Nada menos que o amor

Nada menos que o amor Victor Degasperi

Resenhas - Nada menos que o amor

Maria20345 23/05/2024

Nada menos que o amor
Livro curto. Não conhecia o autor. Escrita leve e minimalista, achei que fosse entrar em detalhes do gênero que ferramentas pode utilizar para identificar o amor. Como tratar de feridas sentimentais que adquirimos na infância e trazemos para a fase adulto. Todavia, acho que são dicas válidas e básicas para um relacionamento. É bom ler estes tipos de livro pois você faz uma análise terapêutica dos seus atos. Se tiver como conversar com alguém sobre, fica melhor ainda. 2 estrelinhas

Livros da Julie 01/05/2023

Uma aula sensível e verdadeira sobre relacionamentos
-----
"Para mudar um curso, é necessário coragem: enfrentar os problemas e entender que todos acontecem com a sua permissão, com o seu consentimento."
"não é a diferença que muitas vezes nos atrai ao outro? Mas por que depois de estabelecida a relação queremos mudar uma pessoa e torná-la mais parecida conosco?"
"Um bom relacionamento não é como estar no mesmo barco, mas sim navegar na mesma direção com propósitos em comum."
"O amor é capaz de construir uma relação próspera, mas tem a mesma potência de destruição."
"Você não pode 'salvar' ninguém além de si mesmo."
"para sermos felizes, precisamos ter o poder de escolher para onde vamos."
"Cuide para não contaminar suas convicções apenas pelo medo da reação do outro."
"Quando aprendemos a enxergar com os olhos dos outros, todas as nossas crenças mudam."
"Experimentar as diferenças é acelerar o crescimento pessoal."
"O processo de autodescoberta também nos torna menos exigentes com os outros. (...) descobrimos na pele o quão complexo o ser humano é e que cometemos inúmeros erros e injustiças."
"Quem renunciou ao direito de ser o que deseja também tem responsabilidade por isso."
"Nem toda sensação de bem-estar significa qualidade de vida e desenvolvimento."
"A única pessoa que pode permitir que algo aconteça consigo mesmo é você."
"O problema (...) numa relação nunca está numa única pessoa: existe a que faz sofrer e a que permite que isso continue acontecendo."
"É um erro acreditar que situações vividas no começo da relação foram meras exceções e nunca mais acontecerão."
"a confiança não é uma opção. Trata-se de uma coluna de sustentação do afeto. É construída conforme a relação ganha maiores proporções e cuidada à medida que não queremos que tudo desmorone."
"Não admire alguém apenas por seus acertos, mas também pela sua capacidade de lidar com os defeitos."
-----
Nada menos que o amor foi um dos livros de janeiro da leitura coletiva da Faro Editorial promovida pelo @clubeliterarioferavellar.

O livro tem um lindo projeto gráfico, com cores alegres e ilustrações delicadas, que dão uma sensação tão reconfortante quanto revigorante, bastante alinhada à proposta estabelecida no subtítulo de apresentar quinze princípios para a construção de relacionamentos fortes e saudáveis.

Cada capítulo aborda um desses preceitos, sua importância e suas implicações, e traz alguns exemplos. Contudo, os princípios se interconectam bastante, fazendo com que temas similares sejam revisitados ao longo do texto, o que até tornaria dispensável a divisão sugerida, dado o encadeamento de ideias.

Por se tratar de um assunto tão abrangente e complexo para a quantidade de páginas, o autor não se aprofunda nos aspectos abordados. Ele nos oferece uma visão geral dos problemas mais comuns em uma relação, dicas para identificá-los e direcionamentos para solucioná-los.

Apesar de ser um texto de não-ficção, no campo da autoajuda/desenvolvimento pessoal, há momentos em que o texto é muito mais literário e poético do que propriamente informativo ou didático. A abordagem não é tão direta e as sugestões não são sempre objetivas e concretas. Por vezes elas estão no campo das ideias, nas entrelinhas, nos jogos de palavras ou nas emoções suscitadas.

De pronto, entendemos que cada integrante de uma relação precisa se fortalecer inicialmente como pessoa. É essencial zelarmos por nossos gostos e anseios individuais para que a nossa personalidade não desapareça na relação. Nem tudo precisa ou deve ser compartilhado. Há que se separar um tempo e um espaço para si e manter uma fronteira delimitando as características e pensamentos de cada um.

Mesmo assim, a individualidade caminha junto com a parceria. Somente quando a pessoa se sente bem consigo mesma e busca atender suas próprias vontades e necessidades poderá se sentir satisfeita, inteira e capaz de compartilhar a vida com outra. Quando nos conhecemos bem, também compreendemos que não existe perfeição e passamos a aceitar e lidar melhor com as diferenças e com a visão de mundo do parceiro.

Para que cada um mantenha o seu jeito de ser, sem pisar em ovos com receio de ultrapassar limites, o casal precisa manter um canal de diálogo aberto para uma constante troca de percepções. O que um acha certo pode parecer completamente errado aos olhos do outro. A discussão deve se ater aos fatos e aos sentimentos que eles causam, sem ataques ou acusações. Trata-se de uma relação de troca, e não de poder, pois ambos estão em pé de igualdade.

O relacionamento que não trilha esse caminho pode incorrer em diversos dissabores. O apego excessivo, a insegurança, a interferência familiar, a idealização e a falsa sensação de posse podem resultar em dependência, insensibilidade, falta de empatia, exigências desmedidas, expectativas inatingíveis e muita mágoa e frustração. O autor mostra que tais situações possuem padrões facilmente reconhecíveis e é preciso estar atento aos detalhes, onde normalmente surge o desgaste.

Victor também nos lembra que ambos os lados são responsáveis por circunstâncias conflituosas, tanto quem deu origem como quem permitiu sua ocorrência. Ele enfatiza, porém, que relações disfuncionais não devem ser aceitas sob nenhum pretexto. Às vezes, simplesmente não há como salvar um relacionamento e a saída mais benéfica é a separação.

De fato, quando há companheirismo, respeito, admiração e confiança, não há espaço para sofrimento e ciúme. O verdadeiro amor não sente necessidade de controlar, restringir e subjugar; ele deixa o ser amado livre para florescer em plenitude ao seu lado.

site: https://www.instagram.com/p/Co8SgUKrlhA/

Aline.Guimaraes 28/02/2023

Livro curtinho e reflexivo
Para começar, já digo que este é um livro visualmente muito bonito e encantador, o que para mim já deixa a leitura mais leve e interessante. Mas não se engane: o livro trata de assuntos sérios e nem sempre fáceis, pois fala de relacionamento entre as pessoas, o que sabemos que às vezes pode ser complicado.

Dentre os quinze princípios de que fala o título, o autor vai tratar sobre temas espinhosos como posse, ciúme, apego excessivo, confiança, entre outros. E para mim, a lição mais importante desta obra é que nenhum relacionamento se constrói sem que haja a participação de duas pessoas e mesmo quando comportamentos “inadequados” se instalam é preciso se atentar para o fato de que as pessoas envolvidas naquela relação concordaram com aquilo de alguma forma.

Por isso é necessário saber o que se passa na sua própria mente, com todos os seus desejos, aspirações e vontades. Precisamos nos ?autodescobrir?, nos aprofundar em nossa própria individualidade, pois assim construiremos relações (de amor e amizade) mais profundas e duradouras.

Beta Oliveira 21/02/2023

Victor Degasperi reflete a respeito de parceria, individualidade, posse, ciúmes, privacidade, troca, espontaneidade, apego excessivo, insensibilidade, idealização, família, padrões do belo, criação de hierarquias, confiança e admiração.
Em cada um destes princípios, Victor pondera sobre as armadilhas que podem aparecer nos relacionamentos por fatores externos e internos. Afinal de contas, cada um carrega a sua cota de sentimentos, traumas, medos, resoluções.
O equilíbrio é um desafio. De forma clara, Victor Degasperi comenta que o caminho não é fácil, mas é possível. Ajuda em todos os aspectos da vida, no pessoal, no amor, no profissional – como as pessoas se relacionam com os outros e encaram os desafios da vida para viver nada menos que o amor.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://literaturademulherzinha.com.br/2023/02/11/nada-menos-que-o-amor-victor-degasperi-cap-1889/

Clara.Pamponet 11/02/2023

Nada menos que o amor foi o meu primeiro contato com a escrita do Victor e foi muito diferente do que esperava.
Victor é psicólogo clínico e psicanalista e a sua abordagem no livro, é voltada para a psicanálise.
Nada menos que o amor é repleto de lições de ter um amor saudável e positivo. Foi uma leitura muito diferente de tudo que estou acostumada a ler, mas foi uma experiência bem positiva.

Karini.Couto 07/02/2023

Quem me conhece, sabe o quanto livros assim são queridos por mim e a escrita do Degasperi é simplesmente fascinante. De maneira objetiva e direta, temos em mãos um livro que vai trazer 15 princípios para relações potentes e duradouras. Que inclusive, venho tentando por muitas coisas em prática.

"Se abandonamos o apreço pela nossa liberdade, podemos viver situações que jamais aceitaríamos antes."

Esse trecho é uma grande verdade. Em seu texto, Degasperi ressalta a importância de saber diferenciar as mudanças internas, das externas. A vida vai passando por mudanças, que nem sempre temos controle, um processo natural, mas que devemos saber se tais mudanças são de acordo com o outro ou com nós mesmos. Falando sobre a importância de observar a si, pois quem renuncia sucessivamente ao que gosta, não suportará repetidas vezes a mesma coisa, sem que isso gere um impacto negativo ou cause por exemplo, um estado depressivo.

Essa é só a ponta da importância dessa obra, tão curta e ao mesmo tempo extensa em seus questionamentos e relevância para a vida. Para aqueles dispostos a consumir conteúdo que vai além das páginas, atingindo o leitor e promovendo mudanças positivas se houver a absorção adequada se tal conteúdo, se joga, pois esse livro tem o poder de te direcionar melhor em questões que você nem imagina.

site: https://instagram.com/alempaginas

Helana O'hara 31/01/2023

Palavras Sinceras
Se você já leu algum livro do Victor, sabe que ele é um excelente cronista, conversa muito bem com os leitores sobre sentimentos e explora de uma forma bem honesta eles.
Nada Menos Que O Amor não é um livro de crônicas, nele vamos conhece rum pouco mais da versão Victor Psicólogo, formação dele e se você assim como eu acompanha os vídeos dele sabe que ele fala muito sobre sentimentos nas redes sociais. O livro trás 15 princípios para relações duradouras, o legal que o Victor trás esses tópicos desde o começo de uma relação – a construção de uma parceria, como você pode lidar com o ciúmes e uma série de pontos importantes que não enxergamos.
Apesar do livro não serem crônicas, os textos do Victor são gostosos de ler, ele conversa com o leitor de forma simples, carinhosa e gentil – que faz toda a diferença, a grande maioria dos livros que falam de relações tem uma escrita muito mecânica, um texto que trás algo bom para o leitor, e a gente acaba largando. Nada Menos Que O Amor não é assim não.

Victor sempre posta vídeos sobre relações e sentimentos em suas redes sociais, então o livro acaba sendo um complemente dos vídeos que ele trás para gente como se fosse uma conversa sincera, mas engana-se você que os textos gentis não te dão aquele puxão de orelha necessário. Ele dá sim!! E com certeza vai te ajudar a corrigir alguns detalhes importantes de suas relações.
Victor, parabéns pelo livro!!! Não esperava nada mais do que uma honestidade bonita em suas palavras.

“Não é possível uma pessoa mudar todo mundo, então mude a forma como você vive suas relações.”