O Círculo Verde

O Círculo Verde Arthur Machen

Resenhas - O círculo verde

Adriana.Gonzalez 20/02/2023

Livro rebuscado
A cada duas páginas você encontra umas 20 palavras rebuscadas que pelo menos eu ficava com o dicionário o tempo todo do meu lado... livro muito difícil de ser lido com linguagem bastante formal.
História não envolvente. Solta. Sem contexto. Difícil.

Araí 19/01/2023

História boa, mas prolixa
A história em si é muito boa, porém o texto para mim é muito prolixo, com a linguagem mais antiquada pela época que foi escrito.
Se for alguém com dificuldade de concentração como eu, terá dificuldade em ler esse livro.

Fabio Di Pietro 16/01/2023

Interessante
A escrita de Machen não é das mais simples, mas não chega a ser uma leitura truncada.
Gosto do clima de mistério que ele apresenta ao leitor, nos fazendo questionar se tudo o que nos ocorre é explicado de forma racional, sem nenhuma pitada do sobrenatural.
Não espere grandes plot twists ou revelações bombásticas ao final do livro. Creio ser importante ler sabendo se tratar de um livro do fim do século 19, então não há grandes surpresas.
Deve-se curtir a ambientação que o autor trás, fazendo com que o leitor retorne as suas suspeitas de infância acerca da existência de fadas, gnomos e outros seres sobrenaturais.

Nandhy - @minhavidanapagina 25/12/2022

Resenha @minhavidanapagina
Hillyer é um homem comum e reservado que se vê em uma crise de nervos e recebe a sugestão de passar uma temporada fora das ruas de Londres para que possa se restabelecer. O que ele não contava, era com uma série de situações incomuns que aconteceriam com ele e colocariam sua sanidade em cheque.

Opinião pessoal

Como mencionado pela editora, esse livro foi publicado em 1933 e realmente apresenta as características de uma obra mais antiga.

Com um vocabulário um pouco mais rebuscado e idas e vindas dos acontecimentos, o mais interessante do livro O Círculo Verde é realmente o que ele deixa nas entrelinhas.

O enredo se desenrola de maneira muito simples e até mesmo monótona, mas é sublime em permear o sobrenatural e nos fazer questionar a própria realidade através da avaliação de o quanto devemos acreditar na nossa razão e no que é plausível de acontecer ou na nossa intuição e sensibilidade.

Para mim, esse ponto foi o ápice da leitura! Entre tantos livros em que tudo não passa de uma ilusão, que fantástico ler esse delinear do autor, seguindo na contra mão do esperado!

Confesso que achei o livro bastante interessante e que me fez ponderar muito sobre o que acreditamos, afinal de contas, eu te pergunto: em um mundo de milagres e coincidências, conhecemos realmente todos os fragmentos da nossa realidade?