O segredo das lantanas

O segredo das lantanas Rafael Martins

Resenhas - O segredo das lantanas

Luiz Santiago 18/09/2023

Inesperadamente incrível
Eu não fazia ideia do que encontraria aqui. Terminei o livro boquiaberto. Uma novela forte, com bons eventos, mistérios e reviravoltas...

[Plano Crítico]
planocritico.com

isa.fsgomes 03/09/2023

O segredo das lantanas, Rafael Martins (2022)
Poucas páginas que trazem um grande mistério.
Fiquei intrigada com a leitura desse primeiro romance de Rafael Martins.
O enredo é bem interessante e difícil não ficar preso às paginas para saber qual será o final.
A agonia da noite de insônia de Humberto chega a ser palpável. Toda a construção do personagem também foi impecável, os detalhes que são pouco a pouco revelados, cria um suspense instigante.
Ficam muitas lacunas, abertas a interpretação de cada leitor, o que pode inclusive dar margem à uma continuação, quem sabe?
Recomendo a leitura e espero ter o prazer de conhecer os próximos trabalhos do autor, que promete muito, com certeza.
Marcelo Rissi 08/09/2023minha estante
????

Luis.Fernando 23/08/2023

Insônia e lantanas na estreia de Rafael Martins
O romance de estreia de Rafael Martins acompanha a saga de Humberto em uma noite de insônia. O porteiro, em busca de descanso antes de assumir o turno de trabalho, não encontra tranquilidade. A cada interrupção, o relógio sentencia um horário, que são os títulos dos capítulos da primeira parte da obra. O mostrador digital atormenta o personagem. E não é só ele.
Quem já enfrentou a insônia conhece a aflição. Na medida em que as horas avançam, nos pressionamos ainda mais. Tensão que faz a mente fervilhar: vamos nos alternando em batalhas inglórias, como remoer entreveros ancestrais, pensar em respostas para discussões hipotéticas, ou programar a ceia do próximo Natal. E quanto mais os pensamentos se inquietam, diminuem as chances de sermos seduzidos pelo sono. O que é contraditório e angustiante na insônia: a certeza de que deveríamos dormir nos afasta ainda mais do sono.
Seria perfeito se o cérebro viesse com um botão de desligar. Opção que até existe, na verdade. Mas não são todos que contam com anestesistas na mesa de cabeceira.
Em "O segredo das lantanas", a serenidade de Humberto é cortada pelo advento de diversos fantasmas. A intimidade indiscreta do casal da residência vizinha faz com que ele sinta desejo e inveja. As memórias da infância, passada na mesma casa em que reside com a esposa e a enteada, também alvoroçam seus sentimentos.
A construção segura da narrativa, sobretudo nessa primeira parte, é um mérito de Rafael Martins. O clima de suspense se apresenta a cada capítulo. Afinal, o título da obra não é propaganda enganosa. Há, de fato, um segredo nas lantanas - e, se você não sabia que lantanas são um gênero de plantas, pega na minha mão que somos colegas na ignorância botânica.
Na medida em que a leitura avança, nos preparamos para ouvir um vidro estilhaçar, uma figura enigmática romper a escuridão ou alguma tragédia acontecer. Os fantasmas do passado que surgem, porém, são o que há de mais assustador no romance. E estendem seus tentáculos até o presente.
A narrativa em primeira pessoa possui essa qualidade de nos envolver numa cumplicidade com o interlocutor. Afinal, nada é mais invasivo do que ter acesso aos pensamentos de alguém. O personagem narrador, logo percebemos, possui um caráter duvidoso. Despreza a esposa, está desencantado com a vida particular e profissional. Suas ambiguidades tornam ainda mais curiosa a experiência de conhecê-lo.
Os traumas vão sendo rememorados na medida em que o sono não chega. E não são poucos. A ausência paterna, a mãe enigmática, o avô violento, a sedução pela tia… não são poucos os problemas que consomem Humberto.
A segunda parte do livro se dá em terceira pessoa. É pela ótica de Carolina que acompanhamos o desenrolar dos eventos apresentados anteriormente. E situações sutilmente insinuadas se tornam mais evidentes no decorrer do texto.
Nessa metade final, "O segredo das lantantas" segue em um ritmo ainda mais acelerado. De forma objetiva, os pequenos capítulos vão resolvendo alguns dos mistérios relativos à constituição familiar e à personalidade de Humberto.
Formado em Direito e com atuação profissional na área, Rafael Martins estreia bem na literatura. O segredo das lantanas é uma leitura dinâmica e agradável. O texto cumpre as demandas do gênero suspense e a narrativa é bem construída. O livro saiu pela Editora Patuá.
Resenha pulicada originalmente no site Digestivo Cultural

site: http://digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=4778&titulo=Insonia_e_lantanas_na_estreia_de_Rafael_Martins

Maíra 28/03/2023

O livro é curto, fácil e rápido de ler. Li em apenas uma tarde. É diferente de tudo que já li mas deixa algumas lacunas para o leitor concluir ou uma abertura para uma continuação.

Marcelo 16/01/2023

Uma grata surpresa!
Este primeiro romance de meu conterrâneo, Rafael Martins é uma obra que enche de alegria qualquer leitor que goste de histórias de mistério, suspense e porque não dizer, terror.
O livro é dividido em duas partes, sendo que a primeira narra uma noite insone na vida do personagem principal, Humberto. Entre o estresse do cotidiano, tentativas infrutíferas de dormir, ora devido às interrupções da esposa, ora devido à sonhos e alucinações, vão construindo um clima de angústia e mistério que chega a ser quase "palpável" de tão denso (afinal, quem nunca teve uma noite em que o passar das horas no relógio fosse piorando uma, já existente crise de insônia?).
Sobre a primeira parte, não farei outras menções para evitar spoilers. A segunda metade do livro é onde acontecem os plot-twists e toda a tensão gerada previamente atinge seu ápice.
O final é bastante surpreendente e o autor conseguiu, ao mesmo tempo, desvendar a trama e explicar o acontecido e, ainda, deixar no ar algumas coisas que poderiam sugerir uma continuação que, aliás, seria muito bem-vinda.
Uma estreia de respeito!

Mary 08/01/2023

Tenso e angustiante
Sobre o livro:

É um livro instigante que se passa dentro de um período de horas. Isso chama atenção porque o protagonista enfrenta uma insônia e acompanhamos o passar do tempo na agonia disso. Porém, a cada ?pescada? de sono que ele tem, acontecem pesadelos que o leva para um passado um tanto traumático. Ficamos tentando montar um quebra-cabeças desses sonhos e isso nos leva as *lantanas*.
A leitura é fluida e a narrativa é ágil, portanto fácil de ler. Eu gostei muito, mas, ficaram algumas pontas soltas, que ao conversar com o autor, o mesmo disse que talvez não revele, para que nós próprios formemos nossas teorias! Pode ter uma continuação que eu não me importaria!