A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

Thally 26/08/2023

Prateleira do amor
Um livreto que traz um olhar feminista, o contexto sócio histórico cultural em que a mulher é inserida, julgamentos e preconceitos que vivem.
Uma desconstrução necessária de algumas visões já impostas pela sociedade.
Temas como violência e autoestima são abordados de maneira sensacional!

Luis Felipe S. Correa 14/08/2023

Rápido e bastante educativo.
Leitura super rápida, com ares de folder informativo. Ainda assim, o livro consegue ser bastante interessante e proporcionar um reajuste cognitivo bem forte em relação aos papeis de gênero. Devo destacar dois conceitos desconhecidos para mim e que me surpreenderam, que são a performance de gênero e a terceirização da autoestima.
O livro não pretende ser um guia definitivo sobre as discussões sobre gênero e papéis de poder, mas um norteador para um conhecimento mais aprofundado.

Lu 18/01/2024

Apenas leiam.
Eu não consegui parar de ler. O livro nos traz temáticas importantíssimas. A leitura é fácil.
Super indico para todos mas principalmente para as mulheres (sobretudo se forem mães e educadoras).
Um livro que vai abrir mentes! Sensacional.

Karina309 08/01/2024

Na minha odisseia pessoal de questionar o porquê das mulheres centralizarem sua vida romântica como único pilar da existência, surge Valeska Zanello, uma excelente autora com uma metáfora muito esclarecedora, sendo impossível não identificar dentro das nossas vivências toda a operação do dispositivo amoroso e materno.

Recomendo muito a leitura, linguagem acessível e tema relevante! Que seja o início para que as mulheres começassem a amar muitas coisas e não somente aos homens.

Marih 16/05/2024

É incrível como essa leitura abre os nossos olhos, o machismo está tão enraizado em nossa sociedade e na cultura que muitas vezes nos passa despercebido, e esse livro me trouxe um esclarecimento muito grande, me sinto mais atenta e consciente, amei mto a leitura.

Katharina.Pedrosa 25/12/2023

Fundamental para o letramento de gênero
Necessário para entender o que significa ser homem e ser mulher nos dias atuais. E de maneira muito didática, a autora conecta situações reais com comportamentos normalizados por mecanismos de controle: o corpo das mulheres como capital simbólico e cultural, a rivalidade feminina e o que está por trás do silêncio das mulheres e dos homens.
"Na nossa cultura, homens aprendem a amar muitas coisas e mulheres aprendem a amar os homens.".

kaline 27/01/2024

"Em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens".

Cristiane 20/02/2024

A prateleira do amor
Livro essencial. Nós mulheres somos avaliadas pelos homens e por outras mulheres de acordo com a nossa aparência, idade, etc
Papéis que são considerados femininos, na verdade foram construídos socialmente.

Fabiola34 01/02/2023

É um livro curto e bem rápido de ler. Eu demorei pq lia pouquíssimas páginas por vez e estava intercalando com outras leituras.
É um bom material pra entender sobre os dispositivos de gênero, mas achei que tratou pouco do conceito da prateleira do amor.

Fada Leitora 02/02/2024

SIMPLESMENTE UM LIVRO QUE TODA MULHER DEVERIA LER!!
Vivemos em uma sociedade extremamente machista, misógina, patriarcal e sexista.

Nós mulheres somos ensinadas, desde crianças, a performarmos um papel de feminilidade, que está engendrado socialmente, e com isso, somos ensinadas a agirmos dentro do papel de "moça comportada", submissa, mãe de família e etc.

Enquanto isso, homens, através do que a autora denomina de "dispositivo da eficácia", são educados dentro do padrão/perfil de masculinidade, perpetrada em nossa sociedade. Eles são ensinados que não devem ter quaisquer atitudes que sejam consideradas "femininas", caso contrário, não são tidos como"homens de verdade".

"Nesse sentido, a frase comumente proferida aos meninos, 'seja homem', aponta que a virilidade não seria algo 'natural', mas performada como a negação daquilo que é considerado 'feminino.' "

O machismo, tão fortemente engendrado em nossa sociedade, é o que leva a tais concepções, e aqui, neste livro, a autora vai explicar que isso se dá através das tecnologias de gênero.

As mulheres, através do dispositivo amoroso e materno, aprendem que devem amar os homens e com isso, as mesmas, se subjetivam no que a autora denomina "prateleira do amor".

A prateleira do amor é um nome metafórico que a autora utiliza para denominar a posição a qual a mulher se coloca, que é a de sempre ser escolhida pelo homem. "Sua autoestima é construída e validada pela possibilidade de 'ser escolhida' por um homem. Essa prateleira é regida por um ideal estético [...]"

"Ser subjetivada na prateleira do amor torna as mulheres extremamente vulneráveis, visto que, se é necessário 'ser escolhida', nem sempre importa tanto quem as escolha. Isso empodera os homens."

Além de sermos ensinadas a amar os homens, também somos ensinadas a, desde meninas, sermos mães, no que a autora denomina de "dispositivo materno".

O dispositivo materno, "assim como o amoroso, trata-se de uma construção cultural." Através dessa construção, foi-se naturalizado que a maternidade, o cuidado com o lar e com as crianças, pertence às mulheres, enquanto que ao homem, cabe ser o provedor.

"É importante destacar que a base do dispositivo materno é o 'heterocentramento' (ZANELLO, 2018), ou seja, a forte pedagogia afetiva que meninas atravessam em seu processo de mulherificação: elas aprendem que devem sempre priorizar desejos, necessidades e anseios dos outros, em detrimento dos próprios." Enquanto isso, "o se tornar homem, no processo de hombrificação, ensina aos meninos, por seu turno, o 'egocentramento', isto é, a priorizarem seus próprios desejos, necessidades e anseios e, somente depois, pensarem nas necessidades dos demais."

"Em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens."

Não obstante, além de todo esse retrato social, a autora também pontua a questão da violência contra as mulheres, como ela se perpetuou em nossa sociedade e quais mecanismos acabaram por solidificá-la e naturalizá-la mas também, maneiras pelas quais podemos nos valer para combatê-la.

Enfim, reitero o que disse anteriormente. Esse é o tipo de livro que TODA mulher deveria ler.

Sem dúvida alguma ele é um 5 estrelas.

Manuelli.Luise 11/01/2023

Importante e didático
Leitura desse livro foi muito importante para entender a origem de tudo que a gente vive hoje. Como o machismo atinge homens e mulheres, deixando os homens presos nas suas emoções e as mulheres presas na condição da inferioridade. Livro didático, cheio de resumos, dicas de vídeos e de conteúdos. Muito completo para quem quero começar a estudar o machismo no mundo. Super indico!

Ana 16/08/2023

Jogando luz nas dinâmicas ocultas
Livro excelente sobre letramento de gênero. Acompanho o trabalho da Valeska há um tempo e as contribuições dela nessa área são essenciais. Esse livro é um resumo do livro dela "Saúde Mental, Gêneros e Dispositivos", que é uma leitura mais densa. Esse é um livro curtinho, bem explicativo, de fácil compreensão. Valeska consegue puxar pra atualidade e pro nosso país (importante, visto que nosso contexto não é um europeu nem o americano) o que significa ser mulher/homem e o que é esperado de cada um no momento que se descobre o sexo biológico. Escancara dinâmicas culturais de relacionamento, leva o assunto de "o que é amor" pra outro patamar. Como falar de "amor líquido" quando as relações são claramente desvantajosas pra uma das partes? Não tem como falar de relacionamento ou mesmo amor romântico sem antes entender o que é performance de gênero e o que é culturalmente esperado de cada parte.

Hayke.Alles 30/03/2023

Mudou tudo
Mudou a forma como eu enxergo a vida e tudo que eu já achava que conhecia, comportamentos que sempre foram ensinados como naturais na verdade são construídos, indico para todos.

Andreza 09/02/2023

Livro essencial para quem deseja ter acesso de maneira objetiva a vários conceitos sobre as questões de gênero.