Enviesados

Enviesados Rian Dutra

Resenhas - Enviesados

Alessandra.Pinheiro 20/04/2024

Básico
Eu adoro o conteúdo do autor no Instagram e isso talvez tenha elevado minhas expectativas. O livro é simples e não aprofunda como pensar e usar as ferramentas ?vieses cognitivos? através de exemplos muito conhecidos o autor discorre cada viés que afeta nossas impressões e decisões mas não ensina a pensar em como podemos fazer o mesmo.
É um absolutamente introdutório.

YoPedroLima 14/04/2024

Muito simples, mas muito a ensinar
O livro é simples, mas sua simplicidade funciona muito bem. O legal é que o livro não só aponta o problema, mas também dá umas dicas bem práticas de como a gente pode melhorar e evitar esses preconceitos no dia a dia. Isso faz dele não só algo para ler e refletir, mas também para colocar em prática, seja no trabalho ou nas nossas relações pessoais.

Maria Vai Com os livros 14/03/2024

Esse livro não é só sobre viés
Obviamente o livro não é só sobre viés, mas a forma como Rian aborda todos os pontos sobre a experiência do usuário é de longe uma das melhores que já vi.

Você ri e aprende ao mesmo tempo.

Tamer 02/03/2024

Livro bom com insights bastante interessantes, mas confesso que um pouco repetitivo
Acho importante livros de UX design escritos no Brasil para terem mais a ver com a nossa realidade, mas na minha percepção (pode ser que outras pessoas concordem) isso não acontece.
Confesso que também não gostei muito da parte em que ele narra histórias pessoais, não me conectei e achei um pouco desconexo, apesar dele tentar fazer ligações com os viesses.
Fora isso, as pesquisas que ele traz da gringa são muito boas e importantes para a área.

Migueleituras 23/02/2024

O problema de criar expectativas é que de tanto falarem desse livro, eu esperava um pouco mais dele. É um bom livro certamente, mas parece que me falta algo.

ThaAs209 20/02/2024

Um livro amigo
Leitura confortável e gostosa, tive dezenas de ideias durante a leitura e quase todas se tornaram de fato proveitosas kkkkk. Livro curto com bastante ilustração, e tem uma capacidade de gerar bons insits, recomendo a qualquer tipo de profissional (não apenas designers)

Ana Linard 27/01/2024

Esclarecedor
Um livro sensacional para entender como a psicologia e vieses cognitivos podem auxiliar na criação de um produto ou serviço com foco no usuário.

ED73LH 14/01/2024

Ótimo livro
Vieses e heurísticas aplicadas ao design com exemplos práticos de como fazer e pq fazer, ótimo livro para a estante de qualquer designer

imfelipearaujo 21/11/2023

O livro enviesados aborda de maneira simples e superficial, gatilhos e técnicas que podem levar o consumidor a consumir mais do seu produto/serviço quando bem utilizadas. As técnicas no livro não são tão aprofundadas, então não se rata de um ?manual?, é muito mais um ?caderno de exemplos?.

Jesnner 18/11/2023

Esta resenha foi enviesada
O trabalho do Rian Dutra é tão diverso quanto as suas áreas de atuação: mestre em Ciências da Computação, designer de UX e/ou HX (explico) e influencer. Aliás, foi por causa dos vídeos do Rian no TikTok que conheci o que ele fazia e, posteriormente, li o livro.

Repensar a forma que projetamos o design é importante. Deixar de pensar só na UX (experiência do usuário) e pensar na HX (experiência humana) é o ponto principal do livro. Desenvolver interfaces que realmente ajudem o usuário final a ter a melhor experiência enquanto navega em sites e aplicativos.

Por outro lado, engana-se quem pensa que o livro é voltado para profissionais, apenas. A escrita do Rian é empolgante, feita para qualquer um gastar boas horas pensando sobre os vieses cognitivos, e percebendo os diversos momentos em que grandes sites e empresas utilizaram esses vieses com e até mesmo contra você.

Por mais que traga nomes complexos ? por exemplo, heurística e vieses cognitivos ?, o escritor passa de forma bem resumida e objetiva em muitas áreas, o que não te deixa perdido em meio às nomenclaturas.

Confesso que, nesse tópico, também está o principal ponto negativo do livro. As informações são bem introdutórias, muitas vezes; em outras, acabam se mesclando com histórias da vida do escritor. Não que isso seja de todo mal, dá uma impressão mais íntima, como se fosse um bate-papo teórico com algumas pausas para o cafezinho, só que essas paradas influenciam no ritmo da leitura e, principalmente, conferem superficialidade a alguns conceitos.

No geral, Enviesados é um ótimo livro. Fácil de ler, emplogante e que sabe para quem quer falar. O escritor, mestre no tema, provavelmente pensou na experiência humana do leitor, pois toma cuidado com vários estímulos durante o livro, incluindo muitas ilustrações e sínteses no final dos capítulos. Enviesados não te deixa cansado, pelo contrário, até recomenda pausas! Enfim, essa é uma boa leitura para quem quer conhecer mais sobre o mundo do design e também o mundo em geral.

Lucas1429 13/10/2023

Uma visão humana do design
Achei o livro realmente muito bom, o conteúdo apresentado traz um olhar amplo sobre experiências de design, sempre amparando o que foi dito com estudos e pesquisas, mesmo com a complexidade dos assuntos tratados, o livro traz tudo de maneira muito simples e de fácil entendimento, uma leitura rápida e interessante.

Sem dúvidas, a perspectiva de um design centrado na experiência humana é muito mais atrativa, pelo menos para mim, do que um desing industrial, tratando as pessoas como meros consumidore.

Beatriz.Aguiar 25/09/2023

Enviesados
Esse livro é bizarro de bom! A escrita do Rian é muito boa e acessível, o livro serve para qualquer público.

Gaabs7 26/08/2023

Achei um livro bastante informal como se fosse uma conversa com o leitor. Gostei bastante. Recomendo para quem está trabalhando com interface.

Anne.Lisie 24/08/2023

Li esse livro pra faculdade e fiquei surpresa com o quão bom ele é, devorei em 3 dias marcando as partes importantes em quase todas as páginas. Se você se interessa por design e psicologia LEIA ESSE.

gabrielbrrs 16/08/2023

Livro totalmente técnico mas fácil de ler!
Sempre gostei do conteúdo do Rian nas redes sociais e recentemente fiz a compra desse livro. O conteúdo em si é bastante técnico porém foi escrito muito bem e acaba sendo leve de se ler. Muito importante pensarmos nos vieses psicológicos que podem afetar um usuário e não apenas no layout em si.