Enviesados

Enviesados Rian Dutra

Resenhas - Enviesados

NandoFilter 10/08/2023

O que não conseguimos enxergar
Nesse livro é apresentado na prática como o Design e a Psicologia fazem uma combinação perfeita. O autor descreve os vieses cognitivos dando de exemplo tanto de situações cotidianas de sua própria vida, que confesso ter me identificado com muitas delas, quanto por imagens de websites.

Acredito ser uma leitura essencial para todos, mesmo que você não seja um designer, psicólogo ou programador, pois nela é possível entender como muitas das coisas funcionam hoje em dia, coisas que talvez nunca tínhamos parado para pensar antes.

Só não acho perfeito pois a edição que li apresenta algumas falhas de revisão.

Dilou 01/08/2023

Conteúdo incrível
Esse livro está repleto de conteúdo que vai ajudar qualquer um no mundo do design, e além disso, pessoas que querem entender como a mente humana funciona e o que ela nos faz fazer. A leitura é rápida, e de fácil entendimento, se tivesse tido mais tempo teria lido em 2 dias.

Bruna1938 13/05/2023

Necessário
Sou designer Gráfico e esse livro me ajudou demais em diversos aspectos da minha profissão. Foi incrível perceber os vieses cognitivos e como trabalhar com cada um deles. A leitura é muito fluída e apesar de falar sobre assuntos bem técnicos, a forma apresentada é bem dinâmica.

Vini 08/04/2023

Rumo ao Human Experience Design
Desde que vi a primeira vez a capa deste livro fiquei muito interessado em lê-lo. Gosto muito de pesquisar e entender mais sobre a intercessão entre Design e Psicologia. Acho que é muito importante para designers esse entendimento profundo do comportamento humano para construção de experiências mais eficazes.

Rian aborda neste livro os vieses cognitivos que impactam as experiências de usuários (ou melhor humanos) no uso de produtos digitais. A abordagem apresentada no livro é bem didática com exemplos práticos, relato de vivências pessoas - muitas vezes com um tom de humor que eu amei - e resumos práticos de como aplicar isso no dia-a-dia do trabalho enquanto designer.

Foi com certeza uma leitura bem prazerosa, rápida e agregadora. Quase 200 páginas se foram que eu nem percebi. Recomendo bastante a leitura para quem é da área e até pra quem não é, mas é curioso sobre tecnologia e comportamento humano.

Grucci 03/01/2023

Design e psicologia de forma simples e divertida.
Nesse livro, o Rian explica o que são os vieses cognitivos e traz alguns exemplos de como utilizá-los para criação de melhores produtos digitais. Apesar das questões técnicas e o próprio peso do assunto, afinal vieses possuem um grande peso pro bem e pro mal, aqui esse tema é abordado de uma forma bem divertida e tranquila de ser entendida.