A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

Karoline.Barbosa 15/06/2024

Trecho Destaque
?[...] certas diferenças físicas (diferenças sexuais) foram eleitas para justificar as desigualdades sociais? (p. 21)

?A tendência é que a violência cresça em um espiral e que o ciclo se repita muitas vezes. É importante destacar que, pelo dispositivo amoroso, muitas mulheres acreditam que também depende delas a mudança do parceiro e tentam se esforçar para evitar o aumento de tensão. [...] A ideia aqui é que a mulher acaba por se responsabilizar pelas emoções e comportamentos do parceiro e desresponsabilizá-lo pelos seus atos? (p. 82)

Mariana 14/06/2024

Esse livro é SIMPLESMENTE INCRÍVEL! Além de ser escrito por uma pessoa super capacitada no assunto, nos esclarece coisas que, por vezes, pensamos se tratar de senso comum, mas na verdade estão extremamente enraizadas na nossa sociedade e ligadas com diversas condutas nossas e de pessoas próximas a nós. Recomendo essa leitura para todas as pessoas, sem exceção, é um conhecimento extremamente necessário.

Katharyna.Maria 11/06/2024

Esse livro mudou muito meu ponto de vista sobre meus arredores e além de tudo sobre mim mesma. O que mais me dói é ver como os aspectos desse livro é tão comum; Está em tudo, em todo lugar, enraizado na sociedade. Este livro me ajudou a abrir meus olhos para armadilhas que sem perceber muitas de nós caímos várias vezes, se não é que nunca estivemos fora delas. É muito triste ver de perto mães, adolescentes e profissionais do meu cotidiano presas nesses paradigmas. Acho muito necessário livretos como este na educação atual, tanto para meninas quanto para meninos. A Valeska Zanello faz um trabalho incrível e admiro muito ela.

Giovana.Kutschenko 10/06/2024

A ponta do iceberg
Ótimo material, didática acessível, linguagem bem clara, contendo ilustrações, vídeos que ao meu ver têm diversos aspectos positivos porém a quantidade de vídeos inseridos e pelo fato da maioria ter mais de meia hora cada, fez com que a minha nota atribuída fosse menor.
A autora tem uma boa habilidade com as palavras, sendo uma leitura fácil e bem estruturada, porém a quantidade de matérias extras (as lives), as quais várias poderiam ter sido resumidas em páginas curtas acabam sendo um tanto maçantes para quem lê o livro, demorei dias para terminar o livro justamente por falta de tempo para assistir, de resto eu adorei.
A história é organizada e sucinta, com ferramentas visuais e com a presença do audiovisual.
Realmente é um conteúdo rico pelo capricho do conteúdo, a única questão que tenho um ponto a fazer são as lives e suas durações.

daenekasz 07/06/2024

Prateleira do amor
??????-?? ? ????? ?? ??? ????? ?????????? ???????????? ?????????, ???? ???? ???????, ???????????, ??????????????? ? ?????????? ???? ?????? ? ?????? ??? ??????, ???????????, ??????????? ?? ????????; ? ??????, ???? ???? ?????????, ?????? ??????????, ???????????, ?????????? ???? ? ???????? ? ???? ? ?????????, ???????????? ??? ??????

esse livro, pra mim, não fala nada que uma mulher já não saiba. Talvez eu esteja errada pois consumo muito conteúdo nesse estilo. Existem nele toda uma ideia engessada de um patriarcado muito enrijecido que, hoje em dia, já não sei se é muito real

percebi também que ao longo do livro ela cita muito ela mesma - talvez uma gênia do marketing

Sabrina758 30/05/2024

Todo mundo tem que ler
Esse livro é in-crí-vel!!! Extremamente necessário, vai explicar como funciona os dispositivos de gênero, tecnologia de gênero, um resumo das 3 ondas feministas, o processo de tornar-se mulher e sobre os homens, como se avaliam e avaliam as mulheres. Esse livro trás o letramento de gênero e a consciência sobre a violência contra a mulher, forte necessário e obrigada Valeska ???

Wanessa Ribeiro 30/05/2024

Esse livro deveria ser obrigatório a pessoas de todos os gêneros, a autora consegue em poucas palavras nos letrar sobre temas importantíssimos quando se trata de gênero. Já estou indicando e panfletando por aí!!!

rayning 30/05/2024

O livro deixa a desejar no aprofundamento e explicação dos conceitos apresentados, optando por incluir até Qrcodes nas páginas para que o leitor assista vídeos ou faça pesquisas por temas que poderiam ter sido descritos. É literalmente uma cartilha informativa.

Jubs 25/05/2024

Que livro!
Deus no céu e Valeska Zanello na terra! Que mulher maravilhosa!
Um livro essencial para compreendermos a sociedade em que estamos.
Eu, como mulher solteira e sem filhos, senti-me abraçada.
Vale a pena ver os vídeos que ela indica ao longo do livro. Faz a gente compreender ainda mais.
Sinceramente? Vou marcar um dia da semana para sempre ver algum vídeo dela e me aprofundar mais no assunto. Como ela disse, é somente através do letramento de gênero que poderemos diminuir os impactos dessa nocividade sobre nós.

Sara277 23/05/2024

Um livro com reflexões profundas e necessárias sobre as questões do gênero. A autora apresenta as construções sociais que influenciaram e ainda influênciam a forma como nos relacionamos com estes conceitos de gênero e as implicações que isso causa em nossas vidas cotidianas, nos relacionamentos interpessoais e na maneira como nos enchergamos a nós mesmos e também o outro.
Me identifiquei em muitos trechos e consegui pensar sobre os reflexos dessas construções na maneira como me vejo, em alguns relacionamentos e no meu próprio cotidiano.

Tali 22/05/2024

Para despertar todas as mulheres
Valeska é didática, assertiva e escancara o aparato da misoginia. Aponta que precisamos falar sobre os homens e sua violência dirigida às mulheres, e o quanto a masculinidade está adoecida.
Apresenta a metáfora da prateleira do amor, e como a subjetividade da mulher é constituída pelo dispositivo amoroso e materno.
Mostra como a cultura foi construindo os significados que atribuímos aos gêneros e aos corpos. No último capítulo relata a importância e trajetória da lei Maria da Penha e do Feminicídio.

As indicações das lives agregam consideravelmente o entendimento.

Um livro essencial.

Oliveira 22/05/2024

Para todas as pessoas lerem o quanto antes
Uma leitura ótima pra iniciar os estudos e/ou trazer a consciência o letramento de gênero, uma linguagem simples e didática. O pequeno livro conta ainda com diversos recursos que facilitam a compreensão dos assuntos, como imagens, quadrinhos, metáforas e vídeos do YouTube, o que me fez demorar um pouco mais pra terminar a leitura, foi o fato de assistir aos vídeos. Esses recursos adicionais contribuiram muitoo para minha assimilação dos conteúdos. Além do mais, o livro elucidou bastante questões que são muito perceptíveis na sociedade e no nosso dia a dia, que podem passar despercebidos, como as violências, a contrução cultural de gênero e outros...

Lorrana Feitosa 21/05/2024

Leitura essencial
Livro didático e essencial para os dias de hoje! Dá pra aprender bastante e nos traz reflexões profundas para pensarmos sobre as relações.

Lucas.Isawa 21/05/2024

ÓTIMO LIVRO
Esse livro é simplesmente um colírio para os olhos de verdade. Se eu ficasse aqui parado e falando sobre, acho que ia dar um monte de spoiler hahahahah. Mas juro que cada página, cada parágrafo, cada linha, é uma lição aprendida.

Mari 19/05/2024

Forte e necessário!
Esse livro é utilidade pública! Enquanto psi e enquanto mulher, me faz levantar vários pontos a serem trabalhados diariamente no individual e também no coletivo. Uma ode ao poder transformador do letramento de gênero, pra construirmos uma sociedade diferente sobretudo para as mulheres ? sem esquecer que isso passa também pelos homens. Zanello arrasa!