Bom para aprender a refletir - qualquer situação permite
"No ano passado, perdi meu gato. Gattino era muito novo, apenas um adolescente de sete meses. Provavelmente está morto, mas não tenho certeza". É assim que Mary começa a sua história intimista. A dor da perda ajuda a resgatar memórias de seu passado mais longínquo e mais recente. A saudade do pai, que separado da mãe há anos, era cuidado por ela e pelas irmãs, mas será que perceberam o que era preciso perceber? Enquanto procura o gato – que trouxe da Itália para os Estados Unidos – repassa também episódios dos períodos em que acolhia em casa garotos de famílias desestruturadas para passarem férias, festas de final de ano e toda a relação construída nesses momentos. Seu casamento, suas decisões. Um livro curtinho, um texto muito próximo de um livro de memórias que nos ajuda a conduzir nossas próprias reflexões sobre o que fazemos com nossa vida e nossas relações, mesmo que muitos de nós nunca tenha perdido nenhum gato. Eu já perdi.

"Sei como isso parece insensato. Sei como isso é insensato. Mas era preciso me sujeitar a alguma coisa com amor. Precisava me sujeitar, ainda que nada físico estivesse presente. Precisava me sujeitar, mesmo que só alcançasse a escuridão e a tristeza... Fomos às igrejas, nos ajoelhamos e rezamos pelo Gattino."

Vinícius 06/07/2023

Que sono
Cansativo demais.
Não clicou em nada.
Nota apenas pq se trata de uma história com gato, fora isso, esquece.

LAvia 01/04/2023

Esse livro parece meio que um brainstorm. A autora fala de sentimentos complicados, que não sabemos como lidar, de como afeta pessoas ao nosso redor e como nos afeta.

Fer 08/01/2023

Sensibilidade
Nesse pequeno livro a autora narra a perda do seu gato, a convivência íntima com crianças carentes e o relacionamento com seu pai, nos presenteando com grandes percepções e reflexões sobre a vida.

É um daqueles livros rápidos de ler, mas que ao mesmo tempo traz insights que nos fazem parar teeeempo refletindo sobre o assunto. Tudo depende da profundidade que você quer ter na leitura.

Recomendo para todos, principalmente para os gateiros de plantão.

Lucas990 05/01/2023

É um livro sobre sentimentos, mas sentimentos não muito agradáveis. É sobre perdas e conexões. É sobre realidade e, portanto, não é necessariamente feliz.
Classifiquei o livro como ?bom? pois para mim ele não passa disso. É um livro bom, mas eu não recomendaria.

Lucas Leite 02/01/2023

Curto e triste
O título do livro talvez já adiantasse de que se tratava de um texto triste, ao ler tive certeza. A obra fala sobre perdas, arrependimentos, apego, desapego, vida e morte. É bastante curto, um conto praticamente, mas vale à pena.

Arbóreo Literário 15/11/2022

Cansativo...
Cansativo, prepotente e um tanto ambicioso. Realmente não foi, talvez tenha sido o momento ou algo do gênero, mas não me conectei com a leitura...

Luciana 04/10/2022

Além da perda do gato a autora fala um pouco da relação com o pai e com um casal de irmãos que ela meio que apadrinhou. A partir daí temos reflexões sobre, luto, amor e relacionamentos de uma forma geral.
Eu gostei bastante da sinceridade e por não tentar maquiar sentimentos. E Sim, as vezes gostamos mais dos bichos do que de certos seres humanos. E tudo bem.

Faluz 28/09/2022

O Gato Perdido. - Mary Gaitskill
Literatura americana apresentando um texto sobre perdas, luto e convívio.
A difícil relação entre pessoas com maior ou menor grau de proximidade e suas expectativas diante desses relacionamentos. No meio disso tudo um gato que não se comporta de acordo com o script.

Sofia 21/08/2022

Se a dor é muito forte, pode não se lembrar quem ou o que você pensa que é; pode estar ciente apenas de sua dor que é imensa.
Em uma quase autobiografia, a autora Mary vai contar sobre sua relação com Gatito, um gatinho cego de um olho que ela conheceu em uma viagem para Itália e resolveu ficar com ele. Porém, Gatito fugiu e isso desperta vários sentimentos na autora, desde o abandono até a morte com seu pai e inclusive sua relação com dois irmãos Ceaser e Natalia. Uma obra rápida mais profunda sobre vários acontecimentos na vida da autora que vão nos fazer pensar sobre infância, paternidade, abandono e saudade.