Dois levados numa jangada Corisco Moura

Resenhas - Dois levados numa jangada

Maick 21/07/2023

Dois levados numa jangada
É preciso uma interpretação afinadissima para entender o que se passa! E mergulhar ao fundo para poder raciocinar os diálogos entre personagens ! Achei a escrita muito difícil !

Ilma (@unicamente_livros) 27/02/2023

É uma leitura que me tirou completamente da minha zona de conforto, mas que foi muito interessante, emocionante me levando a refletir sobre a desigualdade, o preconceito e o racismo existente naquele periodo e nos dias atuais.

Além disso, o livro é rico de detalhes, cheio de dialetos e costumes vivenciados na época. Nos traz também, um pouco sobre as religiões de origens africanas, ponto que achei bem interessante.

@fannykytabooks 24/01/2023

Leitura obrigatória!
Ler uma história ambientada na época da escravidão nunca é fácil, e não faz muito tempo que li Pheby, de Sadeqa Johnson, que se passa no sul escravagista dos Estados Unidos do século 19. Em Dois Levados Numa Jangada, a sensação foi ainda mais dura, porque se passa aqui pertinho, no Nordeste do Brasil, então a gente acaba emergindo mais na história e sentindo as dores dos nossos antepassados.

Esse romance histórico, que é fictício mas construído em cima de muito estudo feito pelo autor sobre o período colonial do Brasil, em 1835, me surpreendeu de várias maneiras, seja pela escrita poética e profunda, pelos personagens tão bem desenvolvidos e por toda as reviravoltas que o livro traz. Mas não me deixei enganar, porque eu sabia que o verdadeiro propósito do livro era escancarar o racismo e a intolerância religiosa que perseguiram todos os que não eram brancos por tantos anos (e infelizmente até os dias de hoje, em alguns lugares).

Relembrei coisas dolorosas da história do Brasil (que estavam adormecidas, mas não esquecidas na minha memória), do período vergonhoso que foi a escravidão. Certos detalhes parecem tão absurdos, como o fato dos escravos terem tido seus próprios escravos, que parece irreal, mas infelizmente aconteceu. Apesar disso, fiz ótimas reflexões, torci pelo Romeu e Julieta da história e adorei todas as partes que citaram o esporte afro-brasileiro tão importante do nosso país: a capoeira.

Foi um privilégio conhecer essa narrativa do Corisco pela @lcagcomunicacao e apesar de ser uma leitura pesada, com trechos muitas vezes intragável, se faz muito necessária para não deixarmos a história se repetir e nem cair no esquecimento NUNCA!

site: https://www.instagram.com/p/CnztGRauKna/

Priscila.Bertolucc 20/01/2023

Muito bem trabalhado
Recebi o livro da @lcagcomunicacao e foi um prazer trabalhar com eles! Tivemos a oportunidade de falar com o autor também e Corisco foi incrível explicando o processo da obra, dentre outras coisas.

Sobre o livro, é crescente o número de romances e contos que abordam as tribulações da população negra no Brasil, rompendo assim com a velha hegemonia branca do mercado literário. Há personagens bem desenvolvidos e fortes como a Teresa que é uma de nossas protagonistas. Teresa é uma escrava, ela é lavadeira e assim como sua mãe, possui os traços de afrodescendentes e portugueses.

Joshua, um marinheiro inglês, se encanta pela moça e eles começam a se relacionar lutando para permanecer juntos durante uma época de escravidão, intolerância, descriminação e racismo.

Dois levados numa jangada, é um romance histórico que relata a vida dos escravizados e a crueldade que sofriam na época. Ele se passa entre os anos 1800 (1835 mais precisamente), ou seja, bem na época da Revolta dos Malês.

Me surpreendi em quem era a pessoa que estava atacando tanto os capatazes e que também tentou matar Josh, uma loucura.

Eu não posso deixar de ressaltar o autor Corisco Moura por ter sido tão atencioso ao ponto de procurar uma acessória para poder escrever com propriedade sobre as religiões de matrizes africanas. Isso foi uma das coisas que mais me encantou.

Então é isso gente pra quem gosta de ficção histórica, vai adorar esse livro!

Larissa 10/01/2023

Autor: Corisco Moura
Editora: Versiprosa
Páginas: 236

?Dois levados numa jangada? é um livro sobre um amor proibido em meio a uma sociedade cheia de limitações e preconceitos.

É uma leitura que te desafia a sair da sua zona de conforto, a enxergar além, nessa trana acompanhamos o romance de Joshua e Tereza, um romance entre uma escrava é um marinheiro.

O livro é uma verdadeira aula de história, porque além de toda a história do casal também temos detalhes de como era nossa cultura em meados dos anos 1835.

Uma história rápida
e que te prende desde as primeiras páginas, foi meu primeiro contato com uma obra do autor e eu adorei!

mapadlivros 06/01/2023

Uma história emocionante que nos faz refletir
     Dois levados numa jangada é um romance histórico, que tem como pano de fundo Salvador colonial e trata de assuntos pesados mas importantes como a escravidão. Aqui acompanhamos a história de Joshua, um marinheiro inglês que se apaixona por Tereza, uma escrava de ganho.
     Além dos dois protagonistas da história, nos é apresentado também personagens secundários que são indispensáveis para a trama, e que nos conquistam com suas diversas personalidades e crenças.
     A escrita do autor é em terceira pessoa, e consegue ser completamente imersiva e fluída, ao passo de que nos informa da perspectiva de cada personagem.
     A Revolta dos Malês, que acontece em 1835 também é abordada, e de uma maneira riquíssima em detalhes, introduzindo as pessoas da história nesse contexto, e nos fazendo enxergar e refletir sobre a sua importância.
     O que mais me chamou atenção nesse livro, foi o fato de Corisco conseguir abordar um romance, que de fato nos cativa, mas que ao mesmo tempo não deixa a relevância desse pedaço trágico da história de lado.
     Por fim, Dois levados numa jangada é um história emocionante e reflexiva, que conta um romance impossível mas que também nos mostra uma sociedade intolerante, racista e discriminatória, marcada por um dos piores acontecimentos da nossa história: a escravidão.

Marvy 01/01/2023

Recebi esse livro em mais uma parceria com a @lcagcomunicacao e @coriscomoura , e quando vi mais ou menos a premissa dele já imaginava que era um livro bem profundo e denso.

De fato, ele é um livro denso e a medida do passar das páginas, vamos percebendo algumas nuances que se desenvolvem em paralelo a história, uma fala aqui, um cochicho ali. Ele traz um pano de fundo pautado na história da Bahia e que nos ensina bastante, ainda nos dias atuais.

Em uma sociedade pautada na discriminação e no racismo, acompanhamos o desenrolar de uma história de amor que parecia impossível: uma escrava e um marinheiro inglês. Entre muitos altos e baixos, vamos percebendo quem está do lado de quem e quem está apenas transitando entre os dois lados. É um livro com uma premissa que ainda se aplica nos dias atuais! A escrita diferente fez a leitura ser mais imersiva.

PorAm 25/12/2022

História boa
Tereza e Joshua são de dois mundos completamente distintos. Ela é uma escrava e ele, um marinheiro inglês. Na primeira capital do Brasil, em 1835, as circunstâncias fazem com que o caminho dos dois sejam cruzados. A partir desse encontro, surge alguma espécie de sentimento entre esses dois. Eles tentam viver e construir essa história, mas em uma sociedade marcada pela intolerância, isso torna-se muito difícil. E a biografia de suas é marcada por um evento histórico que para sempre será lembrado no Brasil.

? O autor possui uma escrita maravilhosa, fácil de entender e bem fluida. O livro foi bem coerente e soube passar a mensagem proposta. Além disso, o autor soube detalhar bem as cenas e explicar algumas coisas no livro de uma forma fluida, sem ser extensa. Gostei muito disso.

? Foi muito bom conhecer a Tereza, o Joshua, o Bomani e diversos outros. Sofri junto com eles e torci demais para que desse tudo certo no final.

? Apesar de se passar em 1835, essa é uma narrativa muito atual e com certeza um livro que vale a pena ser lido. Me trouxe várias reflexões e aprendizados.

"No fundo, a perversidade não tinha cor. Errada era a espécie humana."

livraria.da.mel 23/12/2022

Um mergulho pela história do Brasil colonial
Esse livro me desafiou a sair da minha zona de conforto por dois motivos: primeiro, eu fico muito emotiva com histórias relacionadas a escravidão. Segundo, a linguagem dele é bem diferente dos livros que costumo ler. Mas eu amo sair da minha zona de conforto, então encarei o desafio de mergulhar nessa história e valeu cada momento.

Nesse romance histórico acompanhamos Tereza e Joshua, ela brasileira e ele inglês. Ela escrava e ele marinheiro. Depois de ter me acostumado a linguagem do livro passou a ser fascinante acompanhar a jornada desses dois personagens.

E o mais gratificante foi que enquanto torcia pelo casal também ficava sabendo com uma riqueza de detalhes incrível sobre uma parte da história do nosso país, sobre costumes da época, sobre como era a sociedade e a vida no Brasil de 1835.

A história de amor de Joshua e Tereza vai te fazer sofrer, mas também vai te fazer entrar na vida desses personagens como poucos livros conseguem. A história contada soa tão realista que parecia que eu estava ouvindo o relato de alguém que esteve lá. O mérito dessa imersão no enredo se deve ao trabalho de pesquisa do autor e a sua escrita que tenta se manter o mais fiel possível à forma como as pessoas da época falariam.

O livro é curto e a história é aparentemente simples, mas em sua simplicidade ela é tão rica e cheia de camadas. Tem um personagem em especial (Akin) que despertou em mim sensações fortes. Também achei muito interessante a forma como a capoeira e a religiosidade são usadas na narrativa. Eu submergi tanto nessa história e na narrativa que tudo tinha cheiro, textura, cor? Essa obra praticamente ganha vida a cada página. E ao final, só pude torcer para que Tereza e Joshua tivessem o seu final feliz.

Final esse que muitos homens e mulheres que foram escravizados por tantos anos no nosso país e em outras partes do mundo nunca tiveram a oportunidade de ter.

Suelen Farias 21/12/2022

Recomendo a leitura
Um romance histórico nacional incrível. Adorei conhecer sobre a cultura baiana e a Revolta dos Malês.

O autor aborda com maestria a temática da escravidão. Durante a leitura e possível perceber que houve muito estudo e pesquisa.

Com uma escrita elegante, poética e intensa, fui transportada para a época que se passa a história.

Os diálogos me chamaram bastante a atenção. As falas de cada personagem retratam a classe social e a língua de origem.

É uma leitura enriquecedora, proporciona conhecimento e reflexões valiosas.

Me senti emocionada pensando nas condições das pessoas escravizadas. A violência com que eram tratadas, a privação de liberdade que lhes era imposta.

Um livro atual, sem dúvida pois nos faz repensar na sociedade como um todo. Racismo, papel da mulher e a diferença de classes.

O resgate dessas memórias, nos permite compreensão e clareza à cerca da sociedade em que vivemos e o mundo que queremos.

Recomendo a leitura!

Vaninha e Livros 21/12/2022

História/tempo
Existem vínculos da história com o tempo?
O calendário foi criado de diversas formas por várias sociedades, mas a história também perpassa pela memória através do tempo.
O livro Dois Levados numa Jangada vem nos remeter a um passado que exatamente no ?tempo? de 1835, o ano que aconteceu a Revolta dos Malês, a rebelião formada por libertos e escravizados aos quais a maioria pertencia a etnia dos nagôs que eram brutalmente retirados do continente africano e exploravam a sua mão de obra para suprirem o sistema econômico. Nesse espaço de tempo ficou na memória de tantas pessoas a revolta, as histórias vividas e/ou interrompidas mediante a exploração destes povos em um momento tão conturbado da História baiana no século XIX.
E é nesse contexto que o nosso jovem Joshua, se tornou tenente da marinha inglesa, em suas paradas de serviço, se encontra na Cidade da Bahia de Todos os Santos, como era chamada Salvador neste período, e seu mundo se renova ao mesmo tempo que se torna complexo ao conhecer a escrava Tereza que é bonita, se destaca e chama atenção tanto dos seus irmãos de origem quanto dos senhores de escravos.
A narrativa que transcorre desde os protagonistas, aos personagens secundários e a ambientação é ora detalhista, ora externamente resumida, não deixa a desejar na compreensão para quem gosta de livros históricos que tem uma linguagem representada na sua origem.
É gratificante perceber que a literatura nacional tem muito a oferecer para nós leitoras e leitores que busca uma leitura culturalmente rica. E, eu agradeço a @coriscomoura e @lcagcomunicacao pela oportunidade de conhecer essa obra na certeza que ainda vamos ouvir falar muito sobre ela como um romance belíssimo e com riqueza em detalhes históricos.
Me emocionei em vários momentos, com a linguagem tão linda quanto um poema, com a descrição emocionante da ?roda de capoeira? e a declaração de sentimentos através das cartas. Mas, as lágrimas vieram à minha face, literalmente, quando o autor propõe ao final, nas entrelinhas, uma reflexão que dói na alma quanto a incerteza do futuro que perdura mesmo nos tempos atuais, pois ainda há vestígios de uma época tão distante mas teima em se fazer presente através do tempo e da história.

Bruna 21/12/2022

Verdadeira aula de história
Ambientado em Salvador colonial, a primeira capital do Brasil em meados de 1835, uma escr4va e um marinheiro inglês buscam viver uma paixão improvável para a época, mas enfrentam diversos obstáculos devido a discriminaçã0 , intolerânc!a e racism0.

Neste romance histórico podemos acompanhar a condição precária de vida dos escravizad0s, privados de liberdade e sofrendo extrema violênc!a; mas também, sobre a Revolta dos Malês, que é conhecida por ter sido a maior revolta de escrav0s da história brasileira que lutaram pela sua liberdade.

Com capítulos curtos, personagens bem construídos, o autor apresenta uma escrita rebuscada, extremamente profunda e emocionante.
Gostei muito que o livro aborda assuntos tão importantes e necessários de maior entendimento na atualidade.

Uma leitura que exige concentração e presença ? verdadeira aula de história sobre o período colonial brasileiro.

?? Recomendo demais para aqueles que gostam de uma leitura profunda, baseado em contexto histórico brasileiro, onde nos leva a refletir a cerca do racism0, papel da mulher, desigualdade, diferença de classes, entre outras.

Maysa 21/12/2022

Dois levados numa jangada
Você sabe sobre a Revolta de Malês? Sabe a verdadeira vida das pessoas escravizadas aqui no Brasil? É sobre esses temas que o livro aborda, com uma narrativa rica em detalhes e uma escrita que envolve o leitor.

O protagonista são Tereza e Joshua, ela uma escrava de ganho e ele um marinheiro. Seria possível dois opostos conseguirem ficar juntos?

Na narrativa acompanhamos desde o começo da paixão do casal, que na minha opinião se desenvolveu muito rápido, e toda a luta para tentarem ficar juntos.

O romance não chega a ser o principal do livro, nele é debatido muito sobre a vida dos escravizados, do muito mal que sofreram e o preconceito sendo enraizado em nossa sociedade.

Ainda hoje, infelizmente, temos as consequências da escravidão no Brasil. Por conta da cor de pele muitos direitos foram negligenciados, e o efeito pode ser visto atualmente, como, por exemplo, os direitos humanos sendo ferido, a falta de oportunidade de direitos básicos como educação e saúde, pessoas sendo mortas pela cor de pele, muitas são as sequelas deixadas por um país que teve como base a escravidão.

O livro fala muito sobre o que foi sofrido por eles e também das lutas que foram enfrentadas. Um exemplo é a Revolta de Malês, sendo contra a escravidão e contra a imposição da religião católica, o livro explica muito bem sobre essa Revolta.

É uma história triste e profunda, com muitos gatilhos, mas que com certeza vale a pena a leitura. Eu gostei muito de conhecer essa narrativa, ela prende desde as primeiras páginas, deixando o leitor curioso para o desfecho.

Muito bem construída e com temas importantes a ser debatido. Apenas leiam essa grande obra!
mpettrus 23/12/2022minha estante
Ai meldes, já quero ler esse livro ??? adorei ler sua resenha!!!

Maysa 08/01/2023minha estante
Fico feliz que gostou da resenha, obrigada ? espero que leia e goste da leitura!

Aline ig @escape.abacharel 20/12/2022

Livro de ficção histórica espetacular!
Dois levados numa jangada conta a história de um homem chamado Joshua Black, um tenente da marinha inglesa.

Na Bahia do período colonial, Joshua conhece uma escrava chamada Tereza. É então que ele se vê apaixonado por ela. Mas como continuar se encontrando com ela, tendo em vista que os outros marinheiros o desestimulam? Como lutar por esse amor em uma sociedade totalmente escravagista?

Você pode pensar que esse é apenas um livro de romance, mas não é só isso. O contexto histórico e os sentimentos que o autor coloca no papel garantem uma experiencia única ao ler este livro. Esta obra me encantou, ao mesmo tempo que proporcionou outras diversas emoções. Ora eu torcia por um personagem, ora sentia raiva de outros personagens por suas atitudes preconceituosas.

Imagino quão grande deve ter sido o trabalho de pesquisa para a escrita desse livro tão rico. Fiquei maravilhada com as notas de rodapé, que são muito explicativas.

O livro retrata a Revolta dos Malês, ocorrida na Bahia em 1835, que foi um levante dos escravos contra os senhores brancos. Os fatos históricos são abordados de forma bastante precisa e de forma fácil para os leitores entenderem. Livros assim são muito importantes, porque agregam valor e conhecimento.

Mas pra quem é sensível a gatilhos, fica aqui o aviso que esse é um livro forte, com cenas um pouco explícitas. Confesso que foi bem chocante para mim algumas cenas, apesar de eu já saber de antemão como a sociedade da época tratava os escravos, como a cultura era tão enraizada em uma sociedade racista, machista, segregacionista e com muitos outros preconceitos.

site: https://www.instagram.com/p/CmZeXEWLg3v/
Maick 20/07/2023minha estante
É uma leitura um pouco complicada pois são muitas palavras que não usamos no nosso dia a dia .

Aline ig @escape.abacharel 20/07/2023minha estante
sim, mas pra mim fluiu bem a leitura! O bom que é uma obra relativamente curtinha, aí acredito que por isso apresente essa fluidez...