A máquina do caos

A máquina do caos Max Fisher

Resenhas - The Chaos Machine

majuluna 03/02/2024

Algoritimo
Um livro com notícias difíceis de serem lidas, mas que todos que estão conectados às redes sociais desde 2016, principalmente, sabem o quão verdadeiro é tudo o que foi contato?
Todo mundo com certeza conhece alguém que se tornou extremista da noite para o dia?
Todo mundo conhece alguém que passa 24h no celular e que esqueceu da vida real..
O triste é pensar que todo o caos é focado na maximização dos lucros das plataformas.

Leitura interessante e necessária para se ter um senso crítico sobre o mundo atual.

Edu 11/02/2024

Un alerta óbvio
O livro destrincha as relações entre as plataformas de mídias sociais e a disseminação de fake news. Explica como funcionam as redes sociais e a que(m) servem.

O livro é excelente quando foca o embate entre donos das redes sociais e a politica. Brilha tambem ao fazer um breve perfil de quem cria nossas redes.

Apesar disso, o livro é muito inchado ao focar demais nas consequências do uso irresponsável das redes ou de como os algoritmo levam pessoas a cometer atrocidades.

O ponto mais fraco é a parte investiga que traz conclusões que todo mundo já sabe. O livro funciona mais como um alerta do que ta rolando e uma explicação do óbvio.

Mariiebomfim 17/05/2024

Verdades difíceis de ler
Um livro cansativo (por conta da quantidade de informações), mas extremamente necessário. Por vezes, indigesto...

Como pode haver inúmeros relatos e provas de funcionários mostrando a perversidade do algoritmo das redes sociais que impulsiona apenas com o propósito de vc ficar mais tempo no app fazendo com que extremista e informações falsas estejam no topo (mesmo sem a pessoa necessariamente pesquisar sobre isso) causando mortes e discursos de ódio, como pode que exista prova disso e as grandes empresas poderem escolher não ver ou simplesmente culpabilizar o indivíduo e não a plataforma. Como pode?

A resposta é uma só! O capitalismo!

Fiquei diversas vezes ansiosa com os relatos e achei que o final daria uma luz, mas é apenas a informação e a verdade escancarada. Talvez um grito final desse jornalista que passou anos investigando sobre Facebook, Google, YouTube e sentindo impotente diante dos braços cruzados dos donos da empresa.

Já vivemos numa distopia!