Trem para Ucrânia

Trem para Ucrânia Rodrigo Lopes

Resenhas - Trem para Ucrânia

Arthur360 21/03/2023

A guerra que eu vi
Acompanhei a invasão da Ucrânia através das reportagens do Rodrigo no jornal Zero Hora, foram semanas de leituras, indignações e frustrações. É necessário uma guerra no ano de 2023? Perdemos a habilidade de dialogar?
Esses e muitos outros questionamentos vêm à mente quando penso neste conflito.

Impossível conter a emoção lendo relatos de civis que abandonam suas vidas, suas casas e seus amores por conta de uma guerra que não compactuam. A racionalidade, que nos faz humanos, está cada dia mais escassa na sociedade. E quem paga a conta são os inocentes.

Da mesma forma que em "Guerras e Tormentas", Rodrigo Lopes deixa o medo de lado para narrar os fatos que mudaram a história, tornando-se uma testemunha ocular da mesma.

Jefe 24/11/2022

Melhor livro do ano.
Eu sou fascinado por livros com histórias reais. O relato que o autor faz da guerra, do dia a dia das pessoas que estão dentro da guerra me faz refletir muito. " O que eu estou fazendo?" "O que eu posso fazer para melhorar o mundo?" "As pessoas a minha volta tem noção que em uma parte do mundo outras pessoas estão se matando?"
As histórias que o Rodrigo Lopes conta dos outros brasileiros tentando sair é algo incrível também, a gente fica preso em um suspense querendo saber como eles vão sair.
Enfim, é um livro com 152 páginas para ser apreciado e devorado.
Excelente.