A máquina do caos

A máquina do caos Max Fisher

Resenhas - The Chaos Machine

Angela.Ataide 01/02/2024

Faz muitas reflexões sobre a influência que as redes sociais têm na vida das pessoas, principalmente o lado negativo. Muito interessante.

Gallotti Kenicke 16/11/2023

Foooooooda demais
Me perdoem o palavrão, mas excelente livro! Triste porque só comenta coisas reais não muito boas que aconteceram devido às redes sociais, mas excelente pra se ter a dimensão do que elas podem causar nas nossas vidas e o porque é tão importante ter regulamentação para todas elas. LEIAM!

Madalenamota 11/10/2023

Vivemos numa distopia
Esse livro me assustou de verdade, senti que vivemos numa distopia em que os robôs já dominam o nosso mundo.

Os criadores das redes sociais não SABEM como os algoritmos funcionam de fato e eles são projetados para mater as pessoas o mais tempo possível na plataforma.

Então até onde os algoritmos vão para cumprir seu objetivo?

E a resposta é triste

Os algoritmos impulsionam postagens com mais ódio, ideologia, fake news e etc.

Eles foram criados apenas pensando em aumentar os lucros, não se pensa no certo, no errado, no que faz realmente bem ou não para a sociedade.

Ju Ajax 04/06/2023

O conteúdo do livro é excelente para entender como as mídias sociais estão afetando o nosso comportamento.

O autor foi fundo para descortinar o poder das informações disseminadas nas redes sociais, sobretudo na amplificação dos discursos de ódio. Indico muito!

Beatriz3297 21/12/2023

Cansativo
É um livro com conteúdo muito legal, interessante e muito relevante, dá vontade de excluir todas as redes sociais kkkkk mas, pra mim, foi uma leitura muuito arrastada, até chata às vezes, não sei se são os capítulos muito longos, a escrita, formatação etc

Lucy 21/08/2023

Sem saída
Esse livro me deixou muito chocada, pois ele mostrou como não só as possibilidades de países pobres e pouco desenvolvidos como países desenvolvidos estão nas mãos da desinformação de um modo muito perigoso.
Não é novidade que a manipulação da informação é um modo de garantir violencia e impedir que haja evolução social, haja vista o que as ditaduras sempre fizeram, porém o modo que tem-se feito é muito assustador. Fico imaginando como os estudiosos da mídia nazista se sentiam e acho que tive uma pequena mostra lendo esse livro.

Fábio Perrucci 18/01/2024

Internet do caos
A máquina do caos. Como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo" é um resultado aprofundado de diversos casos de como a internet manipula as pessoas e contribui para a disseminação notícias espetaculosas e falsas. Nele, o autor e jornalista Max Fisher, traz diversos casos reais que embasam as suas teorias. Altamente recomendável.

Gois 29/01/2024

Esse talvez seja um dos maiores contrassensos da minha vida: saber que as redes sociais fazem mal a vida das pessoas e a saúde mental delas... mas participar delas, postando sobre saúde e saúde mental. Penso nessa ambivalência com frequência. Esse livro não fala exatamente sobre isso, mas fala muito mal das redes sociais, seus algoritmos (que ninguém sabe como funciona) e de vários momentos em que elas foram veículos de acontecimentos ruins. O livro não fala do impacto individual, mas do impacto social e geral que essas redes podem trazer, dividindo, polarizando, colocando em bolhas as pessoas. Alguns dirão que elas são apenas reflexos das questões humanas, mas na realidade (e esse é o ponto do livro) as redes sociais "amplificam males sociais". O livro é bom, cansa um pouco em algum momento e poderia ter umas 100 páginas a menos. Mas é uma boa leitura, muito informativa, cheia de referências. Recomendo.

Lulu 20/08/2023

Um livro essencial
Não é uma leitura fácil. A escrita do autor não é fluida e a tradução manteve essa característica. Porém, as informações e temas acabam te prendendo e aí é só ladeira a baixo. O livro retrata a triste realidade da nossa sociedade afundada em ideologia e manipulação visando lucro.

Jamille Madureira 26/06/2023

?Para vários pesquisadores sérios, analistas ou defensores de direitos humanos, tudo se resume a alguma versão do ?off?. Seria uma internet menos sedutora (?) Mas todas as provas também sugerem que seria um mundo em que menos professores seriam perseguidos até terem que se esconder, menos famílias seriam queimadas vivas na própria casa devido a revoltas alimentadas por boataria, menos vidas seriam arruinadas pela infâmia ou pela falsa promessa de extremismo. Menos crianças seriam privadas de vacinas capazes de salvar sua vida ou expostas à sexualização indesejada. Talvez até menos democracias seriam dilaceradas pela popularização, pelas mentiras e pela violência.? (p. 447)

Suzana Mendonça 27/05/2023

Leitura essencial
O livro é fruto de uma pesquisa extensa sobre as redes sociais e seu impacto na rotina humana, especialmente quanto aos aspectos que empurram os usuários ao extremismo.

O autor relembra as sementes do extremismo em episódios como o Gamergate e outras investidas online contra usuários ocorridas em plataformas como Reddit e 4chan, até as sucessivas mortes derivadas da disseminação de ódio nas mais populares redes sociais em países como Mianmar, Índia e Sri Lanka.

O livro aborda, ainda, o preceito da economia da atenção que, visando a ampliação do lucro, impulsiona as plataformas a aumentar o tempo de uso das pessoas por meio de mecanismos de controle de atenção nas redes sociais, como o sistema de interação e o motor de recomendação.

Certamente a leitura mais essencial do momento, principalmente por entregar ao leitor o conhecimento necessário para que se possa refletir e agir de forma diferente ao utilizar as redes sociais.

ZePPa 18/03/2024

Como toda grande obra do capilismo , neste livro vemos a dimensão catastrófica que temos de erosão da sociedade quando o lucro se sobrepõe a vida !!

Bianca.Drewnowski 17/01/2024

9/10
Pelo tamanho do livro achei que pudesse ser uma chatice, mas não! O livro tem um ritmo legal, e cada página é necessária, a parte que retrata o descaso das redes sociais no Brasil e sobre o incidente do capitólio foram as minhas preferidas. Aprendi muito com o livro, com certeza vou passar a criticar as redes sociais com mais afinco, Markquinho Zucke tem sangue nas mãos!!!!

willianrassis 22/01/2024

De alguma forma, achei que a leitura deste seria mais fácil, mas o a realidade foi outra. com o uso de termos mais acadêmicos e períodos grandes e complexos, a leitura se arrastou. me sentia cansado ou com sono rapidamente. no entanto, no geral, adquiri muito conhecimento sobre redes sociais. tinha noção da dimensão do impacto das redes sociais, mas não sabia como estes afetavam na prática. uma boa leitura, se você tem tempo.