Yumi and the Nightmare Painter

Brandon Sanderson

Resenhas - Yumi and the Nightmare Painter

Queria Estar Lendo 15/03/2024

Resenha: Yumi and the Nightmare Painter
Yumi and the Nightmare Painter é o terceiro livro do Projeto Secreto. Uma história sobre amor à arte, sobre a estranheza da conexão entre duas pessoas de realidades completamente distintas existindo dentro de "um mesmo corpo".

Yumi é uma yuki-hijo. Ela é a escolhida do seu povo para seguir rituais diários a fim de agradar os espíritos e conseguir a cooperação deles para as tarefas de outras pessoas. Foi encontrada ainda pequena, e levada da família para cumprir seu dever. O dever é tudo que ela é e sempre será.

O Pintor caça pesadelos. Ou quase isso. Ele patrulha as ruas da cidade onde vive e, sempre que encontra um pesadelo corpóreo, pinta uma versão alternativa e inofensiva dele. Bambus, geralmente. O Pintor gosta de pintá-los como bambus, porque é fácil e não demanda tempo. Se um pesadelo alcançá-lo, vai drenar seus sonhos e sua existência.

Yumi e o Pintor não tem nada a ver um com o outro. Porém, durante um ritual com os espíritos, Yumi recebe uma missão: salvá-los. Como? Ela não faz ideia. Mas acorda na realidade do Pintor, usando a presença dele com o seu corpo. E, quando descansa, o Pintor acorda no seu corpo, como a yuki-hijo. Os dois participam dessa troca como "fantasmas", sem poder participar da própria realidade.

Para salvar os espíritos, ou o que quer que seja essa missão, Yumi precisa da ajuda dele. E o Pintor precisa da dela, porque tem um pesadelo corpóreo assombrando a sua cidade.

Yumi and the Nightmare Painter é a história favorita do Brandon Sanderson do Projeto Secreto. E, depois de ler, eu consegui entender o motivo.

Esse livro é um ode à arte e à criatividade. Fala muito sobre criação, sobre contar histórias, sobre se deixar levar pela vontade de criar. Pegou bem no meu coraçãozinho de escritora, porque falou exatamente do jeito que eu me sinto toda vez que quero dar vida a alguma história.

A história de Yumi e do Pintor (que tem um nome, mas prefere ser chamado assim) é tão bonita! É uma história estranha, de começo desajeitado, como todo romance também é. Através dos seus personagens, nos apresenta esses mundos distintos e únicos.

Um deles, uma noite eterna, com tecnologia e modernidade e iluminação guiadas por luzes hion. Outro, próximo demais do próprio sol, é quente e desajeitado, dependente de tradições antigas e pouco desenvolvido tecnológica, mas muito dedicado e honrado.

A história de Yumi and the Nightmare Painter é narrada pelo Hoid. Sim, lembra dele? O cara lá de Tress, A garota do mar esmeralda (e de outra infinidade de coisas da Cosmere). Porque sim! Esse livro se passa na Cosmere, e se passa muito nela, inclusive.

É o livro do Projeto Secreto que mais cita coisas do universo compartilhado, recheado de easter eggs e de menções a coisas que, para quem tem familiaridade com os outros livros, vão encher seus olhos. Se você, no entanto, não leu nada da Cosmere, não se preocupa! O Hoid explica o que é importante pra essa história, porque ela é única.

O Hoid, aliás. Que figura. Eu amo essa entidade-bardo multidimensional.

"Tem uma certa insanidade que define artistas. A habilidade intencional de ignorar o que existe."

Outra personagem importante pra essa história é a Design. Que, assim como o Hoid, tem um papel essencial na Cosmere. Aqui, ela é dona de uma loja de macarrão. E tem muitas opiniões para dar. Tem outros nomes que muito importam para a história; das leais cuidadoras da Yumi aos colegas ressentidos do Pintor. Todos enriquecem a trama principal, e dão sentido aos dilemas que os personagens vivem.

Yumi and the Nightmare Painter tem um ritmo calmo. As coisas acontecem no seu tempo, importando muito mais a jornada dos personagens do que qualquer outra situação.

"Eu amo me sentir assustada. Eu amo ser capaz de permanecer."

A da Yumi envolve se libertar do ciclo de controle e abuso que tem vivido. Aos poucos, ela entende quem foi obrigada a ser, e procura nela mesma, e nessa circunstância absurda, uma chance de existir além do seu dever.

A do Pintor é muito sobre coragem e sobre verdade. Verdade sobre seu talento, sobre seus segredos, sobre o que ele busca em sua vida solitária pintando bambus para espantar monstros.

"A arte é sobre intenção, Yumi."

O romance é um slow burn muito slow. Não espere aqui uma romantasia, porque o livro não é isso. Yumi and the Nightmare Painter é uma história de amor, sim, mas amor além do romance. Amor ao pertencimento, à criatividade, à liberdade, aos recomeços. À arte, principalmente, e a encontrar você mesmo nela.

A arte é o coração desse livro. Desses personagens. Yumi e sua arte com as pedras. O Pintor e suas telas em branco. Os pesadelos, os mundos, a troca de corpos. Tudo isso importa porque está conectado com quem eles serão no fim dessa trama.

Vai te fazer sorrir e te fazer chorar na mesma medida. E termina numa nota que poderia ser agridoce, mas oferece esperança. É lindo, é cheio de amor, é cheio de esperança. Algumas histórias têm finais tristes porque precisam. Mas o caminho até ele, e o que isso significa para o poder do final, é o que realmente importa.

"Porque, de alguma maneira, o amor proibido tinha um gosto mais doce."

Yumi and the Nightmare Painter é um livro lindo. Quando termina, deixa saudade. As histórias do Projeto Secreto variam entre aventura e emoção, como todas as grandes histórias devem fazer. E esse aqui é, com certeza, o melhor exemplo de como criar com amor gera obras primas.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2024/03/resenha-yumi-and-nightmare-painter.html
Torugoð¦ 15/03/2024minha estante
O MAIOR DE TODOS....

RobertaToussaint 26/05/2024minha estante
Que resenha linda.

Queria Estar Lendo 26/05/2024minha estante
Obrigada

Henrique 08/07/2023

Yumi and Nightmare Painter
Esse é o terceiro projeto secreto que o Brandon escreveu na pandemia e é de longe o meu livro favorito até agora Yumi and Nightmare Painter é diferente de qualquer livro que o autor já escreveu ele se passa na Cosmere universo compartilhado do Brandon e traz muitas inspirações na cultura coreana e japonesa bem como animes e mangás com um destaque de inspiração do famoso your name e também em um jogo que de videogame chamado final x que o autor gosta muito e eu também kkkk nessa história acompanhamos dois protagonistas a Yumi e o Painter que são de mundos diferentes mas que vai precisar ajudar um ao outro e somos apresentados aos seus respectivos mundos eu adorei a temática dos mundo apresentados aqui e também os personagens de cada mundo a Lyun do mundo da Yumi que é fantástica e também os amigos do Painter como Akane Tojin e Masaka entre outros que teve um desenvolvimento legal junto com os protagonistas sem falar na menção honrosa da Design que pra quem leu outros livros da Cosmere sabe quem ela é e sempre que ela aparece rouba a cena e sem falar também do nosso querido Hoid que além de narrar essa história incrível também aparece nela de uma forma impagável kkkkkkk enfim Yumi and Nightmare Painter é mais uma obra prima do Brandon que merece ser aclamada por todos eu amei muito essa história simplesmente 5?+??.
May;; 13/07/2023minha estante
Para ler esse tem que ter lido todos os outros dele? Só li mistborn

Henrique 13/07/2023minha estante
Não precisa só tem umas poucas referências pra quem já leu tudo dele mas dá pra ler de boa como um livro isolado e até mesmo começar por ele ?

May;; 13/07/2023minha estante
Obrigada

Rodrigo 15/07/2023

Fantasia e Arte
Esse livro me tocou em muitos pontos, principalmente poruqe me identifiquei muito com o Nikaro. A história é sensacional, o worldbuilding excelente como sempre para o Brandon. As ilustrações são maravilhosas. E o Hoid como narrador foi fantástico. Mais uma incrível história da Cosmere.

André 08/08/2023

Os projetos secretos do Brandon são muito interessantes. Se em Tress ele discute sobre a escrita e a forma de contar historias, quase uma autorreflexão, em Yumi ele fala sobre arte e amor. E faz isso de uma forma muito mágica. O universo criado para esse livro é denso e o começo pode parecer lento, mas esse é um slowburn que compensa todo o esforço no final. O ato final é totalmente satisfatório e interessante. O romance do livro é totalmente clichê, mas isso não retira nenhum mérito da história, ele continua sendo muito envolvente. E por esse livro ser um presente para sua esposa, eu entendo o que ele quis fazer com o final. Por fim, acho que vale muito a leitura, principalmente se você já tem uma bagagem da Cosmere.

Gabs 16/07/2023

Não o melhor do Sanderson, mas certamente é mais diferente
Neste terceiro volume dos quatro do Projeto Secreto, que é essa loucura do Brabdon Sanderson, retornamos a Cosmere, seu universo compartilhado, e obra prima. E caras, mesmo sendo um fã assíduo do autor e tendo ele como favorito, tudo aqui é tão diferente. Hoid petrificado e a Investidura se relacinando muito mais com objetos (pedras e tintas), do que com os humanos. Uma loucura prazerosa de se envolver.

Diferente de todos os os outros livros de alta fantasia do autor que compõe a Cosmere, o Sanderson não está preocupado ou ao menos não parece, em nos apresentar um complexo sistema de hard magic que funciona como ciência, tramas políticas complexas e batalhas épicas, mas sim, se centrar na construção e desenvolvimento dos personagens, bem como a relação da Yumi e do Pintor que vai se desenrolar ao longo do livro e quebrar nossos corações em alguns momentos.

Mesmo que eu tenha dito que é um o livro mais diferente do Sanderson, ainda é claramente é um livro dele, é a narrativa característica dele. Apesar de Hoid estar narrando a história, acompanhamos Yumi e o Pintor, em duas vidas cotidianas, até que um evento acaba por mudar tudo na vida deles e passamos a acompanhar seu dia a dia.

Brandon usou de muitas referências para compor o tom a narrativa na história, de maneira intencional, como Hikaru no Go, Yu-Gi-Oh e Final Fantasy, o que poderia ser um desastre nas mãos de outros autores, aqui acabou melhorando muito a experiência do leitor com a obra. Komashi é certamente um planeta fascinante como todos os outros da Cosmere, mas a junção de requintes do Japão feudal com a Coreia do Sul contemporânea, coroa o planeta com um charme único.

O trabalho gráfico do livro está lindo, as ilustrações realmente são estonteantes e de fazerem os olhos brilharem. Quando você como leitor para pra fazer uma assimilação entre as ilustrações e as descrições do ambientes e cenários, fica impossível não traçar um paralelo entre o livro e as obras de Makoto Shinkai, como Your Name e seus outros filmes. Aliás, fica aqui a recomendação de realizar a leitura do livro ouvindo o álbum Your Name da banda RADWINPS. Acreditem, é a trilha sonora perfeita para esse livro (também não descartem Midnights e Folklore da Taylor Swift).

Eu não sou nenhum leitor de romances, mas aqui fica claro como habilmente Sanderson soube conduzir a questão romântica entre Yumi e Nikaro de maneira talentosa, fazendo queimar lentamente de uma pequena fagulha até um incêndio que te faz se importar apenas com o que acontecerá com os dois e seus respectivos mundos. Enquanto todas as outras questões envolvendo o livro são desenvolvidas ao redor disso, alienação religiosa, a corrupção policial, entre outros temas. Tudo tecido em uma teia que se conecta simetricamente e faz sentido.

O ritmo do livro é demasiadamente assertivo, por tanto, podemos tanto ler o livro inteiro de uma vez em uma tarde (como eu fiz) ou saborear lentamente cada página no decorrer de dias. Sanderson foi implacável em aplicar duas Sanderlanches neste livro, em uma, acompanhamos a batalha frenética dos Pintores contra os Pesadelos, e na outra na qual se discorre toda a última parte do livro, temos atenção voltada para que o Sanderson realmente resolveu trabalhar nesse livro, a relação dos personagens, e a relação humana com a arte. Além de como toda a questão e volvendo Yumi e Nikaro se resolve, e não se enganem, Sanderson não nos poupa, e depois de nos apresenta, desenvolver e construir seu melhor casal por 400 páginas, ele não se importa em esmagar nossos corações. Mas no final, você vai ficar com o coração aquecido ao terminar de ler o livro e o tipo de história que o Sanderson resolveu contar aqui.

Ah, e mesmo que esse seja um romance autônomo e você não precise ler nada da Cosmere para apreciar essa leitura, são tantas perguntas que são levantadas. Quem matou o Shard que habitava Komashi? Seria Odium? O que é camada negra que cobre toda a órbita do planeta? A petrificação do Hoid seria parte da resposta para o motivo de prata não ser um metal alomantico em Scadrial? Os Shards podem escolher se em seus planetas a Investidura vai ter uma integração maior com os seres humanos ou com os objetos/substância? Até então tínhamos a suposição que todos os Shards eram homens, mas em uma fala do Hoid aqui em Yumi, fica a se entender que haviam mulheres (dragões e outros seres sencientes não humanos) na morte de Adonalsium. Então o que aconteceu para todos os Shards tenham se tornado homens humanos? E por fim, no final do livro, para onde Hoid está escapando? Será que é para o próximo Projeto Secreto? Ou para a longínqua quarta era de Mistborn?

Mangá, anime, doramas, música, cinema, teatro, não importa qual seja a forma, Sanderson decide abordar como tema de Yuri and the Nightmare Painter, a importem da arte, e apesar de não responder o questionamento, mas deixar para que o leitor chegue a sua própria resposta, acaba entregando um livro marcante, sagaz, e que te faz ter a sensação de estar lendo de verdade. Mais um acerto do autor.

Andriq.Goncalves 08/07/2023

Eu sou feliz e triste ao mesmo tempo.
Esse Secret Project É DIVINO.

Meu Tress foi perfeito, incrível, maravilhoso e tudo mais....
Só que Yumi and The Nigthmare Painter roubou meu coração....
Aqui a gente vai ter um Brandon Sanderson que deixa o Worldbilding de lado(só um pouco msm) e vem desenvolver mais a jornada de crescimento dos personagens, um livro incrivel e lindo tocante que vem narrando como a Arte pode salvar vidas e que não se pode criar arte sozinho em seu significado.
Eu amei como aqui temos personagens que tem certa funções na sua sociedade, apesar de cada um ter uma cultura diferente, e eles tem que compartilhar um com o outro dessa função para poder resolverem o problema central.
O que deixa esse livro mais incrivel é como o Brandon brinca com as palavras e faz uma narrativa em cima da famosa crise dos 20 anos, onde os personagens começam a se questionar se realmente valem a pena a vida que tão levando e se realmente estão vivendo ou só sobrevivendo em cima de uma função imposta a eles.
Eu me apaixonei pelos protagonistas e por seus medos e inseguranças sem falar em momentos q tive q respirar fundo e pensar "Oh isso aqui ficou pessoal demais". Sem duvidas um bom livro para se aproveitar e deleitar com toda essa jornada não só de herois que salvam mundos mas de pessoas que se salvam e curam umas as outras, um livro magnifico que mostra como todo peso de insuficiência que se pode carregar pode ficar leve quando se tem alguém que entenda e que já esteve nesse mesmo lugar.

E pra finalizar quero dizer uma coisa só: Aqui se encontra a melhor dupla que a Cosmere já viu Hoid e Design simplesmente maravilhosos, sem falar em como a Design rouba a cena o que pra mim foi uma das melhores escolhas do Brandon de deixar o Hoid mais de lado e termos essa troca com essa Spren que é perfeita, sem falar que o Hoid narrando a historia com essa ar de Drama ficou simplesmente perfeito digno de todos os aplausos do mundo.

Esse aqui é daqueles que vc chora e ri se emociona e ainda quer bis ansioso por mais desse mundo e desses personagens.

anapmoscoso 04/02/2024

Absolutamente perfeito!
Eu ia postar as últimas linhas do livro aqui porque eu achei simplesmente a coisa mais linda do mundo, mas aí eu pensei não, deixa pra lá, é sacanagem. Dito isso, esse livro me proporcionou uma das leituras mais divertidas da vida. Eu dei boas risadas, AMEI os protagonistas, AMEI a relação entre eles, AMEI como eles são ingênuos e, ao mesmo tempo, decididos. O romance é LINDO DEMAIS e eu sei que eu sempre tô aqui falando o quanto esse autor é sensacional, mas é impossível não ficar repetindo quando ele consegue ser maravilhoso em tudo que se propõe a fazer. Seja uma fantasia épica, uma ficção científica ou uma romantasia.

Como se não fosse suficiente, ainda tem as ilustrações BELÍSSIMAS que são um show a parte.

Duda 25/07/2023

Mais um livro muito bom do Sanderson. Gostei bastante, adorei as influências da cultura japonesa e coreana, algo incomum nos livros dele. Os projetos secretos que li foram incríveis, recomendo.

Bec4 12/07/2023

Alexa, toca This is me trying by Taylor Swift...
Yumi and the Nightmare Painter, o terceiro livro dos quatro projetos secretos escritos pelo Brandon no período da pandemia. Eu amei demais Tress, mas Yumi está em outro patamar, tornando impossível fazer uma comparação quando o terceiro Projeto Secreto faz a gente terminar a leitura já ligando para adiantar a sessão de terapia da semana.

O brandon fala no Postscript que queria escrever uma história onde os personagens aos nossos olhos tem empregos fantásticos, mas que para eles, é só mais um emprego qualquer. E isso, foi executado maravilhosamente, Yumi e Painter são os dois protagonistas desse livro, e a princípio quando os conhecemos, a primeira impressão é que os dois não poderiam ser mais diferentes um do outro, mas conforme eles vão se conhecendo e a relação deles vai sendo desenvolvida, a gente percebe que eles tem muito mais em comum do que a gente e eles mesmo poderiam imaginar. Esse livro é focado na construção dos personagens e é incrível acompanhar a jornada desses dois.

Adoro como nos livros do Brandon ele sempre consegue fazer com que a gente se identifique com os personagens dele, nem que seja em pequenas ações, e em Yumi and Nightmare Painter não é diferente. Então, alerta a todos, se prepare para a crise existencial que bate forte durante a leitura dessa belezura aqui.

Além, desses dois personagens maravilhosos ao qual a história se foca, temos a Design, uma personagem icônica que rouba a cena sempre que aparece e novamente acompanhamos Hoidinho, pagando por todos os seus pecados (ele tava escutando "Karma" enquanto contava essa história) preso em uma situação inusitada, em um planeta diferente e estranho da Cosmere, narrando perfeitamente a história, assim como em Tress.

Não sendo diferente dos outros livros do Brandon, Yumi traz a experiência única de levar um soco na cara com os plot twist maravilhosos que fazem a gente surtar e logo depois pegar um nariz de palhaço. A editora trama detém os direitos dos projetos secretos, então logo, logo essa perfeição chega no Brasil, e eu recomendo demais essa leitura para quem está querendo entrar nesse mundo louco que o Brandon criou.

Dempire_sa 06/04/2024

Perfeito demais
Eu evitei todos comentários possíveis desde que lançou e foi a melhor coisa. Esse livro me conquistou muito rápido, gostei dos personagens, ambientação, o que estava acontecendo. Simplesmente foi muito bom conhecer esse mundo.
Ganhou meu coração.

Bruno 08/07/2023

Confesso que ja entrei nesse livro sentindo que ia ser meu favorito dos projetos secretos. E não deu outra.
Que história linda, sempre me surpreende a facilidade que o Brandon tem de sempre reinventar um jeito de contar suas histórias. Desde a primeira pagina ja me apaixonei pelos personagens, e ainda mais pela ambientação e construção de universo.
E um adendo especial para as artes dentro do livro. Que ESPETÁCULO viu, fiquei completamente apaixonado com os traços inspirados pela cultura oriental, assim como a história.
DITO ISSO BRANDON SANDERSON EU TE AMO

Leandro Brito 18/07/2023

Mágico!
O que dizer desse livro? Um dos melhores livros do Sanderson? Um dos mais diferentes? Não concordo muito com quem responde sim para essa última afirmação: Yumi and the Nightmare Painter tem muitas características familiares dos livros do Sanderson, já que o próprio livro se passa no Cosmere. Investidure, Cognitive Shadow, Design e Hoid fazem as coisas serem familiares. Diferentemente de Tress of the Emerald Sea, em que achei a narração do Hoid estressante, aqui ele dá o ar necessário para a história, destacando a melancólica e alegria vivida pelos personagens.

O diferencial desse livro, embora, foi uma pessoa externa à história: Emily Sanderson, para quem o livro foi escrito. Percebe-se ao longo do livro como o Sanderson valorizou o romance dos personagens para agradar sua mulher. E fez isso muito bem, dando um carácter intimista à história.

Talvez não seja o livro com os melhores plots ou com um sistema mágico gigantesco e completamente insano. Ainda assim, foi um dos mais emocionantes, o que vale a leitura de cada palavra do livro.

DryBooks 25/07/2023

Gente... que perfeição!
Se vc gosta de anime, esse é o livro pra vc. A arte nele e LINDA, a historia e FOFA, e eu amei do fundo do meu coração. Só não dei 5 estrelas inteiras pq eu queria um final levemente diferente, mas essa é uma opinião só minha né? Faça um favor a si mesmo e leia!

Flora.Hasche 14/03/2024minha estante
Kkkkkkkkk entendo a frustração, pensei em abondonar muitas vezes, mas no fim acabei me apegando aos personagens por tá lendo a tanto tempo, e a hora q tudo começa a c revelar fiquei muito investida e acabei gostando. Mas tinha certeza q ia acabar o livro odiando. Yumi insuportável de mais, só fica suportável depois da metade

Maria4735 10/09/2023

Brandon, o último romântico!!!
Dos autores que um dia poderiam escrever uma história de amor, Brandon Sanderson provavelmente seria um dos últimos que eu colocaria nesse papel. Claro que ele já escreveu lindos casais nos seus livros, mas nunca foram um foco principal na história, como aqui em "Yumi and the Nightmare Painter".
E por isso eu devo agradecer imensamente a Emily, esposa do Brandon. Continue sendo essa mulher maravilhosa que inspira esse homem a escrever esse tipo de história, que claro, tem todos os traços dele, mas é apaixonante.
A história é puro amor e arte, que no fim das contas, são traduzidas em dois personagens que são muito diferentes, porém muito semelhantes em vários aspectos, e que ainda estão se descobrindo.
Tirei meia estrela apenas porque acho que o início da história foi meio arrastado, pelo menos pra mim, mas reconheço que depois dos 30% a história começa a fluir com mais facilidade e temos um fim bem típico do autor, cheio de chororo... pelo menos da minha parte kkkkkk.