Simone de Beauvoir e a libertação da mulher

Simone de Beauvoir e a libertação da mulher Beatrís da Silva Seus

Resenhas - Simone de Beauvoir e a libertação da mulher

Romeu Felix 23/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro “Simone de Beauvoir e a libertação da mulher” tem como objetivo analisar a obra de Beauvoir e sua contribuição para o movimento feminista, desde suas primeiras obras até “O Segundo Sexo”. A autora Beatrís da Silva Seus aborda a relação de Beauvoir com Sartre, a importância do existencialismo para sua visão de mundo, a influência de Hegel e Marx em sua obra e a luta de Beauvoir pela libertação da mulher.

Fichamento:

O livro “Simone de Beauvoir e a libertação da mulher” de Beatrís da Silva Seus é uma obra que analisa a contribuição de Simone de Beauvoir para o movimento feminista. A autora começa apresentando a relação de Beauvoir com Jean-Paul Sartre e como o existencialismo foi fundamental para sua visão de mundo.

Seus também apresenta a influência de Hegel e Marx em sua obra, que levou Beauvoir a enxergar a condição feminina como fruto de uma construção social. A partir dessa perspectiva, Beauvoir desafia as concepções tradicionais sobre o papel da mulher na sociedade e na família.

A autora também destaca a importância de “O Segundo Sexo” como uma das obras mais importantes do movimento feminista. Nessa obra, Beauvoir aborda a opressão da mulher e sua luta pela libertação, criticando a ideia de que a mulher seria um “outro” em relação ao homem, uma ideia que justificava a desigualdade de gênero.

Ao final do livro, Seus destaca a relevância de Beauvoir para o movimento feminista e para a reflexão sobre as questões de gênero na contemporaneidade. A autora ressalta que a luta de Beauvoir pela libertação da mulher é uma luta que ainda continua nos dias de hoje.

Conclusão:

“Simone de Beauvoir e a libertação da mulher” é um livro que apresenta uma análise abrangente da obra de Simone de Beauvoir, uma das mais importantes pensadoras feministas do século XX. A autora Beatrís da Silva Seus aborda desde a influência do existencialismo até a importância de “O Segundo Sexo” para o movimento feminista, mostrando como a luta de Beauvoir pela libertação da mulher continua sendo relevante nos dias de hoje.
Por: Romeu Felix Menin Junior.