Autismo: o que fazer e o que evitar

Autismo: o que fazer e o que evitar Marco Pantis

Resenhas - Autismo: o que fazer e o que evitar

judeaquino - @juentreestantes 06/02/2024

Surpresa maravilhosa!
Ganhei por acaso e achei que não tinha nada a ver com meu estilo de leitura. Me surpreendi!
Dei 5 estrelas e ele se transformou em um dos meus favoritos.

SOBRE O LIVRO:
É um "guia rápido" para professores(as) do Ensino Fundamental que tenham alunos(as) com autismo.
O objetivo é ajudar esses docentes a implementar estratégias simples e melhorar a aprendizagem e o bem-estar em aula.

O QUE EU ACHEI:
O foco é as pessoas conhecerem melhor essa condição e a observar detalhadamente as crianças com transtorno do espectro autista (TEA).
Mas é difícil falar do que gostei no livro, porque gostei de tudo. Ele realmente nos faz refletir sobre a importância de entender as particularidades e fragilidades de cada criança.

Na verdade, apesar de falar sobre crianças, tudo que o livro aborda/propõe pode ser aplicado para a vida adulta também, e para qualquer pessoa que conheça ou conviva cmo alguém com essa condição.

A linguagem é didática e acessível. A estrutura traz os seguintes tópicos: O que fazer / O que não fazer / Checklists para observação / O que ter em mente / Como intervir (aqui ele dá as dicas práticas) / Pacto educativo (união escola-família).

Adorei que ele vai marcando algumas coisas que merecem destaque: sublinhando, circulando termos, colocando setas...

Em alguns momentos a leitura pode parecer repetitiva, mas é que tudo se conecta e as ações e raciocínio são complementares

Apesar de ser para professores, o livro aborda o que adultos, familiares e amigos podem fazer para participar a vida daquela criança no dia a dia

Livro pequeno, mas com grande impacto na vida de todos.Eu saí transformada depois dessa leitura. Exercita nossa empatia e mostra que **cada ser humano é único

Tipo de livro que é direcionado a um público mas que TODOS devem ler.
_____________

Falo de livros no Insta >>> @juentreestantes