Te Vejo Na Final

Te Vejo Na Final Ayslan Monteiro

Resenhas - Te Vejo na Final

Norberto 21/03/2023

Jamais pensei que fosse sentir tantos sentimentos lendo um livro sobre FUTEBOL, que eu nem sou tão chegado assim. O fato de ter personagens parte de gangues de LGBT e um humor muito bem colocado fez toda a diferença. Tem tudo que se espera de uma boa história cheia de reviravoltas, com ARMAÇÕES, MANCADAS e romance de um jeito que devorei a leitura e não queria mais parar. Fiquei com vontade de ler os outros livros do autor. Se todos forem tão bem escritos quanto esse (tinha umas falhas de revisão mas passei por cima) deveriam ser MUITO mais lidos e comentados.

Os personagens são muito bem construídos, cheios de camadas e flashes do passado dos principais que dão muito mais profundidade e deixam a história mais imersiva ainda. As cenas são muito bem escritas e as introduções dos capítulos acontecem de uma forma muito natural misturando esses momentos do passado com o que está acontecendo no presente, tudo muito bem contextualizado. Amei!

Santz 09/04/2023

Não gosto de futebol, mas?
Eu normalmente não ligo para histórias envolvendo futebol, mas depois dessa aqui até peguei um pouco do amor pelo esporte.

Do começo ao fim eu amei esse livro, amei a história, os personagens e as reviravoltas. Eu realmente fiquei em choque com o plot twist no final, não esperava nem um pouco.

Enfim, mais um livro pra lista de melhores

Elô 21/11/2022

Se o futebol fosse apenas sobre o amor pelo esporte?
Quando vi no twitter a sinopse já pensei logo que era uma história que eu ia amar porque não existe nada mais gostoso do que romance com futebol e essa história totalmente excedeu as minhas expectativas.

Com ?Te Vejo na Final? eu fui mais além acerca de todas as problemáticas que existem no meio do esporte principalmente o futebol masculino, o quanto ele é homofóbico além de ser misógino?.

Me fez pensar em quantos meninos desistiram de jogar e do seu amor pelo esporte por causa de toda a homofobia perpetuada ao longo das décadas.

E é tão absurdo que estamos em 2022 e a Copa do Mundo ainda seja celebrada em um país onde amar uma pessoa é crime. É de causar um grande desconforto.

Queria que o mundo real tivesse mais ?Edinhos Meteoro? para que o esporte fosse mais inclusivo mas que essas pessoas não precisassem sofrer o tanto que ele sofreu, onde ele não pode encontrar apoio nem com o seu próprio pai.

E meu enorme parabéns para o Ayslan porque essa história é mais do que a construção do romance entre Edinho e Bene.

É sobre todo o processo do Meteoro em não deixar que as pessoas o transformem em algo que ele não é e nem que o anulem e sinta vergonha de ser ele mesmo.
Ayslan 21/11/2022minha estante
Muito muito muito obg! É uma honra sem tamanho ler isso, viu?

@emcadacapa 10/01/2023

PERFEITO!
Te Vejo na Final é uma história LGBTQIAP+ cheia de emoção e que acende uma esperança de um dia nosso futebol evolua e deixe de ser tão tóxico e preconceituoso.

E vamos para mais um livro do Ayslan lido e favoritado, no próximo já pode pedir música no fantástico hehehe. É incrível como ele me ganha com seus personagens, tanto protagonistas como com os demais presentes na história. Nesse livro... Edinho, Fred, Shangela e Bene definitivamente meus favoritos.

A trama segue Edinho em sua carreira como jogador de futebol, preto, nordestino e gay. Já da pra imaginar daí que não vai ser uma história 100% fácil de ler, mas até em suas partes mais dramáticas, Ayslan consegue nos acalmar de alguma forma. A parte técnica das sequências dentro da Copa do Mundo, os jogos, tudo é muito bem escrito e ele consegue deixar o leitor naquele nervosismo de quando se está acompanhando na TV (eu precisei me levantar e ler andando pela casa).

Em diversos pontos o autor usa de uma coisa que me agrada muito, uma cena que no finalzinho ele diz que vai dar em algo maior mais à frente, ele deixa você instigado e doido pra chegar no que vai acontecer.

A história sabe envolver, temos uma técnica mulher na Seleção Masculina de Futebol que luta por mudanças na diretoria. Temos um mistério sobre quem pode ser o vilão dentro da trama (eu errei mais uma vez), temos um romance muito bonito que evolui de forma magistral e temos ele, o fã de Pokemon... Edinho Meteoro que já entrou no hall de melhores protagonistas que já li.

Corram no Kindle Unlimited, baixem esse livro, leiam, comentem nas redes sociais, divulguem...

?? ?????? ???? ????? ???? ????...
? Adora romances LGBTQIAP+ bem escritos.
? Gosta de tramas que envolvam esportes, aqui o futebol.

@teteu125 19/03/2023

Resenhas do Teteu
Sem sombras de dúvida esse livro está no meu top 5 desse ano.

A escrita é muito gostosa!
A história é apaixonante!
E o enredo é altamente brasileiro!

É fascinante para mim, ver um jogador de futebol brasileiro conquistar e enfrentar tudo que ele enfrentou.

Poderia ficar horas aqui fazendo essa resenha. Contudo, prefiro deixar vocês lerem e se apaixonarem!

Coloquem na lista de vocês que não irão se arrepender, garanto!!!

Victoria942 11/03/2024

Alguém compra meus ingressos pra Copa de 2030?
Li Te vejo na final em um fim de semana e não pude ficar mais feliz com essa história! O autor deixa claro, logo ao iniciar o livro, que algumas questões da história tiveram que ser flexibilizadas para o nosso imaginário fazer sentido, mas ao longo do livro eu já considerava que tudo era uma verdade absoluta rs. Personagens incríveis, Edinho foi um show a parte, quem vai me provar que ele não existe? Acho incrível a discussão que o livro ilumina sobre a homofobia no futebol. Se pensarmos nele e em tantos outros esportes majoritariamente masculinos, é impossível que racionalmente acreditemos que existam apenas héteros. Bene e Edinho inventaram o química! Esse foi um enemies to lovers raiz! Do jeitinho que a gente gosta, afinal, quem não gosta de implicar com o arqui-inimigo peladão no chuveiro?
Para quem gosta de futebol também é incrível, me senti torcendo para o Brasil como há muito tempo já havia perdido a vontade! Então é isso: vamos para o hepta!

Marcos Felipe 22/11/2022

Muito além de um romance LGBTQIAP+
Quando vi a sinopse do livro, pensei que seria como outros títulos do gênero que li em 2022, onde o futebol seria apenas uma escolha narrativa pra não focar apenas no romance.

Ainda bem que me enganei!

O livro vai muito além de apenas utilizar o futebol como cenário, a gente se sente realmente imerso no meio futebolístico. Os termos estão lá, as práticas estão lá... O trabalho técnico de pesquisa foi brilhantemente competente!

Mas, se não fosse a escrita amarrando tudo isso, o livro não seria tão cativante.

Os personagens são todos muito bem construídos, mas o destaque fica pra Edinho Meteoro que conseguiu me conquistar logo nos primeiros capítulos.

O carisma do personagem é algo incrível! Eu fiquei com uma vontade imensa de que Edinho realmente fizesse parte da nossa Seleção, talvez isso me desse mais ânimo pra acompanhar a Copa de 2022.

O grande trunfo do livro, pra mim, é levantar um debate que muito pouco a gente escuta falar: o quão homofóbico o universo do futebol é e se mantém assim quase como se não houvesse estranheza o fato de não termos jogadores assumidos em grandes clubes e seleções.

De todos os livros que li esse ano dentro do gênero, esse está facilmente no meu top 3!

Já tinha gostado muito de Estúpido Cupido, mas Te Vejo Na Final realmente me envolveu e me deixou querendo acompanhar uma verdadeira saga da vida de Edinho Meteoro!

Leticia.kaynan 23/11/2022

COPA DO MUNDO, RIVAIS E GAYS!!!!
PARA ENTRAR NO CLIMA DE COPA DO MUNDO FUI OBRIGADA A ESTUDAR SOBRE COPA COM ESSA OBRA MARAVILHOSA!!! Até agora chocada e puta com o plot, que industria podre, sinceramente, porém o amor venceu. Esse obra é marcante e dolorosa porque aborda a realidade, mas gostosa e carismatica porque nos faz ter esperança. Que venha o HEXA EM 2022, não posso esperar pelo edinho até 2026! (te amo ben) (#benzinhoforever)

olivkholin 27/06/2023

Futebol, gays apaixonados e uma cachorra com um sistema de detecção de pessoas falsas. E, novamente, FUTEBOL. Sério, parecia que eu realmente estava em uma partida da Copa do Mundo. E a Marta como técnica? Surreal de bom!

isaacalexandre 01/12/2022

Quem ama de verdade, ama por inteiro
Um bom veterano da escrita de Ayslan Monteiro sabe que ele gosta de atacar o calcanhar de Aquiles das estruturas tradicionais estabelecidas. Como em ?Estúpido Cupido?, quando ele mexeu com milhares de anos de mitologia grega. Em ?Te Vejo na Final?, ele nos leva a uma realidade um pouco mais verossímil da lógica do futebol sem, é claro, atacar e arrancar o calcanhar de Aquiles de um dos esportes mais populares - alem de machista e homofóbico - do planeta.

Situada no contexto da Copa da FIFA de 2026, a trama acompanha Edinho Meteoro. Preto, bicha, nordestino e uma estrela do futebol que tem que enfrentar uma dura realidade: Ser o primeiro jogador abertamente gay convocado para a Seleção Brasileira. Além disso, passa pela dura tarefa de enfrentar seu maior rival no primeiro jogo da Copa.

O que mais me fascina em TVNF é saber que, mesmo não conhecendo ou acompanhando futebol com a frequência que gostaria, Ayslan teve a competência de descomplicar o esporte e ainda assim te deixar confortável com o passar das páginas. Grande parte desse mérito se dá pelo modo que a narrativa descreve personagens tão complexos, o que deixa o leitor apenas com uma saída: Se apaixonar por aqueles personagens.

Tal façanha não contempla apenas nosso protagonista. Como é prazeroso entender a vida de quem os cerca: Seja Fred, Martha, Giu ou até mesmo Benedikt. Eu me importo e tenho empatia por cada um deles. A passagem de tempo, que intercala momentos do passado e presente, é outra tentativa contextualizar e dar complexidade aos seus personagens. (Shangela, te amo).

A narrativa não se deixa perder por isso. Seja pelos diálogos extremamente bem colocados, pela dramaticidade construída, e até mesmo pela narração dos lances dentro de campo, o fato é que somos capazes de sentir na pele o está acontecendo. A cuidadosa inserção, ainda, de um arco de investigação deixou meus sentidos de fã de suspense ainda mais aguçados.

Existe um panorama muito bem trabalhado - e que talvez alguns não percebam - da representatividade aqui estar presente da melhor forma possível e ir contra o sistema. Somos rodeados de personagens representativos. Seja por cor, orientação sexual, identidade de gênero, e mais. Eles estão no topo. Estão no comando, estão recebendo o protagonismo que merecem após serem deixados por anos no escanteio. E estava mais do que na hora desse sistema ser corrompido.

Por fim, já é de se imaginar o alvoroço que um jogador gay iria causar dentro do futebol. E toda essa imaginação é colocada em palavras aqui, para que entendamos toda a maldade e preconceito que algumas pessoas ainda vivem. Nas palavras do próprio autor, ?Nenhuma narrativa brasileira acontecia sem emoção? e ?Te Vejo na Final? usa da própria metalinguagem pra uma entrega grandiosa, disruptiva e emocionante.

OBS: Identificar alguns Easter?s eggs me tirou um bom sorriso.

Pedro Peixoto 13/12/2022

Tem seus defeitos, mas a história ainda emociona
É verdade que algumas coisas me incomodaram. Algumas partes que julguei "didáticas demais", alguns acontecimentos relativamente previsíveis do enredo, algumas partes do texto em si, dentre outras coisas

Ainda assim, acompanhar Edinho, como a vida dele constantemente dá voltas e assistir sua jornada, desde começar a jogar bola até ser convocado para Copa do Mundo, sendo assumidamente gay, e as consequências que isso traz, tudo é bastante emocionante. A história te prende, te convidando a não tirar os olhos por longos períodos, e isso sempre vai ser o mais importante pra mim em um livro

Gostei muito dos personagens, de relações construídas e até mesmo me empolguei lendo as descrições dos jogos, o que realmente me surpreendeu. Foi uma leitura bem agradável

Zack Léo 26/03/2024

#Benzinho
Uma leitura super descontraída, com muita emoção, romance, intrigas, tem de tudo nessas 300 e poucas páginas que nos faz não querer largar.
Acompanhar a trajetória de Edinho durante o livro, suas lutas, seus monstros internos e poder vê-lo vencer cada batalha nos inspira a ter orgulho de quem somos, e lutar por nossos ideais.

Davi.Dallariva 03/12/2022

Em primeiro lugar, preciso dizer que escolhi o livro pela capa. Design impecável! E que bom que o livro era tão bom quanto a capa e que a capa era tão boa quanto o livro. Um livro desses realmente merecia uma ótima capa.

E que delícia de livro! Impressionante como o autor conseguiu equilibrar temas sérios e doloridos com muita diversão e carisma. Dá vontade de conhecer o Edinho, de ser amigo dele, vontade de vê-lo adaptado em live action. Eu não conseguia largar o livro, tanto que foi um dos livros que li mais rápido na vida.

Além de tudo, o livro é super brasileiro, algo que eu valorizo demais.

Dito tudo isso, achei que o texto poderia ter sido melhor revisado. Mas, fora isso, não tenho reclamação. Recomendo.

Nadiele 04/12/2022

Amei a representatividade
Me surpreendeu muito! Achei a escrita incrível, a forma como o personagem é construído, todo contexto familiar tá de parabéns. Particularmente não assisto futebol (as vezes na copa) mas adorei acompanhar essa história, o romance foi fofo, só achei que tudo aconteceu rápido demais e teve umas partes meio bregas, poderia ter desenvolvido um pouco melhor. Me irritou um pouco tanta polêmica vazada mas no final fez sentido. Adorei a experiência, quero ler mais livros do autor