Powers of Darkness

Powers of Darkness Bram Stoker

Resenhas - Poderes das Trevas

Lucs 11/05/2023

Drácula versão estendida
Poderes das Trevas é como uma versão estendida de Drácula, com muito mais páginas, implicações políticas e novos personagens. Se você gostou de Drácula e gostaria de ler mais detalhes o livro é pra você. A exploração do castelo feito pelo protagonista é muito, mas muito maior que na versão original pra se ter uma ideia. Gostei também da segunda e terceira parte, as diferenças são muitas pra falar aqui. A história só peca pelo final muito abrupto para o que vinha apresentando. Não se sabe o motivo do encerramento brusco, pressão de direitos autorais? O jornal Dagen estava mal das pernas ou não queria mais aquele folhetim? Enfim, eu daria quatro estrelas, mas o excelente trabalho do Sebo Clepsidra e dos demais envolvidos me faz dar cinco. A diagramação lembra os jornais (Poderes das Trevas foi publicado num folhetim sueco entre junho de 1899 a fevereiro de 1900), o papel meio amarelado me lembra pergaminho, a inúmeras ilustrações do jornal da época, e o material do livro como um todo são um primor.
O prefácio conta com um rico trabalho ?arqueológico? mostrando como surgiu o livro, quem seria o misterioso autor e outros detalhes enriquecedores. Já o apêndice mostra um comparativo de Poderes das Trevas com Drácula.
Drácula de Bram Stoker segue como referência, é um livro conciso e que tem uma estrutura narrativa mais homogênea. Poderes das Trevas é para os fãs de Drácula que não se importam em ler uma obra alternativa mais rica em detalhes.