The Chaos Machine

The Chaos Machine Max Fisher

Resenhas - The Chaos Machine

Mariiebomfim 17/05/2024

Verdades difíceis de ler
Um livro cansativo (por conta da quantidade de informações), mas extremamente necessário. Por vezes, indigesto...

Como pode haver inúmeros relatos e provas de funcionários mostrando a perversidade do algoritmo das redes sociais que impulsiona apenas com o propósito de vc ficar mais tempo no app fazendo com que extremista e informações falsas estejam no topo (mesmo sem a pessoa necessariamente pesquisar sobre isso) causando mortes e discursos de ódio, como pode que exista prova disso e as grandes empresas poderem escolher não ver ou simplesmente culpabilizar o indivíduo e não a plataforma. Como pode?

A resposta é uma só! O capitalismo!

Fiquei diversas vezes ansiosa com os relatos e achei que o final daria uma luz, mas é apenas a informação e a verdade escancarada. Talvez um grito final desse jornalista que passou anos investigando sobre Facebook, Google, YouTube e sentindo impotente diante dos braços cruzados dos donos da empresa.

Já vivemos numa distopia!

ZePPa 18/03/2024

Como toda grande obra do capilismo , neste livro vemos a dimensão catastrófica que temos de erosão da sociedade quando o lucro se sobrepõe a vida !!

Cris609 17/03/2024

Fundamental
Existem textos do jornalismo investigativo que marcam a história e que têm a capacidade de mudar padrões escusos ou, pelo menos, alertar as vítimas de atos criminosos para que não sofram mais as suas consequências.

Esse é um desses textos fundamentais. E as vítimas somos todos nós que, em poucos anos, nos tornamos reféns dos algoritmos das redes sociais. Não escolhemos o que vemos. Somos bombardeados por postagens que possivelmente aumentará o engajamento, seja ela verdadeira ou, na maioria das vezes, mentirosa.

A investigação alerta o quanto a polarização da sociedade tem sido impulsionada pelas fake news, que não são combatidas propositadamente. Quanto mais radicalizado os lados, maior engajamento e, consequentemente, maior lucro as plataformas terão.

E, com esse objetivo em foco, as redes acabam levando pessoas comuns a um estado paralelo de desinformação, deixando-as cegas diante da realidade, fomentando guerras, mortes e crimes bárbaros.

Conhecer os males desse novo mundo é essencial para nos proteger desse tipo de inimigo invisível. Olhar com atenção para quais mãos estão guiando a marionete do mundo é fundamental para não ser manipulado. Leiam e descortinem as suas vistas!

Pedro3941 14/03/2024

Você está vivendo uma distopia digital!
Li uma frase há algum tempo que se aplica muito bem à ideia desse livro: "Ratos morrem em uma ratoeira pois não entendem o motivo de o queijo ser grátis." Não me lembro do nome do autor nem da origem, mas o livro segue um raciocínio básico parecido. Nessa obra incrível, as redes sociais adotam o papel do "queijo" e a "ratoeira" acaba sendo invisível.

O livro aborda diversos aspectos e é extremamente completo, sendo provavelmente uma das melhores leituras que já fiz. Senti-me empolgado, chocado e quase a todo momento tive um choque de realidade.

Ao abordar toda a evolução das principais redes sociais, o livro nos mostra quais foram os designs das redes e quais são seus objetivos, por que as redes sociais mudaram e como elas mudaram, qual o real objetivo dessas redes sociais, fique tranquilo, o livro não conduz para o clichê do "lucro" e se mantém nele, nesse livro podemos perceber que há algo a mais além disso, tenha como exemplo um investidor que disse que ao buscar talentos e startups para investir no vale do silício, buscava pessoas com "brilho de pirata" no olhos. Essa percepção e todas as outras que o livro passa são embasadas por meio de declarações, delações, etc..., o que acaba criando um aspecto de realidade muito forte para o livro, evidenciando o que ele é.

Para finalizar, o livro aborda o tema das IAs nas redes e como o design baseado em algoritmos é asqueroso, entendendo que nem mesmo os criadores das inteligências artificiais entendem como elas funcionam e as consequências deste uso para elas, onde basicamente elas utilizam das nossas fragilidades cerebrais evolutivas sem qualquer freio seguindo a finalidade que os designers definirem.

É um livro incrível, a única ressalva fica sobre uma possível tendência do autor para criticar movimentações de extremização à direita, senti falta do oposto. Contudo, isso é apenas um detalhe em um ou dois capítulos no final do livro e que é justificado pela tendência do algoritmo para esse lado, nesse sentido, não tira qualquer mérito da leitura. Leitura essa que é simplesmente incrível e necessária!
122333444455555 31/03/2024minha estante
?Quando o serviço é gratuito, o produto é o consumidor.?

Edu 11/02/2024

Un alerta óbvio
O livro destrincha as relações entre as plataformas de mídias sociais e a disseminação de fake news. Explica como funcionam as redes sociais e a que(m) servem.

O livro é excelente quando foca o embate entre donos das redes sociais e a politica. Brilha tambem ao fazer um breve perfil de quem cria nossas redes.

Apesar disso, o livro é muito inchado ao focar demais nas consequências do uso irresponsável das redes ou de como os algoritmo levam pessoas a cometer atrocidades.

O ponto mais fraco é a parte investiga que traz conclusões que todo mundo já sabe. O livro funciona mais como um alerta do que ta rolando e uma explicação do óbvio.

majuluna 03/02/2024

Algoritimo
Um livro com notícias difíceis de serem lidas, mas que todos que estão conectados às redes sociais desde 2016, principalmente, sabem o quão verdadeiro é tudo o que foi contato?
Todo mundo com certeza conhece alguém que se tornou extremista da noite para o dia?
Todo mundo conhece alguém que passa 24h no celular e que esqueceu da vida real..
O triste é pensar que todo o caos é focado na maximização dos lucros das plataformas.

Leitura interessante e necessária para se ter um senso crítico sobre o mundo atual.

Angela.Ataide 01/02/2024

Faz muitas reflexões sobre a influência que as redes sociais têm na vida das pessoas, principalmente o lado negativo. Muito interessante.

Gois 29/01/2024

Esse talvez seja um dos maiores contrassensos da minha vida: saber que as redes sociais fazem mal a vida das pessoas e a saúde mental delas... mas participar delas, postando sobre saúde e saúde mental. Penso nessa ambivalência com frequência. Esse livro não fala exatamente sobre isso, mas fala muito mal das redes sociais, seus algoritmos (que ninguém sabe como funciona) e de vários momentos em que elas foram veículos de acontecimentos ruins. O livro não fala do impacto individual, mas do impacto social e geral que essas redes podem trazer, dividindo, polarizando, colocando em bolhas as pessoas. Alguns dirão que elas são apenas reflexos das questões humanas, mas na realidade (e esse é o ponto do livro) as redes sociais "amplificam males sociais". O livro é bom, cansa um pouco em algum momento e poderia ter umas 100 páginas a menos. Mas é uma boa leitura, muito informativa, cheia de referências. Recomendo.

willianrassis 22/01/2024

De alguma forma, achei que a leitura deste seria mais fácil, mas o a realidade foi outra. com o uso de termos mais acadêmicos e períodos grandes e complexos, a leitura se arrastou. me sentia cansado ou com sono rapidamente. no entanto, no geral, adquiri muito conhecimento sobre redes sociais. tinha noção da dimensão do impacto das redes sociais, mas não sabia como estes afetavam na prática. uma boa leitura, se você tem tempo.

Fábio Perrucci 18/01/2024

Internet do caos
A máquina do caos. Como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo" é um resultado aprofundado de diversos casos de como a internet manipula as pessoas e contribui para a disseminação notícias espetaculosas e falsas. Nele, o autor e jornalista Max Fisher, traz diversos casos reais que embasam as suas teorias. Altamente recomendável.

Bianca.Drewnowski 17/01/2024

9/10
Pelo tamanho do livro achei que pudesse ser uma chatice, mas não! O livro tem um ritmo legal, e cada página é necessária, a parte que retrata o descaso das redes sociais no Brasil e sobre o incidente do capitólio foram as minhas preferidas. Aprendi muito com o livro, com certeza vou passar a criticar as redes sociais com mais afinco, Markquinho Zucke tem sangue nas mãos!!!!

Bruno 15/01/2024

Você está sendo manipulado
Bem diferente de outros livros que tratam do assunto, esse é o que traz o cenário mais realista com diversas pessoas que trabalham ou trabalharam nas Big Techs falando sobre as problemáticas das redes sociais. Longe de ser alarmista ou sensacionalista, o livro mostra com embasamento como as redes sociais são uma verdadeira Máquina do Caos.

Não se trata de máquinas dominarem o mundo pegando em armas de fogo, talvez, o cenário seja bem pior e eu acredito que seja. As redes sociais estão manipulando a política e semeando o ódio. Se você tem redes sociais, você está sendo manipulado. Não se trata de achar que você pode não se deixar manipular, os algoritmos foram construídos para manipularem, tudo que você vê e o que não vê foi arquitetado por algoritmos que só visam o lucro enquanto te mantém numa bolha cada vez mais restrita de pessoas que pensam igual você. Não há como usar as redes sociais com sabedoria porque o propósito dos algoritmos é outro.

O conteúdo é amplo mostrando muitos detalhes de como funciona a Máquina do Caos. Exemplos até demais que uma hora fica cansativo. São histórias reais de como as Big Techs semearam o ódio por meio dos algoritmos de suas redes sociais. Pessoas que tiveram suas vidas drasticamente prejudicadas e quem sabe se um dia voltaram a terem suas vidas de volta ao normal.

É o roteiro que nenhum autor de ficção científica conseguiu prever, visto que ninguém conseguiu prever a internet, e é bem pior do que muitos cenários criados por esses autores. E o cenário só tende a piorar. Nada que as redes sociais possam ter trazido de bom consegue minimamente amenizar todos os danos que elas vem causando. Pode ser que seja tarde quando percebermos que as redes sociais, do jeito que são hoje, precisam ser extintas porque causam danos irreparáveis demais a sociedade. Talvez, o nome de CEOs das Big Techs figure entre as piores pessoas que já viveram na terra. É se você acha que isso é sensacionalismo, te convido a ler o livro e ver por si só os malefícios que essas pessoas mesmo sabendo, resolveram causar.

Espero que tenhamos volta para uma sociedade menos cheia de ódio. Espero que não seja tarde demais para parar a Máquina do Caos.
missi-dominique 15/01/2024minha estante
Bruno, me desliguei das minhas redes sociais em meados de 2017, foi um parto me desvincular de verdade dessa vida. Concordo com tudo que você disse, recentemente o caso da menina Jéssica me deu uma dimensão ainda maior dessa loucura que vivemos. Eu sou muito apocalíptica (no sentido de crer no Apocalipse kkk) pra acreditar numa melhora nesse cenário, preocupante demais

Bruno 15/01/2024minha estante
Dominique, também saí das redes sociais. Não foi muito difícil porque nunca fui um "heavy user", mas o sentimento de me livrar foi imenso. É cada caso um pior que o outro e os CEOs alimentam com os algoritmos.

missi-dominique 15/01/2024minha estante
Uma máquina de dinheiro! Pior que mesmo de fora ainda sofremos influência. A experiência de conversar com alguém novo pessoalmente é bizarra às vezes, cada um com as percepções de mundo que o algoritmo construiu. ???

Bruno 15/01/2024minha estante
Isso quando consegue conversar que a pessoa não tá com a cara o tempo todo no celular. ??

Real, mds.

Regis 21/01/2024minha estante
Concordo com sua resenha e gostei muito dela, Bruno. Nunca tive Facebook nem Instagram, o máximo que consegui aderi foi ao Skoob.

HenryClerval 21/01/2024minha estante
Tive redes sociais até o ano passado, mas algumas coisas que aconteceram nos últimos anos me fizeram descartar todas elas. Ótima resenha. ???

Roberto.Lordelo 14/01/2024

Leitura urgente!
O trabalho em questão realiza uma denúncia de como as ditas redes sociais estão transformando a sociabilidade e potencializando comportamentos perigosos em diferentes sociedades atuais.
Em uma escrita fluida, o autor apresenta anos de pesquisa sobre as redes sociais, e dialogando com diferentes especialistas, chama atenção para os perigos que elas podem nos fazer correr por estarmos sob a influência de seus algoritmos.

Bi Bueno 22/12/2023

A máquina do caos
Lembro das primeira reportagens sobre o impacto das redes sociais no aprendizado de crianças e adolescentes e o Vale do Silício sempre sendo citado como exemplo, já que lá as crianças aprendem à moda antiga, sem acesso a celular e redes sociais.
Hoje a gente sabe o porquê: os caras sabiam o tamanho da merda desde o começo e protegeram suas crianças. Mas ganham muito dinheiro com as outras?