Seis personagens em busca de um autor

Seis personagens em busca de um autor Luigi Pirandello

Resenhas - Seis personagens em busca de um autor

Sol 62 29/04/2024

Nessa peça escrita por Luigi Pirandello, seis personagens criados por determinado ator que não deu continuidade em suas histórias, saem em busca de outro autor que possibilite sua existência em uma peça teatral.

Fabiene.Barbosa 21/04/2024

Seis personagens irrompem em um teatro procurando um autor para contar sua história. A partir disso, há uma série de discussões a fim de decidir quem melhor interpretaria tal história: os próprios personagens ou os atores que o diretor estava ensaiando anteriormente.

Uma história cômica e que foge à realidade do gênero teatral.

soubarroca 12/04/2024

Seis Personagens em Busca de um Autor, de Luigi Pirandello
Eu simplesmente amo ler teatro. E amei a experiência de ler o drama desses seis personagens sem autor.

Li em um único dia enquanto fazia bicicleta na academia hahaha.

Super indico a leitura para quem gosta do gênero dramático, para quem escreve e para quem gosta da metalinguagem.

Sou uma escritora rudimentar, faço algumas tentativas, e adorei a forma, como a Fantasia é apresentada no prefácio.
O autor descreve a Fantasia como uma personificação; como um personagem presente em sua vida, que vem e vai nos seus dias. Traz e leva a inspiração.

Como aspirante à autora (risos) gostei da forma como os Personagens de colocam como personagens. Gostei da sensibilidade do Pirandello de salientar várias vezes, por meio das falas, que o personagem, quando vivo, foge das decisões do próprio escritor.

E isso é tão real, tão fascinante que só quem escreve poderia saber. É a segunda vez na vida que vejo alguém descrevendo o ato da escrita assim. O poder limitado que o autor tem. Ele não pode apenas escrever o destino do personagem a seu próprio modo, os próprios personagens conduzem sua história. É lindo demais.

Por último, quero elogiar o "metateatro" que Pirandello desenvolveu. Um teatro sobre o fazer teatral, simplesmente genial. Gostaria muito de poder assistir a essa peça um dia.

Tenho, entretanto, uma única crítica que está relacionada ao conteúdo do texto. Sei que o objetivo aqui era criar um texto dramático que fugisse dos padrões, mas penso que a história dos Personagens poderia ter sido melhor desenvolvida. Acabei a obra sem saber exatamente o que aconteceu, nem o que sucedeu aos Personagens e aos atores no final. Achei um pouco confuso.

Gisele 22/01/2024

Seis personagens em busca de um autor - Luigi Pirandello
Trata-se de um pequeno enredo de peça teatral e, como o próprio nome sugere, são seis personagens que adentram o palco de um teatro em que o ensaio de uma peça teatral está prestes a iniciar, em busca de um autor.

No decorrer dos diálogos percebe-se que o autor coloca os personagens com uma importância maior que os atores, que são meros intérpretes.

Everton Gonçalves 27/12/2023

É uma das peças mais conhecidas de Luigi Pirandello escrita em 1921.
Seis personagens em busca de um autor relata um ensaio de uma peça de teatro do próprio Pirandello que é repentinamente invadido por seis personagens que, rejeitadas por seu criador, tentam convencer o diretor da companhia a encenar suas vidas.
No início, o diretor fica perturbado por ter seu ensaio interrompido, mas aos poucos começa a interessar-se pela situação inusitada que se apresenta diante de seus olhos. As personagens o convidam a encenar suas vidas, mostrando que mereciam ter uma chance. Com isso, acabam convencendo-o a tornar-se autor.
As discussões entre as personagens e o diretor compõem uma análise filosófica do teatro. Assim, o peso da peça divide-se entre a narrativa em si, e os aspectos reflexivos, que ganham a cena.
Diretor e personagens discutindo constroem também uma querela de formas de fazer teatro. As personagens, tentando mostrar ao diretor que suas vidas são reais, em relação ao palco, e ele defendendo a relatividade do que está sobre o palco, toma como parâmetro a vida "real". A peça entra, assim, em um outro aspecto: torna-se um estudo metalinguístico do teatro, a arte discutindo a si mesma. A forma de representação proposta pelo diretor não é aceita pelas personagens. Não querem ser representadas pelos atores da companhia. Afinal, como alguém poderia representar melhor a vida de uma personagem do que ela própria?
É um texto breve mas bastante interessante e reflexivo sobre até que ponto realidade e ficção estão interligados. Em outras palavra até que ponto a arte imita a vida e a vida imita a arte?

Gabis 17/12/2023

Uma leitura inflamada
Pequeno, difícil, porém não maçante. Um livros e bolso interessante para me perder durante uma viagem.

Adoro livros escritos em formato de peças - o autor deu vida a muitos personagens, mas se aprofundou em apenas alguns (2, na minha opinião). Somos absorvidos pela confusão do teatro, atores e personagens, até sermos confrontados com o trágico final. Porque os homens sempre mexem com a vida das mulheres dessa forma?