A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

Melina.Grill 14/05/2023

Um livro necessário para questionarmos os atuais padrões de relacionamento. Além de esclarecer para as próprias mulheres a normalização de diversas situações pelas quais jamais deveríamos passar.

Bia Brasil 19/05/2024

Marquei o livro inteiro porque simplesmente não tem como, muito bom e importante. Li em menos de 24h pq é curtinho. Todas as mulheres tinham que ler isso aqui (é uma pesquisa com um recorte mais cis e heterossexual).

Isabela 10/04/2023

Interessantes reflexões
O livro pode parecer um pouco básico, mas faz um resumo interessante das dinâmicas de gênero (ou como a autora chama "tecnologias de gênero).
A autora traz um apanhado sobre a história do feminismo e sobre a violência de gênero no Brasil e as formas como o machismo afetam nossa sociedade neste ponto. A coisificação da mulher na prateleira do amor.
Os homens aprendem a amar várias coisas e as mulheres aprendem a amar os homens.

Delrey 28/02/2024

Letramente de Gênero
Terminei essa obra prima agora. Um livro curtinho em tamanho, porém em conteúdo é gigante. Muito bom para aqueles que querem se aprofundar no tema sobre o letramento de gênero.
Abriu os meus olhos sobre muitas coisas que muitas vezes passamos e não sabemos como reagir, e daí vemos que tudo é uma construção.

Ailauany 19/04/2023

?O que a cultura ensina às meninas é que o corpo é um capital de prestígio social e matrimonial. Ou seja, que a beleza (?) deve ser buscada?

Andrea.Karli 31/12/2023

Necessário e didático
Consegui esse livro por meio de uma amiga que nos mandou. Sempre quis ler ele, pois eu já tinha adentrado nos estudos de gênero na faculdade de Psicologia. É um livro bem resumido e introdutório sobre o conceito " A PRATELEIRA DO AMOR'', no seu livro Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação, escrito pela Valleska Zannelo. O livro trata sobre como a diferença entre o desenvolvimento social de homens e mulheres e como isso afeta diretamente nossa subjetividade, nossa forma de ver o mundo e percebê-lo. A Prateleira do Amor é um resumo, mas o livro Saúde Mental gênero e dispositivos, é para quem quer se aprofundar mais no assunto, principalmente, voltado para mulheres e homens também! Então é ótimo e bem intuitivo.

Rodolfo 22/02/2024

Por um letramento de gênero !!
Um livro "de bolso" simplesmente necessário. A autora retrata o funcionamento social baseado no conceito de gênero e mostra como o machismo é constituído como base sólida na nossa sociedade. Os efeitos disso são assutadores, em especial para as mulheres que se veem reduzidas a objetos sexuais.
Simplesmente Leia !!

Lia 11/06/2023

Leitura Necessária
"Este livro de bolso é um projeto antigo. Desde que escrevi Saúde Mental, Gênero e Dispositivos, nutria o desejo de colocar em poucas páginas as ideias principais do livro. Isso por dois motivos: primeiro, para facilitar o acesso do maior número de pessoas ao conteúdo ali desenvolvido, sobretudo professores, educadores em geral, pais, profissionais da saúde (incluindo a saúde mental) e curiosos; segundo, para chegar de uma forma mais direta e clara, sobretudo, em mulheres que estão passando ou passaram por relações abusivas e violentas."

Leiam e indiquem esse livro. Ele é super didático, claro e traz informações muito importantes para homens e mulheres.

Luiza 24/06/2023

A prateleira do amor
Um livro que todos deveriam ler, mas em especial, todas as mulheres.

?Na nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens.?
Ray Marina 15/08/2023minha estante
Meu estômago revirou reconhecendo algumas relações que tive nas páginas desse livro...

Jessica1248 19/02/2024

Adorei esse livro! Não imaginava que terminaria tão rápido, mas a autora escreve de forma fluida e fácil de acompanhar, resumindo no final de cada capítulo a síntese de cada assunto. É quase um manual, porque pontua ponto a ponto a socialização envolta nos processos de amar e se constituir enquanto homem ou mulher na sociedade e como essa percepção molda as nossas individualidades e os nossos relacionamentos. Em suma, molda a forma como enxergamos o amor e somos esse amor na prateleira. Traz questões sobre gênero a serem pensadas e debatidas, assim como apresenta possíveis soluções para os problemas encontrados.

NatiGobbi 08/02/2024

Sabe quando a gente sabe?
Só que a gente sabe só pq sente e não pq leu um estudo e tal e coisa. Ler isso é dolorido demais, mas entendo que tudo o que nos esclarece em certo ponto também nos machuca. É por isso que aquele ditado da ignorância ser uma bênção é tão verdadeiro. Agora, eu preciso citar que é chocante que algumas leis e direitos da mulher existam há tão pouco tempo. E entender de onde veio toda essa misoginia me embrulha o estômago. Isso acontece pq eu sei o quão enredado está a concepção de gênero ao sistema econômico que vivemos e dá um desânimo em buscar a mudança. Divaguei aqui, mas a nota que eu dei pra essa leitura já diz o quanto eu gostei, né?

Carol 24/10/2023

Não ficção
Esse livro trata das questões de construção de gênero, feminismo e violência contra a mulher. Além de bem escrito, possui indicação de vários conteúdos extras que agregaram bastante conhecimento e me fizeram refletir por utra ótica.
Indicação da Luciane.

Will 14/01/2024

Incrível!
Esse livro é incrível, e desde do primeiro parágrafo conseguiu me deixar assim: ?

Valeska foi cirúrgica ao trazer esses pontos e como homem tomar consciência disso fazem com que queiramos mudar esse ciclo vicioso!

A metáfora "prateleira do amor", citada no livro e nome do livro, exemplifica os diferentes modos de amar que mulheres e homens aprendem na nossa cultura.
E assim conseguimos ver o quanto a mulher é objetivada e submetidas a cobranças machistas na nossa sociedade!

Bi Bueno 22/12/2023

A Prateleira do Amor
?Em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens.?
Por uma educação que promova letramento de gênero! Fundamental para qualquer idade!

Julia.Dani 25/12/2023

A prateleira do amor
Com uma linguagem acessível e com diversos recursos educativos, a autora consegue sintetizar conceitos complexos de uma maneira bem didática e acessível! Por mais que eu nunca tivesse ouvido falar sobre a teoria da prateleira do amor, compreendi que estou imersa nisso, assim como todas ao meu redor. Compreender os mecanismos por trás disso, e mudá-los, é fundamental para a sociedade como um todo.