A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

Hayke.Alles 30/03/2023

Mudou tudo
Mudou a forma como eu enxergo a vida e tudo que eu já achava que conhecia, comportamentos que sempre foram ensinados como naturais na verdade são construídos, indico para todos.

Natasha Fontan 29/03/2023

Esse livrinho super fácil e didático explica como a cultura vigente molda os padrões de comportamento feminino e masculino.
No contexto histórico da criação da propriedade privada, homens e mulheres passaram a exercer diferentes papéis sociais. Esses papéis se modificaram no decorrer do tempo mas sempre visaram a manutenção desse sistema.
Hoje, ainda carregamos muitos valores atribuídos culturalmente para nos reafirmarmos dentro do que se considera adequado para homens e mulheres.

Submissão, responsabilidade pelo zelo afetivo na relação, o exercício do cuidado (para com os demais), busca incessante pela adequação no padrão de beleza e desejo supostamente exclusivo e monogâmico pelo parceiro são exemplos de valores atribuídos à feminilidade.

Virilidade, busca incessante pelo topo da hierarquia, recusa da destituição do lugar de poder, recusa da sensibilidade e afetividade, naturalização do desejo poligâmico como sendo exclusivo dos homens, objetificação e o descarte de mulheres são exemplos de valores atribuídos à masculinidade.

Valeska Zanello é uma filósofa brasileira FOD@ e seu livro me fez concluir que um dos primeiros passos que podemos dar na construção de um mundo mais justo e melhor pra todo mundo é subverter os valores cultural e socialmente atribuídos aos gêneros.

Renata 25/03/2023

Que livros, senhoras. Que livro! Acho que todo mundo deveria ler. Independente da idade. Deveria ser obrigatório. É esclarecedor, triste e revoltante, além de necessário.

Bia 09/03/2023

Importantíssimo
?Em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amor os homens?

O livro é claro e objetivo sobre o letramento de gênero e toda a sua atmosfera.

A Valeska a cada conceituação exemplifica de forma bem simples e paupável,as imagens deixam o assunto ainda mais claro e dinâmico. As referências embasam muito bem todo o livro.

Leitura essencial para pessoas que estão sempre em busca de reflexão e aprendizado acerca dos temas abordados.

Daniele.Masotti 23/02/2023

A prateleira do amor
Zanello mostra uma percepção do feminismo. Onde a mulher é coloca na "prateleira" com "preços" e os homens escolhem a que quiserem, julgando por aquilo que acham de perfeição.

sinara.barrosdelima 17/02/2023

Essa leitura deveria ser obrigatória
De forma simples, Valeska explica sobre como a nossa cultura favorece a violência de gênero. A tese dela é descortinada com explicações em desenhos imagens e vídeos. Acredito que é uma ferramenta essencial para quem trabalha na área, para escolas, meninas e meninos, homens e mulheres. Sério!! Todos nós devemos ler esse livro. Cabe a nós mudar a sociedade é essa cultura de violência. Os livros ajudam nesse sentido.

Andreza 09/02/2023

Livro essencial para quem deseja ter acesso de maneira objetiva a vários conceitos sobre as questões de gênero.

Fabiola34 01/02/2023

É um livro curto e bem rápido de ler. Eu demorei pq lia pouquíssimas páginas por vez e estava intercalando com outras leituras.
É um bom material pra entender sobre os dispositivos de gênero, mas achei que tratou pouco do conceito da prateleira do amor.

Renatita 26/01/2023

Só não classifico como 5 estrelas porque, apesar de gostar de referências, tinham muitos QR codes para vídeos. E, para mim, isso representa um grande risco para né concentrar e continuar envolvida na leitura.

É importante dizer que se trata de um livro de bolso extremamente necessário! E, mesmo sendo curto, não recomendaria ler tudo de uma vez sem diferir as palavras e sem refletir sobre o que cada capítulo traz.

Bluedani 20/01/2023

Necessário
Importante para entendermos como as relações homem x mulher se configuram segundo padrões culturais naturalizados, baseados em dispositivos de gênero que dividem, excluem, influenciam e mesmo impõem comportamentos violentos a eles e submissos a elas.

Aila.Nossa 13/01/2023

Valeska necessária
É um livro muito bom sobre a tese da Valeska, a qual já conhecia. Ela conseguiu construir uma narrativa fácil e extremamente acessível sobre esse assunto tão importante que é ? A prateleira do amor? que , resumindo, nos traz como as mulheres são cruelmente categorizadas por homens dentro de um contexto afeto/sexual de acordo com raça, peso, idade e leituras sociais. Tornar acessível uma tese sobre letramento de gênero para outras mulheres foi uma missão que Valeska abraçou e efetuou com maestria. Devolveu , e muito bem, estudos da academia para a sociedade.

Manuelli.Luise 11/01/2023

Importante e didático
Leitura desse livro foi muito importante para entender a origem de tudo que a gente vive hoje. Como o machismo atinge homens e mulheres, deixando os homens presos nas suas emoções e as mulheres presas na condição da inferioridade. Livro didático, cheio de resumos, dicas de vídeos e de conteúdos. Muito completo para quem quero começar a estudar o machismo no mundo. Super indico!

Eliza.Rezende 09/11/2022

Tive a honra de ir no lançamento do livro em Brasília, tendo contato com a Valeska, uma pesquisadora incrível a qual admiro muito.

Nesse livro, a autora nós traz de forma clara, objetiva e simplificada aspectos sobre gênero, feminismo e psicologia. É um livro que pode ser lido por qualquer pessoa, mesmo que não tenha experiência na área.

Admiro muito a capacidade de pesquisadores que conseguem trazer temas mais complexos e tidos como acadêmicos de forma simplificada e acessível, Valeska faz isso muito bem neste livro. É uma leitura leve que nos traz muitas reflexões sobre o tema.