Awon baba

Awon baba Teresa Cárdenas

Resenhas - Awon Baba

Thais 13/04/2024

Nossas Histórias
Um livro de contos, de histórias contadas de forma poética, algumas mais tristes, outras mais esperançosas. Histórias do nosso povo, nossas histórias.

LAvia 28/10/2023

Lindo
Awon Baba é maravilhoso, o melhor que temos de literatura afrolatina. Teresa Cardenas acertou novamente, porém com um olhar diferente de suas obras anteriores. Os contos são belos e afiados.

regifreitas 12/02/2023

AWON BABA (2022), de Teresa Cárdenas; tradução Josana Silva.

Anteriormente já havia lido outro livro desta autora, CACHORRO VELHO, em 2021. Naquele, como neste AWON BABA, ela trata da questão da escravidão em Cuba. Mas diferentemente do primeiro, uma novela, aqui temos uma coletânea de 12 contos sobre essa temática. São textos curtos, ocupando-se de aspectos diversos da época da escravidão na ilha caribenha.

Em "O nome", o primeiro dos contos, já se sente o impacto do texto de Cárdenas. Ele fala da vida de diversas pessoas escravizadas, que ao chegarem ao mercado onde eram vendidas, tinha suas costas marcadas a ferro quente, além de receberem novos nomes. Com isso pretendia-se apagar toda a história pregressa dessas pessoas, quem elas haviam sido, a importância delas para sua comunidade originária. Tornavam-se, assim, apenas uma mercadoria, cuja força de trabalho seria explorada até à exaustão. Mas muitos se lembravam, sim, das suas vidas anteriores, e essas lembranças eram o seu refúgio no dia a dia desumano que passaram a levar ao serem capturados.

Este é só um exemplo das histórias contadas por Teresa Cárdenas, que refletem como era a vida das pessoas escravizadas na Cuba do século 19. Como são textos curtos, não dá para comentar muito sobre eles, pois isso acabaria tirando o impacto da leitura.

Livros que tratem do assunto são sempre importantes. Reforçam a memória de um período que não deve ser esquecido, para que não seja repetido.

Leitura do mês de janeiro para o Desafio Livros & Sabores 2023

Simone Brito 23/01/2023

Aprendendo iorubá
Conheci Teresa Cárdenas na FLIP Paraty 20222 e me encantei por suas palavras e sua forma de ver o mundo.
Essa impressão só se confirmou quando li Awon Baba. Foi um aprendizado da história e da cultura negra.
Teresa deu voz e notoriedade a história de um povo menosprezado, esquecido e descaracterizado enquanto ser humano.

Priscila 06/01/2023

"... a todos que me sussurram as suas histórias.
Awon Baba, de Teresa Cárdenas.

"... a todos que me sussurram as suas histórias."

Awon Baba é uma coletânea de 12 contos com histórias e memórias de pessoas escravizadas. Fiquei encantada com os traços de oralidade e com o fantástico que permeia os contos. Tô muito feliz de ter começado meu ano com ele ? e de ter ouvido a Teresa na FLIP.

Guynaciria 04/01/2023

Awon Baba- Teresa Cárdenas / @pallaseditora / pág. 93

Que livro meus amigos!

Cárdenas, em poucas páginas, nos remonta ao passado, não tão longínquo, em que famílias foram desfeitas, nomes esquecido e trocados por outros mais fácies a pronúncia dos escravocratas, destinos foram bruscamente alterados.

Quando paramos para pensar no grau de violência que foi empregado para manter o triste sistema da escravidão, e quase impossível não nos emocionar. Quantas crianças tiradas de suas mães, que gritavam e se desesperavam em lamentos, com os braços vazios.

Mulheres prostituídas, abusadas, espancadas, vistas como meros objetos para o prazer de homens corrompidos de pura maldade.

Pessoas que mereciam mais, e que receberam tão pouco, arrancados de sua terra, sofreram com a perda de sua religião, de sua língua, de seus entes querido, para, por fim, se verem privados de sua liberdade, da posse de seu corpo, do seu simples ir e vir.

Me pergunto quando o homem branco decidiu ter o direito de objetificar uma pessoa, quando parou e pensou que por alguma característica física era melhor do que o seu próximo, e o pior, ainda se achava instruído, bom cristão, boa pessoa.

Vocês já leram algo escrito pela autora? Conhecem a mesma?

#escravidão #culturaafricana #religiaoafricana #nomesafricanos #liberdade #quilombos #pallaseditora #terezacardenas #awonbaba

Beatriz 19/12/2022

Comprei esse livro de bobeira, queria levar algo da livraria física e ele estava com um preço bom e pareceria interessante.
É um livro excelente para pessoas, que como eu, gostam de estudar e ler sobre a história da escravidão e seu impacto no mundo.
Ele se passa em Cuba mas ainda sim retrata muito do que nossos antepassados presenciaram em nosso país. Para os que gostam de religiões afro, o livro também conta sobre as crenças e contos da época.

Tina Lilian Azevedo 10/12/2022

Humanos que resistem
Pequenos contos que contém ricas histórias de pessoas escravizadas em Cuba. Lá como cá a luta pela sobrevivência foi a mesma pois o ser humano resiste e insiste em manter sua humanidade em face daqueles que tentam lhes roubar a existência. Teresa Cárdenas é uma voz com uma visão lúcida e amorosa a todos que desejam refletir sobre os atos sombrios praticados pelos europeus em sua sanha gananciosa contra os africanos. É o terceiro livro que leio da autora e a lerei novamente.