A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

Carol 24/10/2023

Não ficção
Esse livro trata das questões de construção de gênero, feminismo e violência contra a mulher. Além de bem escrito, possui indicação de vários conteúdos extras que agregaram bastante conhecimento e me fizeram refletir por utra ótica.
Indicação da Luciane.

Kamyla.Maciel 15/10/2023

Que aula!!
Achei esse livro fantástico!! Apesar de pequeno, e de não pretender esgotar os assuntos, ele é gigante na didática, na forma como se comunica com o leitor, trazendo exemplos diários de como o gênero nos forma e nos conduz a comportamentos esperados.

Valeska foi muito muito feliz quando relaciona cultura, gênero e relações humanas, ela traz um espelho da nossa sociedade e o quanto ela é profundamente marcada pelo binarismo de gênero.

O que me torna uma mulher? O que forma a subjetividade de um homem? Como a cultura, as músicas, os desenhos, a criação interferem nessas formações? Quem são as mulheres que estão ''mais bem avaliadas'' na prateleira? A quem é negado o amor? Para quem cabe apenas o amor escondido? Quando a mulher passou a ser relacionada sempre com a vontade de ser mãe e com as atividades de cuidar? São questionamentos que ficam martelando na nossa cabeça ao ler o livro, já tinha lido sobre os dispositivos de gênero, mas ver a clareza com que ela traz esse assunto fez minha cabeça explodir.

Enfim, recomendo MUITO! Sabe aquele livrinho simples que você pode presentear aquela amiga/amigo que nega o impacto do gênero nas nossas vidas? pronto, sem dúvida, é esse!

Natalia.EloA 13/10/2023

Esse livro tras a tona um debate extremamente necessário, colocando de maneira didatica os mecanismosde opressão de gênero que estruturam a nossa sociedade.

"Na nossa cultura, homens aprendem a amar muitas coisas e mulheres aprendem a amar os homens."

"Assim, se mulheres aprendem a se calar para promover o bem-estar dos outros e manter as relações, homens se calam por cumplicidade a outros homens."

Andrea265 29/09/2023

O livro faz um panorama das relações amorosas de maneira muita realista. Trata essencialmente das formas de violência contra as mulheres.

Marina 26/09/2023

O necessário avanço das discussões de gênero na sociedade
Se eu pudesse eleger um único livro para distribuir para a sociedade e que fosse amplamente lido, seria esse. Como é necessário debater que a construção de gênero é social e histórica, e não algo natural sintetizado com a frase "sempre foi assim, é assim mesmo". Não, não é assim, tudo é construção social, desde atitudes que validam o que é ser "homem" pra sociedade e o que é ser "mulher". Pequenas atitudes tomadas diariamente refletem na forma violenta como a masculidade é construída em nossa sociedade, e o quanto essa violência atinge as mulheres, principalmente, mas também atinge homens. Esse debate é urgente se quisermos construir uma sociedade melhor. Zanello está de parabéns por dedicar sua produção de pesquisa a esse tema de grande relevância nacional e mundial, obrigada!!!

Edson.Bezerra 26/09/2023

Livreto didático, introdutorio e necessário para o letramento de gênero. Como homem, fui instado a refletir sobre uma série de posturas pessoais que vivencio e que expressam o machismo estrutural que me compõe.

Lilian 17/09/2023

Um ótimo resumo
A excelente professora Valeska Zanello traz nesse livreto, como ela denomina, uma enxurrada de informações relevantes para o combate à violência contra a mulheres e meninas.
Com qr code para acesso a palestras, linguagem simples e muitos exemplos, esse livro se torna uma excelente ferramenta de letramento.
Sou fã do trabalho da professora e sempre vou recomendar seu trabalho.

Lavi 10/09/2023

Me fez pensar pensamentos
Ser uma mulher bissexual e namorar um homem é um desafio, pois somos perpassados pela cultura e afetados por ela também. Zanello me fez pensar que as minhas questões, que muitas vezes achei serem individuais, também afetam outras mulheres. Uma das coisas intrínsecas a minha formação foi justamente sustentar o relacionamento, fazer de tudo para ter uma validação. Não me entendam mal, meu relacionamento é ótimo, mas eu não sabia o porquê de mês esforçar pra mantê-lo.
A partir de reflexões indispensáveis, a autora instiga suas leitoras a enxergar coisas que sempre estiveram presentes, nós só não éramos letradas o suficiente para ver.
Recomendo a leitura?

Bárbara 10/09/2023

Educativo
Gostei? Gostei. Sem dúvida, traz informações pertinentes à toda sociedade. No entanto, para quem já tem contato com esse tipo de discussão há algum tempo, não traz muitos assuntos novos ao debate sobre violência de gênero e machismo. Não desmerecendo o livro nem a autora, até porque ela própria destaca que o livreto é uma adaptação de um livro mais extenso dela — o qual, certamente, se aprofunda mais nas questões abordadas nesta obra.

No mais, achei interessante o conceito da "prateleira do amor" — novo para mim — e a reflexão sobre como as mulheres são "escolhidas" pelos homens, bem como o fato de o nosso valor estar atrelado a ter ou não um relacionamento. Por mais consciente que você seja dessas dinâmicas, isso não a impede de ser refém delas.

Ludmilla 09/09/2023

Se eu tivesse que listar os livros que mais impactaram o meu cérebro esse ano, este estaria entre eles. Estudar sobre os impactos das construções sociais de gênero na vida das mulheres é extremamente importante.

juliqueroubavalivros 27/08/2023

Esse livro é um serviço público à sociedade
Um livro necessário, tanto para mulheres, quanto para homens. Uma leitura rápida, porém didática, de como as relações de gênero esperadas pela sociedade adoecem a todos.
Gostaria de ter lido esse livro na minha adolescência. Com certeza, teria me poupado (totalmente ou parcialmente) de muitas situações difíceis.

Thally 26/08/2023

Prateleira do amor
Um livreto que traz um olhar feminista, o contexto sócio histórico cultural em que a mulher é inserida, julgamentos e preconceitos que vivem.
Uma desconstrução necessária de algumas visões já impostas pela sociedade.
Temas como violência e autoestima são abordados de maneira sensacional!

Ana 16/08/2023

Jogando luz nas dinâmicas ocultas
Livro excelente sobre letramento de gênero. Acompanho o trabalho da Valeska há um tempo e as contribuições dela nessa área são essenciais. Esse livro é um resumo do livro dela "Saúde Mental, Gêneros e Dispositivos", que é uma leitura mais densa. Esse é um livro curtinho, bem explicativo, de fácil compreensão. Valeska consegue puxar pra atualidade e pro nosso país (importante, visto que nosso contexto não é um europeu nem o americano) o que significa ser mulher/homem e o que é esperado de cada um no momento que se descobre o sexo biológico. Escancara dinâmicas culturais de relacionamento, leva o assunto de "o que é amor" pra outro patamar. Como falar de "amor líquido" quando as relações são claramente desvantajosas pra uma das partes? Não tem como falar de relacionamento ou mesmo amor romântico sem antes entender o que é performance de gênero e o que é culturalmente esperado de cada parte.

Luis Felipe S. Correa 14/08/2023

Rápido e bastante educativo.
Leitura super rápida, com ares de folder informativo. Ainda assim, o livro consegue ser bastante interessante e proporcionar um reajuste cognitivo bem forte em relação aos papeis de gênero. Devo destacar dois conceitos desconhecidos para mim e que me surpreenderam, que são a performance de gênero e a terceirização da autoestima.
O livro não pretende ser um guia definitivo sobre as discussões sobre gênero e papéis de poder, mas um norteador para um conhecimento mais aprofundado.

Marcia.Santos 02/08/2023

Letramento de gênero
Simplesmente incrível, livro de fácil leitura e compreensão. O livro é um resumo do livro Saúde mental, gênero e dispositivos, cujo desejo da autora era de colocar em poucas páginas as ideias principais do livro. O tema central do livro é letramento de gênero, de acordo com a autora "A composição deste livro foi planejada de forma a deixá-lo o mais didático possível, usando, também, as tecnologias hoje disponíveis. Nesse sentido, o(a) leitor(a) encontrará, além do texto, várias indicações para que assista vídeos no YouTube e leia artigos, de modo a aprofundar os tópicos abordados. Não os assistir não coloca em risco a compreensão dos temas; por outro lado, assisti-los, além de ajudar a fixação da aprendizagem, abrirá outras reflexões, decorrentes do conteúdo apresentado, (Zanello, p 7, 2023)