Quão Africano é o Cristianismo

Quão Africano é o Cristianismo Thomas C. Oden

Resenhas - Quão Africano é o Cristianismo

VS06 09/02/2024

O livro desafia a visão eurocêntrica da história cristã, destacando o papel significativo desempenhado por teólogos, filósofos e líderes espirituais africanos. Oden argumenta que as principais doutrinas cristãs, como a Trindade, a Cristologia e a compreensão da providência de Deus, além dos conceitos de Universidade, Monasticismo e Neoplatonismo, foram moldados e refinados através das contribuições dos teólogos africanos nos primeiros séculos da igreja.

Cachamorra 11/05/2023

Poderia ser muito melhor..
Sou ateu, mas gosto de estudar religião. Quero entender os pormenores da crença e dos ritos. Dito isso, peguei esse livro pela necessidade de entender o cristianismo e a África. Me incomoda essa relação não ser mais explorada e ser tão branca.

A primeira parte do livro é ótima. Um estudo sério, histórico e teológico sobre o cristianismo e como a Africano influenciou a religião. As relações com apóstolos pouco citados e a história dessa religião está aqui. E é muito bom.

Mas, depois disso, o autor resolve converter pela leitura. Explicações históricas se tornam "ações do espírito santo" e até uma análise muito complicada que ele faz sobre o resultado estrutural da escravidão no Continente se torna teste de fé. Ele deixa de ser autor e passa a ser pastor. Uma pena porque eu estava gostando e aprendendo muito.

Desse ponto em diante, o livro se torna uma contradição só. Ao mesmo tempo em que a força do "espírito santo" resolve tudo e é onipotente, há um pedido para que o Estado esteja presente na luta contra a intolerância religiosa.

No final do livro, há uma cronologia sobre o cristianismo e o desenvolvimento da religião. Essa parte é muito boa para referências.
Davi.Boechat 25/01/2024minha estante
Talvez eu esteja errado, mas talvez você esperasse mais um livro de ciência da religião. É uma expectativa que não funcionaria tanto considerando o histórico do autor, que embora fosse bom pesquisador, escrevia teologia histórica.

Hellen.Lily 31/01/2024

?Que os dados falem mais alto do que o preconceito?
Livro excepcional de um estudo pouco falado.
Como o autor diz, ainda há muito a ser aprofundado nesse tema. Os fatos que temos é que, fundamentos cristãos já pairavam pela Etiópia antes mesmo de chegar na Europa.

Existe uma necessidade importante de retomar raizes. A consciência ecumênica foi definido na África!! São vinte séculos da presença do cristianismo.

É então errôneo dizer que a liderança intelectual se deslocou do norte(Europa) para o sul (África). No Mediterrâneo os africanos ensinavam e educavam os melhores professores do norte.

A influência africana acerca da interpretação bíblica em todas as fases é algo marcante, inclusive interpretações e definições a respeito de trindade e cristologia foram formados principalmente por Tertúliano, Agostinho, Cipriano, Atanásio e Cirilo. A África produziu os maiores textos do cristianismo primitivo de interpretação

Os textos originais precisam ser traduzidos e disponibilizados! Até hoje é explorado tradições orais greco-romanas mas se tornam cegos quanto a tradições orais africanas.

O preconceito intelectual atrasou anos de estudo! Além disso o autor aponta que escolas contemporâneas têm o hábito de descartar escritos africanos com argumento de que eles não são realmente africanos.

Amo a bibliografia desse livro, vale a pena estudar cada referência.