O Artista da Fome

O Artista da Fome Franz Kafka

Resenhas - O Artista da Fome

dudínea. 18/11/2022

Ótimo conto!
Gostei muito da escrita do autor e da história. O texto traz grandes reflexões, que, com certeza vão me fazer refletir durante um bom tempo. Realmente muito bom.

Manu 09/11/2023

Adoro as narrativas do kafta com esse nao foi diferente, metáfora tão criativa e direta só ele mesmo pra escrever

Clara 16/06/2024

Nunca tinha lido um conto do Kafka
Achei muito boas as críticas feitas pelo autor
E sobre a leitura, ela foi muito fluida e rápida
Já conhecia a escrita do Kafka com A metamorfose e O processo, e posso dizer que com certeza é incrível

Maycon Bittencourt 24/01/2024

Certamente provocativo
O texto de kafka é mordaz. Ao construir a narrativa, ele apresenta as espectativas a partir de um conjunto singular de emoções. É impressionante como o artista da fome reage ao seu inenterrupto tracejar em direção a indiferença coletiva. Extremamente atual. E uma crítica contumaz das vitrines virtuais.

Filipe_mott 21/11/2022

Artista da fome
Mais um conto gratuito que peguei no site da antofagica, essa história é de um artista que dedica sua vida a fazer performances que consistem em, dentro de uma jaula, ele ficar sem comer até não aguentar mais.
Indiretamente, essa história fala sobre diversos temas. E é interessante observar a decadência dessa profissão de artista da fome e a dedicação desse artista ao trabalho.
No geral é um bom conto porque é muito bem construído e a leitura foi muito rápida.

Raissa Barros 29/11/2022

O artista da fome
O conto ?O artista da fome? narra sobre um jejuador profissional que se apresenta para um público pagante, cuja diversão consiste em vigiá-lo durante o tempo em que se compromete a se abster de alimentação. O ?artista da fome? mostra-se insatisfeito por não lhe permitirem jejuar o tanto que gostaria. E principalmente por não entenderem o motivo de seu jejum.

É uma obra complexa e que passa um bom tempo em nossa memória.

Sempre me surpreendo com a genialidade de Kafka.

Angelo 22/05/2023

"Tente explicar a alguém a arte do jejum! Não se pode explicá-la para quem não a sente."

Um livro que trata sobre a fome e fazendo um paralelo com o Brasil, como pode o país ser considerado um dos países que mais produziu comida e mesmo assim a própria população passar fome igual foi visto nos anos anteriores?
A fome só vai ter atenção das camadas mais altas quando atingí-los.

Léslie 17/11/2022

A importância da arte.
A escrita do Kafta nos faz refletir demais. Eu gosto de como ao terminar uma leitura do mesmo, queremos entender mais, saber o que tem por trás, pesquisar, refletir, deduzir.

Em O artista da fome, Kafta nos mostra a vida de um artista apaixonado pelo o que faz e que ao longo dos anos se vê preso em um ambiente como parece não lhe caber mais, solitário no meio da multidão. Nos faz refletir sobre a insuficiência humana em relação a ter empatia, como a sociedade tratam as pessoas como objetos. A falta de valorização das minorias.

Kafta nos mostra a importância do valor humano, da compreensão.

Loureiro2 18/11/2022

Visceral
Poético, profundo e visceral.
Tenho que admitir que nunca fui uma grande apreciadora de Kafka, mas esse conto possue uma bela mais profunda.
"O artista da fome" nos apresenta uma sociedade onde a fome é algo "comum", mas que, apesar de comum, não deveria ser vista como normal.
Enfim, é uma leitura para reflexão com uma ótima tradução.

Edilene Freitas 15/12/2022

Diversão maluca essa de passar fome como atrativo para outras pessoas em grandes apresentações de jejum. Mais estranho ainda ficar observando alguém desfalecer dessa forma. Intrigante e incômodo, vem ao estilo de Kafka mesmo.
Reflexão sobre o livro: quantas coisas que eram atrativas deixaram de ser ao longo do tempo, e quantas pessoas deixaram de se encaixar nesse mundo após as mudanças que ele sofreu. Assim foi o artista da fome, primeiro muito louvado por seu "sacrifício" de jejum, depois ultrapassado e esquecido por todos.

amandamar 19/01/2023

só um comentário
achei o livro muito abstrato, difícil de entender, mas isso é ok porque o livro é antigo e enfim
me causou uma sensação de estranheza as pessoas agindo com indiferença um homem passando fome

maryelli0 30/07/2023

Kafka como sempre sendo extraordinário!!! Vi uma resenha aqui fazendo relação desse conto com o Brasil, sensacional.

Etienne 15/02/2023

Kafka mais uma vez com suas histórias com
Um q bizarro e cheio de metáforas, acabei chegando a esse conto por indicação de um
Conhecido. É o
Final do conto é o que mais intriga, a falta de apetite não pela
Comida mas de
Devorar a
Vida. Como se tudo tivesse sido irrelevante

Thaci 01/04/2023

Gostaria que a Anto tivesse nos dado essa edição em formato físico e não digital. Achei o conto muito imersivo e trás muitas reflexões, é triste e melancólico e apesar de saber o final, pois é inevitável, não da pra parar na metade.