The Chaos Machine

The Chaos Machine Max Fisher

Resenhas - The Chaos Machine

Suzana Mendonça 27/05/2023

Leitura essencial
O livro é fruto de uma pesquisa extensa sobre as redes sociais e seu impacto na rotina humana, especialmente quanto aos aspectos que empurram os usuários ao extremismo.

O autor relembra as sementes do extremismo em episódios como o Gamergate e outras investidas online contra usuários ocorridas em plataformas como Reddit e 4chan, até as sucessivas mortes derivadas da disseminação de ódio nas mais populares redes sociais em países como Mianmar, Índia e Sri Lanka.

O livro aborda, ainda, o preceito da economia da atenção que, visando a ampliação do lucro, impulsiona as plataformas a aumentar o tempo de uso das pessoas por meio de mecanismos de controle de atenção nas redes sociais, como o sistema de interação e o motor de recomendação.

Certamente a leitura mais essencial do momento, principalmente por entregar ao leitor o conhecimento necessário para que se possa refletir e agir de forma diferente ao utilizar as redes sociais.

Marcelo 17/04/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Fischer apresenta nesse livro um dossiê sobre os impactos dos algoritmos das redes sociais nas sociedades e nas vidas das pessoas.

Numa profunda investigação sobre o tema, o autor explora o quanto as grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício sabem dos impactos dos algoritmos das redes sociais na sociedade e até que ponto eles fingem ignorar em benefício dos altos faturamentos com mídias.

Segundo Fischer, os algoritmos são projetados para que passemos cada vez mais tempo nas redes sociais, pois quanto mais tempo ali, maior a atração de anunciantes e aumento de faturamento.

O ponto critico é que o algoritmo vai nos levando cada vez mais para os temas que são mais visualizados, e não apenas para temas relacionados para o que buscamos, e uma simples busca sobre ?vacinas? leva o visitante para outros vídeos sobre o impacto de vacinas na vida das pessoas, manipulações de governos e indústrias para venda de remédios, governos de extrema direita, terrorismos, etc... Ou seja, em vez de instruir, as mídias sociais estão causando uma total distorção no aprendizado social, levando governos extremistas ao poder baseado em violências, fake news, etc...

Destaque para um capítulo totalmente dedicado ao impacto das mídias sociais no Brasil, ao presidente Bolsonaro e sua gestão, à campanha contra vacinação da Covid no Brasil, Fake News sobre Zika Virus e a crescente onda de violência da extrema direita no Brasil, constatando que essa mudança de comportamento se deve aos impactos das mídias sociais.

Trata-se de um livro muito interessante, instrutivo e atual, mas em alguns momentos um tanto maçante pois são 500 páginas sobre o tema, e em alguns momentos parece repetitivo ou extensivo demais. Apesar disso, super recomendo a leitura.

No geral, A Máquina do Caos é um livro provocativo e instigante que desafia a visão convencional de como lidamos com a complexidade no mundo moderno.
edu basílio 17/04/2023minha estante
maravilha! vou querer ler, apesar d q tem uma filinha já meio longa aqui esperando e a correria tá em modo turbo, ai ai.

Alef 23/01/2023

Livro incrível
Através de várias histórias de como as redes sociais influenciam nosso comportamento, em especial nosso comportamento de grupo, o autor faz o ponto de que algoritmos cujo objetivo é manter o usuário engajado são perigosos. A argumentação é coerente, e há uma verdadeira demonstração de que os CEOs e acionistas das empresas de redes sociais, como Facebook e YouTube, não se importam com as implicações sociais de seu modelo de negócio.

É uma leitura fundamental para entender a ascensão da bizarrice que vimos nos últimos anos e temos visto hodiernamente.