A biblioteca secreta de Londres

Resenhas - A biblioteca secreta de Londres

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana Lu 02/06/2024

Opinões
Simplesmente um dos melhores livros que já li. É muito interessante ver como uma sociedade se construiu num metrô em meio a uma guerra mundial. O livro prova q a leitura é ainda mais importante em tempos difíceis fazendo com q leitores tenham um escape da realidade dura q vivem. Essa mensagem q ele passa é atemporal pois enquanto existirem livros sempre terá esse sentimento de buscar fugir da realidade atual por quaisquer razões e imergir em histórias q te farão sentir dentro delas.

Jeanne.Vieira 31/05/2024

Tudo com doses de realidade
Enquanto aborda temas de guerra, perda, traumas, medo, ele traz esperança, leveza, sobrevivência. A importância da biblioteca em nossas vidas e na história do mundo. Me fez relembrar os momentos Enquanto criança que estive em bibliotecas.. e que saudades.
Hoje sou agraciada com uma amiga bibliotecária e é com certeza meu momento preferido a cada dois meses, quando nos encontramos para debatermos sobre algum livro. Se você gosta de ler, se você já se segurou em algum livro pra sair de um momento difícil, só leia esse.

Carla 30/05/2024

A importância dos livros e das bibliotecas
Essa história é baseada em fatos reais, ao final do livro a autora apresenta toda a pesquisa que fez para poder escrever o livro e fala muito sobre o poder dos livros em transformar as vidas das pessoas. Confesso que tenho lido vários livros sobre esse tema ultimamente e acredito muito nisso.
O livro conta a história da Clara, uma bibliotecária que estava trabalhando quando a biblioteca foi bombardeada, em Londres na Segunda Guerra Mundial. Ela e outras pessoas da comunidade tranferem o que sobrou para a estação do metro de Bethnal Green , onde muitas pessoas estavam morando porque haviam perdido suas casas durante os bombardeios e não tinham para onde ir.
Ruby, a assistente de Clara, sonha em ser escritora e em libertar a mãe do relacionamento abusivo em que vive com o padrasto dela, que bebe e espanca ela.
Billy é uma jovem paramédico, que não se alistou , mas salva muitas vidas diariamente em seu trabalho.
Eddie é um jovem oficial do exército norte americano , que se encanta com a Ruby e promete voltar a vê-la .
Beatty é uma jovem de 16 anos , que trabalha em uma fábrica, dorme no abrigo do metrô e cuida da irmã Marie, que adora ir a biblioteca, enquanto a mãe delas está trabalhando e o pai ficou na ilha de Jersey, que está ocupada pelos alemães.
Clara garante que a biblioteca seja o coração pulsante da vida subterrânea. Em meio ao caos, tristeza, perdas incalculáveis, os livros davam esperança. os traumas de uma guerra, o medo constante, a morte em todo lugar, os bombardeios, as privações, mas o foco é o poder transformador dos livros, que servem não só como aprendizado, mas também como fuga de uma realidade que é um pesadelo.
Uma bela homenagem às bibliotecas e ao poder transformador dos livros e ainda é baseada numa história real, eu amei demais.

Carol Luques 26/05/2024

Para quem gosta de histórias da Segunda Guerra Mundial, "A biblioteca secreta de Londres" é uma excelente escolha, pois toma como base uma história real! Durante esse período, Clara, uma jovem bibliotecária, administra uma biblioteca dentro de uma estação desativada de metrô, a estação de Bethnal Green. Juntamente com sua amiga e funcionária Ruby, consegue fazer com que a biblioteca seja um lugar de encontro, acolhimento, resistência e esperança.

A escrita da autora é fluida e, mesmo sendo um livro histórico, conseguimos sentir a fluidez da narrativa. Ao longo da leitura, é impossível não se indignar com o machismo e as injustiças contra as mulheres, que, infelizmente, ressoam até os dias atuais. Mas, ao mesmo tempo, não tem como não se maravilhar com a força que a literatura tem de mudar a vida das pessoas, seja com um refúgio, seja despertando mudanças de comportamento. Além do quentinho no coração com as histórias de amor que florescem em tempos obscuros.

Ao final da narrativa, a própria autora nos apresenta toda a pesquisa que fez através dos fatos verídicos para construir seu romance. Recomendo muito a leitura se você gosta de livros baseados em eventos históricos reais e provocam uma reflexão profunda. Tenho certeza de que esse livro vai te emocionar.

Elizabeth 22/05/2024

Romance histórico baseado na história real da Biblioteca de Bethnal Green durante a 2a Guerra Mundial. No final tem um resumo da pesquisa da autora.
O livro tem como cenário a guerra mas ele fala sobre o poder da leitura, como ela nos permite sonhar, viajar, melhorar, crescer.. e como nos acalenta, nos faz esquecer e nos faz viver.

Michelle 19/05/2024

A Biblioteca Secreta de Londres
Londres, 1944.
Clara Button não é uma bibliotecária comum. Enquanto a guerra devasta a cidade acima dela, Clara arrisca tudo o que lhe é caro para transformar a estação de metro de Bethnal Green na única biblioteca subterrânea do país.
Lá embaixo, uma comunidade secreta prospera com milhares de beliches, uma creche, um café e um teatro ? oferecendo abrigo, consolo e fuga das bombas que caem sobre sua cidade.
Junto com sua glamorosa melhor amiga e assistente Ruby Munroe, Clara garante que a biblioteca seja o coração pulsante da vida subterrânea. Mas à medida que a guerra se arrasta, a determinação das mulheres em permanecerem fortes face à adversidade é testada até ao limite, quando isso pode custar a manutenção da vida das pessoas mais próximas delas.

Paulo.Ricardo 17/05/2024

Ótimo
Gostei muito interessante a história de como a leitura é a educação nos momentos difíceis salva todos ao seu redor e como é bom a leitura para se livra dos males da vida.

Ingrid Figueiredo 11/05/2024

Valorização
A biblioteca secreta de Londres nos ensina a dar valor ao que se tem. Em meio ao caos, tristeza, perdas incalculáveis, os livros davam esperança.
Um livro cheio de histórias fortes, atuais e principalmente inspiradoras.
Cada personagem em sua particularidade nos ensina a não desistir de sonhar, de acreditar que dias melhores virão.

Sheilinha 22/04/2024

Livros podem salvar vidas
Que leitura maravilhosa! A importância das bibliotecas, dos livros no percurso da história, principalmente em períodos mais difíceis e desafiadores, como a guerra, fica latente e evidente nessa obra.
Um romance ficcional, mas retrata um dos períodos mais difíceis da nossa história, mostra como os livros e as bibliotecas foram de suma importância em todas as épocas.

Rafa 21/04/2024

Tudo sobre uma Biblioteca!
Baseado em uma história real.
Mais um livro sobre os horrores da guerra, mas com uma biblioteca como tema central e palco dos acontecimentos.
Não achei a escrita das melhores, inclusive até uns 30% do livro, quase desisti. Mas depois, a trama ganha força, é uma história bonita. Fala como os livros podem significar conforto, fuga e liberdade num período conturbado.

Dayanne 01/04/2024

Este livro é uma verdadeira celebração da literatura
Minha leitura de março foi "A Biblioteca Secreta de Londres", uma história ambientada na época da Segunda Guerra Mundial e baseada em fatos reais. Este livro é uma verdadeira celebração da literatura, oferecendo não apenas uma história envolvente, mas também uma indicação de inúmeros livros, despertando a curiosidade para pesquisar e, possivelmente, adquirir cada um mencionado.

A narrativa se desenrola em um período marcado por conflitos e desafios sociais, onde a biblioteca em Londres transcende sua função tradicional de emprestar livros. Ela emerge como um centro de trabalho social vital, envolvendo leitura com crianças, grupos de mulheres, e fornecendo suporte mútuo em tempos tumultuados.

O livro evoca uma mistura de emoções - acalento ao ver como os livros salvaram vidas e serviram como refúgio; indignação perante as atitudes machistas e a falta de empatia, especialmente durante os ataques que devastaram famílias; e revolta diante das injustiças e abusos sofridos pelas mulheres, refletindo desafios que, infelizmente, ainda são relevantes hoje.

No entanto, também há amor e resistência, com festivais culturais servindo para aliviar a dor da guerra. As narrativas sobre injustiças contra as mulheres, que eram impedidas de ler para não se distanciarem dos afazeres domésticos, ressoam com questões contemporâneas. Os abusos sofridos por algumas mulheres, especialmente em tempos de guerra, são chocantes e desumanos.

Esta leitura não só me proporcionou insights valiosos, mas também inspirou projetos que pretendo implementar.

Faço parte grupo de leitura 'As irmãs literárias' desde 2015, um espaço que valorizo profundamente pelo vínculo com o grupo e o carinho pelas integrantes. Neste ano, temos uma seleção diversa de leituras planejadas para explorarmos juntas. 'A Biblioteca Secreta de Londres' foi uma obra que tive o prazer de sugerir ao grupo, e agora, com convicção, também recomendo a você. Se você é aficionado por livros que mergulham em eventos históricos reais e provocam uma reflexão profunda, como os aspectos que destaquei, tenho certeza de que esta leitura tocará seu coração da mesma forma que tocou o meu.

Juno.Cruvinel 22/03/2024

História envolvente e surpreendente sobre bibliotecas!
Adorei o livro, fluido, você se apega aos personagens.. claro, tem toda a tristeza da guerra, mas por uma perspectiva diferente e de esperança mesmo em tempos difíceis.. recomendo a leitura!

Daniella.Mancino 19/03/2024

Muito bom!
Livro de ficção baseado em fatos verídicos. Com uma trama envolvente e emocionante, uma verdadeira homenagem aos homens e mulheres corajosos que mantiveram uma biblioteca em Londres aberta durante a Segunda Guerra.

Valéria 13/03/2024

Baseado em fatos reais ?
A história se passa na segunda guerra mundial!

Uma biblioteca pública foi bombardeada, o bibliotecário chefe morreu no bombardeio. A outra funcionária da biblioteca dedica-se a montar uma biblioteca pública nos túneis do metrô (onde foi formada uma comunidade subterrânea de pessoas desabrigadas).

Nessa páginas podemos sentir a mudança que a leitura pode fazer na vida das pessoas. Tendo a biblioteca como ponto de encontro e os livros como uma forma de sair do caos e do medo mergulhando em outros mundos e histórias a biblioteca improvisada serviu como válvula de escape para milhares de pessoas.

Perdas, esperança, união, amor, superação e recomeços são coisas que você amigo leitor encontrara nessa obra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6