Bens imobiliários

Bens imobiliários Deborah Levy

Resenhas - Bens imobiliários

Luiza 25/04/2024

Leitura intrigante, nos faz pensar sobre a vida.
Gostei da leveza da escrita
Sempre bom saber da experiência de pessoas inteligentes

anahelena.blasilemos 28/08/2023

BENS IMOBILIÁRIOS – de Deborah Levy
Não é à toa que Deborah Levy tenha intitulado de ‘Autobiografia Viva’ esta trilogia que se encerra com este livro, o terceiro portanto.
Nos dois primeiros, comentados logo anteriormente aqui, ela fala respectivamente da infância e exílio forçado, e em seguida, já na idade adulta, das adaptações e aclimatação em solo estrangeiro.
Este terceiro livro é um encontro com a mulher madura, que olha para o passado, para sua formação, para suas histórias, que faz um inventário de sua vida, de seus ganhos, suas perdas, que vai juntando as peças dos caminhos que a trouxeram até aqui.
Aqui é o tempo presente, aqui é hora de encarar novas realidades, o ninho vazio, por exemplo.É hora de reconhecer que coragem e disposição estão intactas.
É hora de saudar novas etapas, novas moradias, novos ‘modi vivendi’, cidades, amigos, tanta coisa, tantos mares, tanta vida.
Hora de se apoderar dos bens conquistados, de se arrojar em novas performances, de descartar o desnecessário, lembrando que algumas frescurinhas por vezes são muito necessárias.
Hora de começar a colher os bons frutos de sua escrita sensível, de admitir que valeram todos os sacrifícios para persistir na profissão que lhe trouxe múltiplas incertezas, mas que enfim, acabaram por demonstrar o inevitável que é seu reconhecimento público e seu sucesso internacional, tudo aceito por ela com muita cautela e discrição.
Hora de saborear a importância de ‘um teto todo seu’, como ensinava Virginia Woolf.
E também é claro, sempre é hora de dar uma espiada no futuro que afinal de contas está aqui tão perto e não custa nada dar asas à imaginação.
Quem sabe essas asas nos trazem outros bons livros, não é mesmo? Não custa nada a gente imaginar!
PERSONAGEM: Deborah Levy, a autora.
UMA CITAÇÃO: “Afinal, pensar e sentir e viver e amar com maior liberdade é o sentido da vida.”