Mundos Paralelos: Ficção científica

Mundos Paralelos: Ficção científica Ana Rüsche...

Resenhas - Mundos Paralelos: Ficção científica

Mariana113 05/04/2024

Achei bacana, várias histórias em um mesmo livro. Porém achei as primeiras páginas dos capítulos difíceis de entender e ler. Achei que algumas histórias poderiam ter continuado.
Mas eu recomendo!!

Erivaldo21 15/02/2024

Mundos paralelos é uma reunião de oito contos escritos por autores brasileiros e aborda o gênero da ficção científica. Os contos não são ruins. São contos curtos. Os autores aproveitam e falam na ficção científica sobre problemas do Brasil, trazendo certa conscientização sobre estes problemas, lendo uma obra dessa fica claro do potencial de escritores do país para a ficção científica.

Alexandre 22/09/2023

Sensacional
Mais um achado no skeelo (tenho usado bastante), que me surpreendeu. Compilado de contos de ficção científica de autores nacionais, quase sempre ambientados no nosso país (alguns são no espaço). Adorei conhecer o trabalho desses autores.

fran_b07 01/07/2023

A leitura flui bem, e é bem rápida de ser feita.

Alguns contos são bons e interessantes, outros deixam um pouco a desejar.

Acho legal o fato de que em alguns contos o futuro não ser tão distante ou diferente do nosso, consigo ver, depois de alguns anos, que as coisas que são narradas em algumas das histórias, acontecendo na vida real.

É um bom livro para quem quer entrar no gênero ficção científica, por ser leve e de fácil entendimento.

Delma Gama 19/06/2023

Me surpreendi com a fluidez e criatividade das 8 antologias (contos independentes) de ficção científica que o livro réune. Alguns ótimos, outros razoáveis, mas nenhum ruim.

E eu assistiria fácil uma série adaptada com todos eles, porque minha imaginação vibrou com a astrofísica, as competições de Skate Espacial em microgravidade, realidades com metaverso e carros autônomos tão natualizados. Além do futuro distópico e tecnologicamente surreal que um ou outro conto trazia.

No final há uma explicação sobre as críticas sociais, referências literárias e cinematográficas que cada autor se inspirou para fazer seu conto. O que eu achei ótimo, porque notei alguma dessas referências durante a leitura e queria me certificar. Enfim, gostei e recomendo.

Karenzei 27/05/2023

Uma boa coletânea!
Gostei da seleção de contos e confesso que não conhecia os autores. Recomendo a leitura de Mundos paralelos: ficção científica, pois é uma boa porta de entrada para quem nunca leu (e deseja ler) ficção científica. Já para os aficionados, é uma maneira de conhecer a produção brasileira nesse nicho de literatura.

site: https://sonhareoqueimporta.blogspot.com/2023/05/dica-de-leitura-mundos-paralelos-ficcao-cientifica.html

Severino.Nasciment 23/05/2023

Alguns contos são bons, outros não
Vou dizer o que achei de cada um dos 8 contos que compõem esse livro. Não tem spoiler.

1. Fim dos tempos
Alexey Dodsworth *5 estrelas*
Gostei bastante dessa primeira história. Bem estruturada do começo ao fim, e tem uma boa dose emocional.

2. O Parthenon Místico contra o lobisomem da Perdição
Enéias Tavares *4 estrelas*
A história é boa. Todos os envolvidos tem conhecimentos e habilidades indispensáveis, menos a líder do grupo, que só sabe fazer isso mesmo.

3. O segredo da planície
Iana A. *4 estrelas*
Desse conto também gostei muito, porém, quando chega no ponto em algo transformador vai acontecer... a história acaba. Eita... aí ficamos querendo saber mais.

4. O graffiti assombrado & o Palácio de Shabazz
Jim Anotsu *1 estrela*
Esse conto parece mais uma alucinação por entorpecentes do que uma ficção científica.

5. Space Kate
Lady Sybylla *2 estrelas*
Daria certo como um livro infantil (sério, não é crítica ruim). Não me prendeu.

6. O pranto do ronin
Roberta Spindler *3 estrelas*
Esse também é interessante. Algumas coisas são muito modernas, outras nem um pouco.

7. Isa e a Aliança Intergaláctica
Toni Moraes *2 estrelas*
Há uma intervenção de uma tropa intergaláctica num evento muito pontual. Dessa forma, o regionalismo acabou ficando forçado. Mas seria uma boa história para crianças (falando sério).

8. Rebento
Vic Vieira Ramires *2 estrelas*
A história não é ruim. Porém há situações para as quais já existem aparelhos hoje em dia. E ali naquele futuro distante eles não são usados ou nem existem.

É isso. Mas, claro, vc pode ter sensações opostas, né? ;-)
Delma Gama 19/06/2023minha estante
Ri muito com sua descrição do quarto conto. Pra mim o melhor foi o primeiro, mas também gostei do último. Já o mais chatinho foram o 4 e o 7.

priscila.saatmam 08/02/2023

Sobre o livro de modo geral
Ficção científica sem dúvida é um dos meus gêneros literários favoritos. Nele podemos pensar em diversas possibilidades que nos levem a refletir o nosso presente projetando nossas reflexões em uma ideia de futuro que pode ser tanto esperançosa ou não.

Eu gostei bastante dos contos da coletânea mundos paralelos ficção científica porque traz essa diversidade que existe na ficção científica. Os contos contam histórias sobre futuros possíveis e futuros surreais, o que mais me diverte no gênero é poder pensar em como esses futuros imaginados tem os pés no nosso presente dá para notar bem esse ponto de partida.

Tive algumas ressalvas mas que é mais por questões pessoais do que necessariamente por questões técnicas dos contos. Esse é um livro que eu indico para todas aquelas pessoas que ainda não tem contato com a ficção científica é uma ótima porta de entrada para conhecer o gênero literário, mas também indico para todos aqueles que assim como eu já estou um pouco mais habituados como gênero e que querem uma leitura rápida e divertida e diversificada.