Te Vejo Na Final

Te Vejo Na Final Ayslan Monteiro




Resenhas - Te Vejo na Final


40 encontrados | exibindo 31 a 40
1 | 2 | 3


Flaviað 26/12/2022

bom
ainda n superei a copa do mundo ent já li uns 2 livros nessa vibe, adorei esse mas acho q aconteceu td muito rápido, mas gostei do mesmo jeito.
comentários(0)comente



Neylane Naually 19/12/2022

surpreendente
Esse livro já começou me surpreendendo no primeiro capítulo. Eu esperava algo muito mais simples e recebi muito mais do que esperava.

No livro nós acompanhamos a ascenção e queda de Edinho Metoro, a nova estrela do futebol brasileiro, ou assim se esperava até que o garoto é forçado a sair do armário. Ser o primeiro jogador gay da elite do futebol brasileiro não é nada fácil, mas o futuro ainda guarda muitas surpresas pra ele, talvez até um romance com um grande rival

Que escrita gostosa do autor! A história flui tão bem que eu li tudo em poucas horas. Os personagens são cativantes, é impossível não se emocionar com .os acontecimentos na vida do Edinho, eu adorei o plot twist no final (e tava na minha cara o tempo todo!!) além de ter aquele clima de copa perfeito, eu li no dia da final e foi ainda melhor. Indico demais.
comentários(0)comente



Pedro Peixoto 13/12/2022

Tem seus defeitos, mas a história ainda emociona
É verdade que algumas coisas me incomodaram. Algumas partes que julguei "didáticas demais", alguns acontecimentos relativamente previsíveis do enredo, algumas partes do texto em si, dentre outras coisas

Ainda assim, acompanhar Edinho, como a vida dele constantemente dá voltas e assistir sua jornada, desde começar a jogar bola até ser convocado para Copa do Mundo, sendo assumidamente gay, e as consequências que isso traz, tudo é bastante emocionante. A história te prende, te convidando a não tirar os olhos por longos períodos, e isso sempre vai ser o mais importante pra mim em um livro

Gostei muito dos personagens, de relações construídas e até mesmo me empolguei lendo as descrições dos jogos, o que realmente me surpreendeu. Foi uma leitura bem agradável
comentários(0)comente



Nadiele 04/12/2022

Amei a representatividade
Me surpreendeu muito! Achei a escrita incrível, a forma como o personagem é construído, todo contexto familiar tá de parabéns. Particularmente não assisto futebol (as vezes na copa) mas adorei acompanhar essa história, o romance foi fofo, só achei que tudo aconteceu rápido demais e teve umas partes meio bregas, poderia ter desenvolvido um pouco melhor. Me irritou um pouco tanta polêmica vazada mas no final fez sentido. Adorei a experiência, quero ler mais livros do autor
comentários(0)comente



Davi.Dallariva 03/12/2022

Em primeiro lugar, preciso dizer que escolhi o livro pela capa. Design impecável! E que bom que o livro era tão bom quanto a capa e que a capa era tão boa quanto o livro. Um livro desses realmente merecia uma ótima capa.

E que delícia de livro! Impressionante como o autor conseguiu equilibrar temas sérios e doloridos com muita diversão e carisma. Dá vontade de conhecer o Edinho, de ser amigo dele, vontade de vê-lo adaptado em live action. Eu não conseguia largar o livro, tanto que foi um dos livros que li mais rápido na vida.

Além de tudo, o livro é super brasileiro, algo que eu valorizo demais.

Dito tudo isso, achei que o texto poderia ter sido melhor revisado. Mas, fora isso, não tenho reclamação. Recomendo.
comentários(0)comente



isaacalexandre 01/12/2022

Quem ama de verdade, ama por inteiro
Um bom veterano da escrita de Ayslan Monteiro sabe que ele gosta de atacar o calcanhar de Aquiles das estruturas tradicionais estabelecidas. Como em ?Estúpido Cupido?, quando ele mexeu com milhares de anos de mitologia grega. Em ?Te Vejo na Final?, ele nos leva a uma realidade um pouco mais verossímil da lógica do futebol sem, é claro, atacar e arrancar o calcanhar de Aquiles de um dos esportes mais populares - alem de machista e homofóbico - do planeta.

Situada no contexto da Copa da FIFA de 2026, a trama acompanha Edinho Meteoro. Preto, bicha, nordestino e uma estrela do futebol que tem que enfrentar uma dura realidade: Ser o primeiro jogador abertamente gay convocado para a Seleção Brasileira. Além disso, passa pela dura tarefa de enfrentar seu maior rival no primeiro jogo da Copa.

O que mais me fascina em TVNF é saber que, mesmo não conhecendo ou acompanhando futebol com a frequência que gostaria, Ayslan teve a competência de descomplicar o esporte e ainda assim te deixar confortável com o passar das páginas. Grande parte desse mérito se dá pelo modo que a narrativa descreve personagens tão complexos, o que deixa o leitor apenas com uma saída: Se apaixonar por aqueles personagens.

Tal façanha não contempla apenas nosso protagonista. Como é prazeroso entender a vida de quem os cerca: Seja Fred, Martha, Giu ou até mesmo Benedikt. Eu me importo e tenho empatia por cada um deles. A passagem de tempo, que intercala momentos do passado e presente, é outra tentativa contextualizar e dar complexidade aos seus personagens. (Shangela, te amo).

A narrativa não se deixa perder por isso. Seja pelos diálogos extremamente bem colocados, pela dramaticidade construída, e até mesmo pela narração dos lances dentro de campo, o fato é que somos capazes de sentir na pele o está acontecendo. A cuidadosa inserção, ainda, de um arco de investigação deixou meus sentidos de fã de suspense ainda mais aguçados.

Existe um panorama muito bem trabalhado - e que talvez alguns não percebam - da representatividade aqui estar presente da melhor forma possível e ir contra o sistema. Somos rodeados de personagens representativos. Seja por cor, orientação sexual, identidade de gênero, e mais. Eles estão no topo. Estão no comando, estão recebendo o protagonismo que merecem após serem deixados por anos no escanteio. E estava mais do que na hora desse sistema ser corrompido.

Por fim, já é de se imaginar o alvoroço que um jogador gay iria causar dentro do futebol. E toda essa imaginação é colocada em palavras aqui, para que entendamos toda a maldade e preconceito que algumas pessoas ainda vivem. Nas palavras do próprio autor, ?Nenhuma narrativa brasileira acontecia sem emoção? e ?Te Vejo na Final? usa da própria metalinguagem pra uma entrega grandiosa, disruptiva e emocionante.

OBS: Identificar alguns Easter?s eggs me tirou um bom sorriso.
comentários(0)comente



marialuiza 30/11/2022

Livro que eu precisava nessa copa
Eu AMEI essa história. Engatei mt rápido e terminei em uma madrugada. Os personagens são carismáticos, a leitura é fácil e tudo ficou ainda melhor com o timing perfeito da copa.
comentários(0)comente



Leticia.kaynan 23/11/2022

COPA DO MUNDO, RIVAIS E GAYS!!!!
PARA ENTRAR NO CLIMA DE COPA DO MUNDO FUI OBRIGADA A ESTUDAR SOBRE COPA COM ESSA OBRA MARAVILHOSA!!! Até agora chocada e puta com o plot, que industria podre, sinceramente, porém o amor venceu. Esse obra é marcante e dolorosa porque aborda a realidade, mas gostosa e carismatica porque nos faz ter esperança. Que venha o HEXA EM 2022, não posso esperar pelo edinho até 2026! (te amo ben) (#benzinhoforever)
comentários(0)comente



Marcos Felipe 22/11/2022

Muito além de um romance LGBTQIAP+
Quando vi a sinopse do livro, pensei que seria como outros títulos do gênero que li em 2022, onde o futebol seria apenas uma escolha narrativa pra não focar apenas no romance.

Ainda bem que me enganei!

O livro vai muito além de apenas utilizar o futebol como cenário, a gente se sente realmente imerso no meio futebolístico. Os termos estão lá, as práticas estão lá... O trabalho técnico de pesquisa foi brilhantemente competente!

Mas, se não fosse a escrita amarrando tudo isso, o livro não seria tão cativante.

Os personagens são todos muito bem construídos, mas o destaque fica pra Edinho Meteoro que conseguiu me conquistar logo nos primeiros capítulos.

O carisma do personagem é algo incrível! Eu fiquei com uma vontade imensa de que Edinho realmente fizesse parte da nossa Seleção, talvez isso me desse mais ânimo pra acompanhar a Copa de 2022.

O grande trunfo do livro, pra mim, é levantar um debate que muito pouco a gente escuta falar: o quão homofóbico o universo do futebol é e se mantém assim quase como se não houvesse estranheza o fato de não termos jogadores assumidos em grandes clubes e seleções.

De todos os livros que li esse ano dentro do gênero, esse está facilmente no meu top 3!

Já tinha gostado muito de Estúpido Cupido, mas Te Vejo Na Final realmente me envolveu e me deixou querendo acompanhar uma verdadeira saga da vida de Edinho Meteoro!
comentários(0)comente



Elô 21/11/2022

Se o futebol fosse apenas sobre o amor pelo esporte?
Quando vi no twitter a sinopse já pensei logo que era uma história que eu ia amar porque não existe nada mais gostoso do que romance com futebol e essa história totalmente excedeu as minhas expectativas.

Com ?Te Vejo na Final? eu fui mais além acerca de todas as problemáticas que existem no meio do esporte principalmente o futebol masculino, o quanto ele é homofóbico além de ser misógino?.

Me fez pensar em quantos meninos desistiram de jogar e do seu amor pelo esporte por causa de toda a homofobia perpetuada ao longo das décadas.

E é tão absurdo que estamos em 2022 e a Copa do Mundo ainda seja celebrada em um país onde amar uma pessoa é crime. É de causar um grande desconforto.

Queria que o mundo real tivesse mais ?Edinhos Meteoro? para que o esporte fosse mais inclusivo mas que essas pessoas não precisassem sofrer o tanto que ele sofreu, onde ele não pode encontrar apoio nem com o seu próprio pai.

E meu enorme parabéns para o Ayslan porque essa história é mais do que a construção do romance entre Edinho e Bene.

É sobre todo o processo do Meteoro em não deixar que as pessoas o transformem em algo que ele não é e nem que o anulem e sinta vergonha de ser ele mesmo.
Ayslan 21/11/2022minha estante
Muito muito muito obg! É uma honra sem tamanho ler isso, viu?




40 encontrados | exibindo 31 a 40
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR