Illuria

Illuria Thiago Gonçalves

Resenhas - Illuria

leiturasda_mavi 05/12/2023

Você gosta de RPG? Então você precisa conhecer esse livro.
Illuria é um livro introdutório ao universo mas que não deixa a desejar não viu. Neste livro você vai conhecer 6 personagens que tem suas particularidades, são de lugares diferentes mas que de alguma forma vão se interligar.

Enquanto vamos conhecendo cada personagem e os lugares, alguns eventos misterioso vão acontecendo onde você vai tentando desvendar e juntar todo esse quebra cabeça.

A narrativa é bem diferente de livros que estou acostumada a ler, em forma de diários de viagens dos personagens, e para você ter uma experiência muito melhor e imersiva tem ilustrações a cada final de capítulo que ajudam a vizualizar melhor o universo (palmas para a ilustradora Ana Clara ??????).

Convido você a conhecer esse universo ??.
Sara Férrer 05/12/2023minha estante
AMO esse livro

Thiago Gonçalves 22/02/2024minha estante
Obrigado demais, Mavi!

Rodrigo B. Araújo 04/09/2023

Fantasia nacional com prosa elaborada e cuidadosa.
O grande diferencial que se nota em Illuria é o estilo no qual a história é contada. Os personagens e o mundo são interessantes, mas são as palavras que você se lembrará mais. Indo na contra mão da tendência mais ligeira da fantasia contemporânea, Illuria toma seu tempo para apresentar cada elemento, a escrita é composta de forma cautelosa, claramente inspirada nos clássicos dos grandes autores de outrora. É para os fãs de fantasia, de vastos elencos e tramas que se interligam, de bosques e vales, de magos e arqueiros, mas é principalmente para os apreciadores da linguagem.
Bianca melhor personagem.
Thiago Gonçalves 22/02/2024minha estante
Valeu demais, Rodrigão!

Doug 30/04/2023

Eu adorei esse livro, me prendeu do início ao fim. Eu até esqueci que estava lendo de tão bom que tava.
Ps:meu personagem preferido foi o Mak.
Thiago Gonçalves 18/08/2023minha estante
Muito obrigado, Doug! Feliz que você gostou!
O Mak é irresistível, tenho que concordar, hahaha, gosto muito de escrever os capítulos dele.
Aproveito para dizer: o arco 2 de Illuria sai no fim desse ano, siga o meu insta que estou divulgando por lá @autorthiago
Graidão máxima pela sua resenha!

Dentro_deumlivro 16/04/2023

Livro mais que perfeito! Sensacional...super recomendo!!
O livro conta a história de 6 personagens diferentes, que vivem em lugares diferentes e que tem índoles diferentes, mas que de alguma forma vão se interligar no futuro. ✨

A cada capitulo vamos conhecendo um pouco mais sobre esses personagens e aprendendo a gostar deles.

Um ponto muito importante para mim, é que o Thiago não pincelou os personagens, em pouco tempo de “tela”, eles já tem profundidade, não foi algo raso e sem sentido, você já consegue conhecer mais sobre cada um.

Eu gostei muito do estilo de narrativa do livro e como o Thiago nos prende a leitura do começo ao fim. O livro é muito fluido, você nem percebe que está lendo, a imersão é real aqui.

Os capítulos são escritos de forma a te deixar preso ao livro, sem conseguir parar de ler (eu o li super rápido, em um período de ressaca literária).

Este é um livro introdutório ao universo, mas nem por isso se torna monótono, pelo contrário, ele é bem movimentado.
O enredo é eletrizante e te deixa com a pulga atrás da orelha, tentando desvendar o mistério maior por trás da história, eu confesso que já fiz várias teorias e não vejo a hora de ler o segundo.

E outro ponto que tenho que destacar é a beleza do livro, sério, eu fiquei apaixonada, a edição dele está belíssima, sem defeitos. Sem contar as ilustrações ao final de cada capitulo que deixa tudo mais imersivo, ponto para a ilustradora.💜
Thiago Gonçalves 25/04/2023minha estante
Obrigado pela resenha super detalhada, Jennifer! Sua opinião é muito importante para mim!

Nina Souza 19/02/2023

Um livro com um universo espetacular
Illuria é uma introdução a um mundo repleto de mistérios, singularidades e identidades, em um quebra-cabeça narrado por seis vozes com visões de mundo completamente diferentes e sem papas na língua, pois o universo é apresentado utilizando diários de viagens, relatos, anotações pessoais e experiências, trazendo reais impressões dos personagens e suas visões de mundo.

Um ponto muito positivo é que, conforme a intimidade entre leitor-personagem vai sendo formada e conquistada, o leitor consegue identificar o narrador com facilidade. O autor soube muito bem lidar com as diferentes vozes, de forma que, de fato, haja uma identidade única para cada voz sem que suas particularidades sejam perdidas, apagadas ou esquecidas.

Em um contexto de paz e prosperidade após cem anos da Grande Guerra, um estranho fenômeno migratório de monstros ameaça essa prosperidade. A premissa em si é atrativa ao leitor, mas quando somada a uma proposta ousada (e certeira!) em que os próprios personagens têm o domínio narrativo, além de ilustrações internas para uma maior imersão no universo, fazem com que esse livro se torne, simplesmente, único em sua totalidade.

A riqueza de detalhes da ambientação me surpreendeu, é um universo que possui três continentes em potencial para explorar, além de diversos reinos, cada um com sua particularidade, cultura e identidade. Eu estou simplesmente apaixonada na riqueza de detalhes e na naturalidade em que o autor consegue apresentar ao seu leitor sem que fique uma leitura cansativa ou informativa demais.

site: instagram.com/cartografialiteraria
Thiago Gonçalves 27/02/2023minha estante
Nina querida, muito obrigado pelas suas palavras. Adorei a resenha!

Carolina1866 10/02/2023

Uma jornada imersiva
Em Illuria, somos apresentados a uma forma diferente de contar historias, através de cartas e relatos, vamos nos familiarizando com esse novo mundo.
Apesar de ser um livro introdutório, a apresentação não é maçante, pelo contrário. Cada página nos traz um novo olhar, um novo lugar, enquanto a trama principal vai acontecendo.
Terminamos o livro com mais perguntas do que gostaríamos, mas isso não é ruim, já que essas perguntas são por estarmos completamente mergulhados na narrativa.

Outro ponto que vale ressaltar são as incríveis ilustrações em todos os capítulos, que trouxeram ainda mais imersão a história.
Tive o prazer de ler a versão física e vale cada centavo!
Thiago Gonçalves 27/02/2023minha estante
Muito obrigado pelas palavras e pela estrelinhas, Carol!

Pedro P. R. 31/01/2023

Uma ótima introdução
O primeiro volume de Illuria me lembrou bastante a experiência que tive com o primeiro livro de Wild cards: O Começo escrito por George R R Martin. Uma obra focada na introdução do mundo e dos personagens.

O mundo de Illuria é um clássico mundo de fantasia rpgista com reinos de humanos, elfos, anões e hordas selvagens de orcs.

Mas o autor, Thiago, conseguiu de forma bem criativa fugir de um enredo clichê, ainda mais da maneira super criativa com a qual narra a historia.

A historia de divide no ponto de vista de 6 protagonistas, cada um tendo sua vida e suas crises. Crises essas que estão interligadas de alguma forma.

Toda a historia é narrada em primeira pessoa por cada protagonista na forma de relatos que eles escreveram, e a formo como o autor conseguiu dar a identidade única de cada protagonista está de parabéns.

Se fosse para apontar uma critica ao livro, seria na forma aberta como muitos capítulos terminam, sem uma conclusão para o destino de alguns personagens apresentados.

Illuria é uma saga de 5 livros onde hoje (inicio de 2023), consta com um livro publicado pela editora Pendragon e um segundo escrito e em planeamento para publicação. Esperemos que Thiago não nos deixe sem unhas do quanto vamos ruelas esperando as continuações.

Ps: todos os capítulos sao belamente ilustrados pela Ana, esposa do Thiago, e ler o livro impresso da uma experiência melhor que o ebook
Thiago Gonçalves 31/01/2023minha estante
Obrigado demais pela sua leitura e comentário, Pedrão! Fique tranquilo que o Arco 2 logo logo aparece por aqui, quando você menos esperar. :D

Sara Férrer 07/01/2023

O meu primeiro favorito de 2023
Esse livro é simplesmente maravilhoso, os personagens são incríveis, a história é perfeita e me prendeu do início ao fim.
Me tirou de uma ressaca literária que fazia um mês q eu estava tentando sair, eu simplesmente amei.
Para quem ama RPG, esse livro é ainda melhor.
E a experiência de surtar com o autor no Instagram também vale super a pena.
Super recomendo
Thiago Gonçalves 19/01/2023minha estante
Obrigado, Sara! Adorei surtar com você no insta! Vamos repetir a dose nas continuações! :)