Barbie e o império da Mattel

Barbie e o império da Mattel Robin Geber

Resenhas - Barbie e o império da Mattel

The Bonnie 08/01/2024

Ruth Ganhou Meu Coração
Eu sempre fui uma fã da Barbie, desde pequena, fui uma daquelas meninas crescidas nos anos 2000 que brincavam de barbie o dia todo, sozinha ou acompanhada.
A boneca fez parte da minha infância e hoje sou colecionadora, mas só recentemente me interessei realmente na história por trás desse ícone.

Quando comecei o livro, pensei que seria uma história só da Barbie, depois achei que seria uma biografia da Ruth, mas no fim, era uma história pessoal sobre como a Mattel teve raizes em um sonho lindo de um casal, como algo tão incrível como a união do Eliott e da Ruth deu vida a maior empresa de brinquedos do mundo.

Barbie e o Império da Mattel é uma aula, te ensina a seguir um sonho, mesmo que contra todas as probabilidades.
Ruth foi uma empreendedora mulher em uma época que mulheres não tinham espaço, era sagaz e habilidosa, e fez da empresa o que ela é na base de muito esforço e teimosia.
Esse livro é uma obra prima para quem gosta de saber da historia por trás de algo tão impessoal que são as empresas atuais.

Corporações normalmente são vistas como algo mecânico, o exemplo claro do capitalismo, fazem produtos iguais a todos, escondendo o passado lindo e inspirador que fez delas o que são.
Esse livro me deixou mais apaixonada pela Barbie, não só por sua criação ter sido única, mas pela mente brilhante de sua criadora, Ruth é minha inspiração quando se trata de ser uma mulher no mundo atual, mesmo com seus erros e falhas, ela me impressiona até hoje com sua criação mais perfeita.

Olivia 08/01/2024

Um livro super bem escrito e uma história realmente interessante.
o verdadeiro valor do que uma mulher, judia, em plena época de segunda guerra mundial, transformou no mundo empresarial. Com uma adultez de ficar muitos anos como coadjuvante quando na realidade era a protagonista, mas alimentada pelo seu calor de propósito na vida, na geração de empregos numa época extremamente necessária, um livro sobre alguém que fez a diferença na época, e uma empresa que na gana de ganhar, se atrapalhou no seu próprio egocentrismo.
Vale a leitura!

Aline 16/09/2023

Barbie e Império da Mattel
Biografia incrível, essencial para não apenas conhecer a história de alguém grandioso, mas para entender todo um contexto criado e construído na sociedade, mais incrível ainda quando se viveu e sentiu os resquícios de tudo isso. Diante muitas surpresas e fatos, nossa admiração vai crescendo a cada página lida, tanto por Ruth Handler a "biografada", quanto pela "biógrafa" , em seu trabalho árduo de pesquisa e levantamento de dados para todo esse registro. A obra nos conta sobre a trajetória de Ruth Handler, mãe e criadora de Barbie e Ken. Que vida!!!!!! Transformou histórias, criou novas culturas, engrandeceu a figura feminina na sociedade e sofreu as dores humanas e sociais por viver com intensidade e profundidade cada momento. Quem experimentou o mundo Barbie, precisa ler sobre o nascimento de tudo isso!???

Fernando Perosa 25/08/2023

Pelo título, esperava que fosse mais focado na história da Barbie em si do que na Ruth, criadora da boneca e fundadora da Mattel. É uma biografia da Ruth, bem escrita e mostra bastante da genialidade e das controvérsias dela, foi uma boa leitura.

Joseclei 22/08/2023

A Revolução da Boneca que Marcou Gerações
Na fascinante obra "Barbie e o Império da Mattel" de Robin Gerber, somos transportados para a década de 1950, quando uma mente visionária, Ruth Handler, deu vida à icônica Barbie e, junto com ela, transformou a indústria de brinquedos de maneira indelével. A autora nos conduz por uma jornada pela vida de Ruth, apresentando sua audácia e criatividade ao criar não apenas uma boneca, mas um ícone cultural que transcendeu gerações.

Através das páginas deste livro, somos levados à Feira de Brinquedos de 1959, momento em que a Barbie fez sua estreia triunfante. Gerber explora como essa boneca se tornou muito mais do que um simples brinquedo, representando aspirações e possibilidades ilimitadas para meninas ao redor do mundo. Desde atleta olímpica até candidata à presidência, a Barbie provou ser um símbolo de empoderamento feminino e quebrou barreiras em uma época em que isso era raro.

Contudo, o livro não se detém apenas na criação da boneca. Gerber nos guia pelos desafios e conquistas de Ruth Handler ao construir a Mattel, uma das maiores empresas de brinquedos do mundo. A autora explora a audácia necessária para desafiar as normas da indústria, lançando luz sobre os momentos de inspiração e tristeza na jornada de Handler.

"Barbie e o Império da Mattel" é uma narrativa envolvente que resgata a história por trás de uma boneca que se tornou uma figura influente na cultura global. A obra não apenas celebra o legado da Barbie, mas também presta uma homenagem tocante à mulher que a imaginou. Através das palavras de Gerber, somos lembrados do poder de uma visão audaciosa e do impacto duradouro que pode ter sobre o mundo dos negócios e a sociedade como um todo.

Viviane.Lopes.Costa 18/08/2023

Eu gostaria de dizer que esta leitura foi de fundamental importância pra o meu crescimento como pessoa, que mudou minha vida, etc e tal, mas não? Acho que eu conseguiria estas informações na Wikipedia tranquilamente?
Cassy 18/08/2023minha estante
Eitaaa kkkkkkk tava quase pensando em começar a ler, até chegar na parte final...

Viviane.Lopes.Costa 19/08/2023minha estante
Hahahaha? perdi meu dinheiro e meu tempo? não é horrível! Só não acrescenta nada!

ani 01/08/2023

"Meninas só querem ser adultas"
Ter lido Barbie e o Império da Mattel antes de ver o filme fez ele ser muito mais emotivo pra mim, eu amei que eles mostraram o desprezo dos ceo's homens da Mattel com ter mulheres na companhia, assim como mostra no livro como foi quando a Ruth foi exilada da própria empresa e acusada injustamente de crimes que eles cometeram pelas costas dela enquanto ela estava lidando com um câncer de mama (acredito na inocência dela, pois a Mattel era o mundo dela e não acho que ela colocaria isso em risco). Ruth revolucionou não só a indústria dos brinquedos, mas foi uma mulher extremamente importante para sua época. Eu não fazia ideia que a Ruth criou a Nearly Me, quebrando barreiras e estigmas associados ao câncer de mama e ajudando tantas mulheres que se sentiam desamparadas pela doença. Ela é uma inspiração de coragem, esforço e resiliência. Eu amo a história de amor dela e do Elliot, amo o quão persistente ela foi a ponto de fazer a boneca que ninguém queria se tornar a boneca mais amada de todos os tempos, mostrando que ela não era só capaz de fazer tudo que os homens faziam, mas que era capaz de fazer muito mais, em uma sociedade que dizia que mulheres deveriam ser apenas mães e esposas, e que não poderiam ser bem-sucedidas.

JZ 29/07/2023

O Barbie no título é mais para chamar atenção
Acho que vale pontuar aqui que a história não é da Barbie em si. O título chamativo pode induzir a achar que você vai ler uma biografia da boneca, mas é longe disso. A Barbie tem um tempo dedicado em um ou dois capítulos e menções de referência passageiras ao longo da narrativa.
A história foca mesmo na Ruth como mulher de negócios. Algumas passagens sobre sua vida pessoal, mas muito mais focada em sua trajetória dentro da Mattel e pós Mattel. Ainda assim, achei tudo muito interessante, tanto que li em um dia só. Vale bastante a pena conhecer a história, principalmente se você tem memória afetiva da infância.

Alguns momentos a leitura se torna um pouco maçante, pois são muitos nomes de executivos mencionados (mas não vejo como isso poderia ser corrigido visto que é uma história real). Você achar o livro bacana vai depender dos seus gostos pessoais, por exemplo, achei incrível a parte focada no marketing pois é meu campo de estudo. Já a parte em que falava de direito achei mais arrastada. Vai de cada um, provavelmente.

Luana 21/07/2023

Ruth >>>> Barbie
Li mais por causa do filme da Barbie (mas na verdade não tem nada a ver). Contudo a história da criadora da boneca mais famosa do mundo é muito interessante e varia entre ela ser uma santa ou uma criminosa. Agora a Mattel... que pessoinhas safadas, viu. Fiquei triste pelo Ken ? e RIP Ruth ?

Laura 11/07/2023

Maravilhosa
Sério, o que essa mulher revolucionou tudo que ela tocou ninguém explica, queria ter essa sensatez e esperteza de saber como tirar o melhor das coisas. Muita luta em um mundo (e principalmente em uma época) em que as mulheres são desvalorizadas em todos os aspectos. Guerreira!!!!

Ju Ajax 30/06/2023

Em Barbie e o império da Mattel, a historiadora Robin Gerber traz a incrível, inspiradora e trágica história real de como Ruth Handler construiu a maior empresa de brinquedos do planeta e criou um ícone internacional atemporal.

Barbie e sua criadora, a mulher assertiva que construiu a maior empresa de brinquedos do mundo, têm uma bela história para contar, que rende uma comovente biografia e um belo estudo sobre sucesso e resiliência.

Vmasch 17/06/2023

Se há algo marcante na história da Barbie é o investimento em torno da boneca. Diferentes estratégias publicitárias transformaram-na em uma personalidade. Barbie não é apenas uma boneca, mas uma marca. Não se trata mais apenas de vender uma boneca, mas de vendê - la com e por meio de inúmeros outros produtos: filmes, roupas e acessórios, carros, móveis, animais de estimação, jogos eletrônicos, sites da internet, decorações de festas infantis, roupas infantis, bolas, ovos de Páscoa e tantos outros produtos quanto se possa imaginar. Portanto, o livro mostra como a história da Barbie é concomitante à descoberta da criança como consumidora em potencial....

Maurício C Jr. 06/06/2023

Não é sobre a Barbie
Adquiri o livro com muita expectativa, afinal, como grande fã da boneca mais famosa do mundo, estava empolgado para descobrir detalhes da criação da Barbie.

Mas, este livro é muito além disso. E quando digo muito além, é MUITO. Quase não se fala da Barbie, o foco principal é a criação da Mattel e como a Ruth Handler, uma das fundadoras, foi uma mulher revolucionária.

É uma boa biografia, então, é sim um bom livro, mas também é um pouco maçante. Duas estrelas porque esperava mais sobre a Barbie, o que não tive. Uma pena.

Egberto Vital 05/03/2023

Esse ano me dei a meta de ler algumas biografias, comecei com essa que narra como Ruth Handler transformou a Barbie nesse fenômeno ambíguo, que transita entre um importante movimento da cultura pop e um dos maiores artefatos do capitalismo mundial. "Barbie e o Império da Mattel", escrito pela historiadora Robin Gerber, conta a história da empresária Ruth Handler e sua criação icônica: a boneca Barbie.

Gerber começa apresentando como Ruth Handler viu uma oportunidade no mercado de brinquedos para meninas e como a ideia da boneca Barbie surgiu a partir de sua observação das filhas brincando com bonecas de papel.

Ao longo do livro, descobrimos criação da Barbie, desde seu design até sua apresentação na Feira de Brinquedos de 1959. No entanto, além da inspiração pessoal de Handler, o livro também destaca o aspecto capitalista envolvido no sucesso da Barbie. A autora descreve como a Mattel utilizou estratégias de marketing e publicidade agressiva para promover a boneca, incluindo a criação de uma imagem aspiracional para meninas através de campanhas publicitárias que retratavam a Barbie em diversas paisagens e cenários.

A obra também destaca como a Mattel conseguiu diversificar o portfólio de produtos da Barbie, criando novas linhas de bonecas, acessórios e roupas para atender diferentes segmentos de mercado e manter uma marca relevante. Ela discute como a empresa usou suas táticas para se destacar da concorrência e expandir seu alcance global.

Além disso, o livro aborda a polêmica em torno da boneca, incluindo críticas sobre sua imagem corporal e seu impacto na autoimagem das meninas, bem como fez a Mattel para lidar com essas críticas e realizar ajustes em seu design para tornar a Barbie mais inclusiva e diversa.

O livro apresenta um retrato completo e fascinante de uma das maiores empresárias do século XX, uma mulher que desafiou as normas de gênero da época e tornou-se uma empresária bem-sucedida em uma indústria dominada por homens.