O Refúgio da Arte

O Refúgio da Arte Evezel

Resenhas - O Refúgio da Arte

Eder 19/06/2023

Maravilhoso
Idéia inteligente para um livro, e executada de forma magistral.
O Refúgio da Arte foi ambientado de forma simples, fácil de imaginar e entender, mas de maneira alguma deixa de ser complexo e profundo. Personagens divertidos e cativantes, muitos deles já conhecidos, pois são artistas que todos nós conhecemos ou ao menos já ouvimos falar sobre. Nessa história, eles ganham vida, junto ao protagonista da história, Sami.
Adorei a galeria egotista, faz a história ter muito sentido, de modo que os Bardos do Refúgio trazem as boas inspirações, para verdadeiros artistas. Já os Egotistas, trazem as más influencias artísticas, que vemos bem mundo afora, ainda mais em nosso país, onde vemos muita "arte" e "música" feita apenas pelo sucesso, porém sem nenhum dote artístico real.
Adivinhei o Plot da história, entretanto continuou sendo ótimo. Mais um belo livro brasileiro que leio, e que merece imagem Brasil e mundo afora.

"...quando estiver no meio de uma batalha contra os Egotistas... contra toda essa força de sua felicidade ninguém pode ganhar. Ninguém derruba uma pessoa feliz. Depressão alguma é maior que um momento feliz".

Rauecker 31/03/2023

O Refúgio da Arte
Que jornada criativa e divertida que foi escrita nesse livro!

Refúgio da arte é como um paraíso para os artistas que morreram na terra, em sua pós vida eles se chamam de bardos e tem como tarefa inspirar novos artistas no mundo e garantir que a arte siga firme.

As referências do livro são animais, para quem conhece vai se sentir em casa, diversos escritores, músicos e pintores de todas as épocas e de toda nossa história compõe a história (o protagonista não é ninguém que existiu necessariamente, porém, acredito que isso foi uma ótima escolha)

Acompanhamos no desenrolar quatro bardos, e o grupo é feito cada um na sua função, tem um toque muito legal de RPG e para quem gosta acredito que é será uma leitura agradável!

Sempre um prazer realizar uma leitura nacional

Citação preferida:

?A arte é uma necessidade universal dos seres humanos.?

Luis mestrex 22/03/2023

Confesso que adiei a leitura no começo, mas quando voltei a ler sério me prendi na leitura e lia o máximo possível no dia.
Conheci vários artistas novos no livros e gostei das menções recomendo muito.

Rita 05/03/2023

Mais uma obra magnífica cheia de significado e originalidade, a crítica aqui patente rege toda a obra: tudo pode ser considerado Arte?
Gostei imenso do universo do livro, da Galeria até ao Refúgio, e acredito que todo este universo vai ser mais detalhado ao longo dos outros dois livros.

Felippe57 29/01/2023

Início de série fantástico!
"O Refúgio da Arte" é um livro completamente diferente de qualquer coisa que você possa pensar. Começarei falando da escrita que, como em todos os livros do autor, é fantástica. Flui muito rapidamente, com diálogos cativantes e descrições que te integram no ambiente da obra.
O enredo entrega algo 100% original, fazendo alusões a artistas de todo o mundo e de diferentes épocas. Se por vezes ficamos presos apenas nos artistas de fora, n'O Refúgio da Arte nós temos menções e participações de diversas figuras brasileiras, de Machado de Assis a Aleijadinho, além de inúmeros outros. A sacada genial de colocar todas essas figuras num mesmo ambiente faz desta obra algo incrível de ler!
Livro mais que recomendado, sem dúvidas.
E se permitem uma dica, pesquisem enquanto leem o livro, vale muito a pena conhecer mais sobre os artistas.
Espero ansiosamente pelos próximos livros

Paula.Vitoi 11/01/2023

Um excelente livro!
Livro muito bem escrito e que prendeu a minha atenção do início ao fim! É uma leitura fluida e com personagens muito interessantes!

O final é muito criativo e surpreendente!

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 04/01/2023

Resenha: O Refúgio da Arte | Evezel
O Refúgio da Arte é um livro de sátira, fantasia e ficção científica que foi escrito pelo Eduardo Heldt Urban também conhecido como Evezel, é uma publicação independente disponível na Amazon sendo de literatura nacional. Já li desse escritor os livros dele Origem do Além e A Valsa Eterna. O conheci pessoalmente na Bienal de 2018, ele também é booktuber do canal Quarto dos Gêmeos junto com o irmão dele Nifrido que são bem atenciosos e presentes nas redes sociais.

"(...) o Executor Elvis Presley ensinava Karatê para todos aqueles que ainda estavam na sala de treinamento."

Começa como Sami que é um ótimo músico brasileiro mas acaba falecendo por um ataque homofóbico e sua alma é levada ao Refúgio da Arte no qual o Refúgio da Arte existem quatro funções: Construtores, Silenciadores, Executores e Regentes. É muito interessante quando chega nessa parte do livro pois você pensa qual deles você seria. E os que fazem o "mal uso" da arte são os Egotistas. O livro foi ilustrado por IA e ficaram muito lindas as ilustrações.

"Essa é a sala dos Silenciadores, aqueles que silenciam a mente das pessoas para que a inspiração fique de fácil acesso."

Além do Sami também gostaria de falar o personagem favorito do escritor que e chama Eve. E no livro contém uma homenagem a mãe do autor ele colocou uma personagem com o nome dela. Também curti as referências como o livro Divina Comédia, Elvis Presley, "Noite na Taverna" , Aleijadinho e Oswaldo de Andrade. E também de ter nomes de personagens como exemplo Dante e Virgílio que envolve a arte e a história da humanidade. Tem outros personagens mas deixarei curiosos para você descobrir lendo mesmo.

"Os Executores são aqueles que implantam as inspirações criadas pelos Construtores(...)"

Eu goste muito desse livro, foi minha primeira leitura do ano e foi muito bem escrito. Espero que uma editora se interesse para publicar de forma tradicional vai ficar incrível a edição física se ele conseguir com a nossa ajuda leitores nessa tentativa assim apoiando esse livro nacional. Se o escritor futuramente quiser que eu entrevisto ele em live para eu divulgar essa incrível obra toparei com certeza. É um ótimo livro e eu indico. É uma trilogia e pretendo continuar a ler os próximos.

"Os Regentes são aqueles capazes de ler as maluquices que os Construtores fazem."

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2023/01/resenha-o-refugio-da-arte-evezel.html

Donizeti 30/12/2022

Livro incrível, vale a leitura
Gostei demais do livro, a ambientação e a forma de condução da narrativa são, com toda certeza, os pontos fortes da história. Você se sente imerso no universo criado pelo autor com muita facilidade. Com certeza lerei as continuações.

Marina.Castro.F 29/12/2022

Uma experiência mágica
Como o início de uma saga, o livro cria uma ambientação que prende o leitor em uma história em que mal podemos esperar para saber do final. Uma experiência literária que vale a pena !