La mujer fantástica

La mujer fantástica Carmen de Burgos

Resenhas - La mujer fantástica

Babi Sotello 17/08/2022

A beleza como a maior qualidade de uma mulher
Um livro de 1924 que discute um tema ainda bastante atual. Elena, a protagonista, é retratada como uma mulher "fútil", que usa a beleza para conquistar tudo o que deseja. Passa por diversos relacionamentos, mas, sempre que o prazer de ter conquistado o homem da vez passa, ela volta a se sentir frustrada e parte para uma nova "aventura". Quando a velhice se aproxima, ela até começa a buscar por procedimentos estéticos, temendo perder a única coisa que tem na vida: a beleza. Claro que na época não existia tantas opções como nos dias de hoje, mas fiquei até um pouco surpresa de ver isso retratado em um livro quase centenário. É uma história que possibilita muitas reflexões a respeito da figura da mulher na sociedade, especialmente quanto à pressão de estar sempre bonita, bem-vestida, maquiada, depilada... Tudo para buscar a aprovação das pessoas e provar que tem algum valor.