A Casta dos Metabarões - Volume 1

A Casta dos Metabarões - Volume 1 Alejandro Jodorowsky...

Resenhas - A Casta dos Metabarões Vol. 1 (Volume 1 de 3 da COLEÇÃO METABARÕES)

J. B. 28/03/2024

O INÍCIO DE UMA EXCELENTE SPACE OPERA.
A primeira coisa que você precisa saber sobre a "Saga dos Metabarões" é que ela possue uma vida própria, sendo considerado uma excelente obra, com uma história que prende o leitor do início ao fim.

Além de ter uma arte soberba, o acabamento gráfico dado pela "Pipoca & Nanquim" tem uma qualidade tão impecável quanto a arte e o roteiro.

A história aqui, além de ser séria, nos traz alguns momentos de tragédia grega, percebidas em momentos em que os personagens são obrigados a fazer escolhas dramáticas.

O roteiro do Alejandro Jodorowsky, chileno de nascença, tem uma escrita coesa com uma quantidade menor de texto, já a arte estonteante do saudoso argentino Juan Giménez,
em muitos momentos fala por si, sem a mínima necessidade uso de palavras, essa obra consegue nos deixar com orgulho desses dois talentos latino-americanos.

A trama de ?A Casta dos Metabarões?concentra-se em apresentar aos leitores a história de uma dinastia composta de guerreiros praticamente invencíveis, que conseguem sobreviver graças a fortes laços familiares, aqui um guerreiro vai forjando um rígido código de honra e de disciplina, para que assim possa triunfar sobre inimigos cada vez mais poderosos.

Uma curiosidade, enquanto estava lendo esse Vol. I, comecei a reconhecer, mesmo sendo em um contexto totalmente diferente, algumas semelhanças com o livro ?Duna? (Dune - 1965), a obra-prima do Frank Herbert, como por exemplo a existência de uma substância valiosa e revolucionária, existente em um único planeta inóspito do Universo, uma seita obscura de Reverendas-Madres possuidores de poderes psíquicos, seres antediluvianos gigantes, profecias messiânicas, testes iniciáticos, mantras recitados para fortalecer o espírito.

Ao concluir essa alucinante viagem pelos confins do Universo conhecido, você é levado a reconhecer que a "A Casta dos Metabarões" é uma obra que merece seu respeito.

Trindade 19/03/2024

O enredo de "A Casta dos Metabarões", escrita por Alejandro Jodorowsky e ilustrada por Juan Giménez, é repleto de traições, dilemas complexos e, sobretudo, intensa violência gráfica que permeia as sucessões dos Metabarões e seus períodos de "reinado". Os traços da obra são excepcionais, conferindo vida ao roteiro de forma magistral. Os robôs, elementos destacados na narrativa, são verdadeiras joias que enriquecem a narrativa.

Igor Miranda 23/02/2024

Complexo e incrível
Eu adorei, no inicio fiquei meio perdido tive que voltar algumas vezes pra entender, porém é uma história bem interessante, é bem densa apesar de ser quadrinho pra quem gosta de ficção científica é um prato cheio , recomendadíssimo
O único ponto negativo são os robôs que narram os acontecimentos nossa eles são muito chatos.

_Jorgeft 15/02/2024

Terminei Metabarões 1 e meus amigos...

Que história foda!!!
É melhor que Incal? (Eu particularmente acho que não, Incal é outra parada que não tem como resumir akak) mas Metabarões é genial!

A união de dois mestres, Metabarões é muito mais "pé no chão" e tem uma narrativa bem mais compreensível do que Incal. As viradas e a arte do Gimenez fazendo toda a narrativa ter uma vida própria. O uso da violência e como a hereditariedade é usada na obra me impressionou bastante...

Adorei cada página, cada personagem, cada diálogo!!

Jon 07/01/2024

Surpreendeu
Do mesmo criador de Incal, sob os cuidados da Pipoca & Nanquin, está no Brasil a casta dos Metabarões; uma HQ brutal e cheia de dramas relacionados a ideia de herança, orgulho e casta. Super bem escrito e muuuito bem desenhado, é quase uma obra de arte nos traços. Logo de início pensei que era uma história pra se aproveitar do hype da série Incal, mas não é. Servindo inclusive a quem nunca leu o Incal, recomendo muito.

NandoFilter 21/12/2023

Melhor que Incal
A história dos antepassados do maior anti herói da saga Incal é de cair o queixo, esse spin-off consegue superar a história de John Difool. Em todos os capítulos possuem acontecimentos surpreendentes e que tornam essa obra ainda mais rica. Sobre a arte, não tem como não elogiar o trabalho do Giménez! Ansioso pra ler o volume 2

Dango Yoshio 30/11/2023

Um épico de sci-fi
Dois robôs, no ano de 2014, dentro do Metabunker, conversam enquanto aguardam o retorno de seu mestre Metabarão. Para afastar o tédio, contam a história da linhagem dos maiores guerreiros do universo.

Gostei muito que, além de desenvolver toda história dos Metabarões, Jodorowsky amplia e explica mais sobre o universo de Incal. E a arte é muito bonita, dá toda a dimensão grandiosa que as cenas merecem.

Pra quem curte uma boa ficção científica ou é fã de Incal ou curte histórias de intrigas familiares, pode ir sem medo!

Pedro P. R. 19/09/2023

Não me prendeu
A narrativa não funcionou comigo, a historia simplesmente não fluiu enquanto eu lia.

Não achei os protagonistas carismáticos de nenhuma das histórias.

O livro gira em torno de 2 robôs que servem os metabarões e que numa conver entre eles apresentam a historia dessa casta de guerreiros.

A história avança muito rápido e por isso é difícil se apegar aos personagens, sendo boa parte da história a narrativa por parte dos robôs com imagens para complementar o quadro.

O universo é até que interessante, mas a maneira como personagens femininos foram retratados me incomodou um pouco

Vitor701 20/08/2023

Puta q pariu uma space opera com tragédia grega.
É uma putaria de bom os desenhos são arte pura, o roteiro não é nada q vai mudar o sentido da sua vida, mas é tão bem escrito tão bem feito ele te fisga e vc não consegue mais parar é impossível(eu comprei e chegou ontem, terminei de ler hj).

Mr.Sandman 02/08/2023

O METABARÃO! O METABARÃO! VOCÊ ESTÁ QUEIMANDO OS MEUS DIODOS
Seguindo um apêndice da mitologia de Incal, temos aqui a história de um dos personagens mais BadAss da história original: O METABARÃO. Diretamente do Metabunker, somos introduzidos a histórica trágica da Casta dos Metaguerreiros, apresentada por nós a partir de conversações entre 2 robôs muito carismáticos: Tonto e Lothar.
Lothar basicamente nos representa, já que fica azucrinando o pobre do Tonto para contar todos os pormenores dessa longeza história multigeracional. A dinâmica dos 2 é maravilhosa, muito bem humorada, rendendo pérolas nos diálogos. Nesse primeiro volume passamos por 2 gerações da Casta dos Metabarões, acompanhando a história dos trisavós e dos bisavós do personagem que conhecemos de Incal.
?A história é bastante criativa e pesadíssima. Cheia de intriga palaciana, batalhas estelares e rituais de passagem. Mas nada disso seria tão impactante se não fosse o grande Jodo por trás disso tudo. Suas pirações juntamente com seus diálogos expressivos e sacanas criam a atmosfera perfeita aqui, mudando apenas o tom da história, mas mantendo parte do que faz Incal ser incal. A mudança de tom também só funciona pela presença do maravilhoso Giménez na arte. É inacreditável. Cada página parece uma pintura. É de deixar o queixo cair. O próximo volume deve continuar no passeio geracional intermediado pelos robôs sapecas e não posso esperar pra isso.

Yuri93 25/07/2023

Um suco da criatividade de Alejandro Jodorowsky
WOW! Fantástico, frenético a cada segundo, com uma série de reviravoltas e conclusões completamente sensacionais.
Não gosto tanto de mundos fantásticos, mas essa obra me fez olhar com outros olhos pra esse tipo de conteúdo. Pipoca e Nanquim não erra

Laertte 16/02/2023

A casta dos Metabarões
Através dos narradores robôs acompanhamos a evolução através do tempo dos guerreiros mais poderosos.da galáxia.
A arte é incrível, porém não consegui gostar muito da história, por vezes achei o roteiro expositivos demais.

Ricardo.Rincon 17/01/2023

Uau ???
Não tenho nem palavras para descrever as minhas emoções.
Acho que li a melhor história em quadrinhos do ano, e o ano nem começou ainda.
Nesse quadrinho acompanhamos a história da vida da casa Metabarão, desde o início.
Vemos o começo de uma família e dinastia que se institui no universo de Incal, criado por Moebius e Jodorowsky.
As artes maravilhosas de Juan Gimenez são tão boas quanto as de Moebius, isso quando, pro meu gosto, não são até melhores.
Jodorowsky já era meu autor preferido, agora com A Casta dos Metabarões ele se coloca em um pedestal que será difícil de alguém bater.
Cristiano.Cruz 21/01/2023minha estante
Terminando de ler os Mistérios do Incal para entrar de cabeça no micro universo da Casta dos Metabarões.

Ricardo.Rincon 22/01/2023minha estante
Não vai se arrepender