Ájax

Ájax Sófocles

Resenhas - Ájax

ciliane.ogg 31/05/2023

Ájax, junto de Aquiles é o último representante de um ideal homérico: ser sempre o melhor, o superior aos outros.
Temos uma nova sociedade surgindo onde esses ideiais não tinham mais lugar. E como nos lembra Ájax, tudo muda, as estações do ano e o ser humano também.
A personalidade desse novo homem cabe em Odisseu, onde amigos torna-se inimigos quando a situação assim exige, mas rapidamente podem voltar a ser amigos.
Esse mundo onde os homens mudavam de lado rapidamente, o coro grita a Ájax " inadaptável ". Ele se vê sem lugar para sua existência e então resoluta mente tira sua vida, usando a espada de Heitor. Espada essa fincada na areia, sem movimento, sem mudança.
Ájax escolheu viver solitário, odiando seus inimigos continuamente. Vemos isso em Odisseia quando Odisseu desce ao submundo de Hades e encontra Aquiles e outros . Todos querem saber dos filhos, como a família estava, menos Ájax, que continuou odiando seu inimigo para sempre .

voandocomlivros 05/01/2023

"Essas linhas são tão majestosas, tão longínquas e misteriosas, e ao mesmo tempo tão passionais, tão dramáticas e complexas, que se isso fosse tudo o que tivesse sobrado de Sófocles, ainda assim teríamos de reconhecê-lo como um dos maiores poetas do mundo."

Essas são palavras de Bernard Knox, publicadas em 1961 no seu Ensaio, "O Ájax de Sófocles", que resumem com maestria o grande Sófocles.

Sófocles nasceu em 496 a.C., imaginem que essa peça foi escrita no século V a.C., eu acho isso tão fascinante, tão emocionante... saber que estou lendo algo que tocou civilizações tão antigas. Chega a ser mágico! É uma pena que Constantinopla foi saqueada e destruída implacavelmente pelos cruzados em 1204, e quase todo grande tesouro grego foi perdido, incluindo dezenas de obras de Sófocles. Das 123 peças que ele escreveu em sua longa vida, sobraram apenas 7, dentre elas, "Ájax". Do maravilhoso mundo grego, ficamos condenados a conhecer apenas alguns poucos fragmentos, e mesmo assim ele é grandioso e fico extremamente grata em ter essa oportunidade.

Ájax foi um dos heróis da Guerra de Troia, depois de Aquiles, era considerado o maior e mais valente guerreiro. Um gigante com seu famoso escudo em forma de torre, uma figura verdadeiramente assustadora. Nessa obra, vamos acompanhar sua derrocada. A fragilidade de sua natureza aflorou depois do julgamento que destinou as armas de Aquiles a Odisseu, e não a ele, que era merecedor por ter detido as forças troianas na ausência do maior herói grego. A fúria de Ájax explodiu e ele resolveu matar os Atridas e o próprio Odisseu. A Deusa Atena interferiu deixando Ájax em uma situação de extrema humilhação, e é nesse cenário caótico que essa peça extraordinária começa.

"RESUMO NOSSA CONDIÇÃO HUMANA:

VOLÚVEL SOMBRA, ESPECTROS TÃO SOMENTE."

Sófocles instiga discussões belíssimas, uma das mais emblemáticas que me saltou aos olhos foi a relação entre homens e suas possíveis transformações em um determinado período de tempo. É impressionante como nós somos frágeis e transitórios.

Uma cena que me deixou tocada, e me remeteu automaticamente para os dias de hoje, se passa com Ájax pensando em seu pai e imaginando sua vergona e sua decepção em receber o filho sem prêmio (armas de Aquiles), seu desespero e humilhação é de partir o coração. Quantas pessoas, jovens e adultos prezam, assim como Ájax, pelo orgulho do pai/mãe?

Mesmo em meio a dor e a insanidade, o orgulhoso Ájax recusa a se curvar em qualquer situação, contra quem quer que seja. E eu amo isso nele, assim como fiquei encantada como os diálogos, o duplo sentido nas palavras do Ájax, o discernimento de Tecmessa, a discussão entre Teucro e os Atridas e, em especial , a sensatez nas palavras e atitude de Odisseu.

"Ájax" foi minha primeira leitura de 2023 e fiquei extremamente feliz com a escolha. A edição da Editora 34 conta com o Ensaio completo de Bernard Knox "O Ájax de Sófocles" e com outros textos extras, além de contar com a tradução e notas do premiado Trajano Vieira.

Mesmo que você ainda não tenha lido Ilíada e Odisseia (o que eu recomendo muito) pode fazer a leitura dessa obra de Sófocles tranquilamente. A escrita do autor é dramática e poética na medida certa, uma verdadeira relíquia de muitos séculos passados.

⬇ Vou deixar aqui os trechos que destaquei durante a leitura. Só um gostinho para despertar a curiosidade de vocês.

"EM VISTA DISSO, NÃO APONTES NUNCA

O FIO DE UMA PALAVRA CONTRA OS DEUSES,

NEM USES DA SOBERBA SE ALGUÉM

FOR MAIS FRACO NO PORTE OU NA RIQUEZA.

UM DIA BASTA PARA PÔR ABAIXO

E ERGUER DE NOVO TODO FEITO HUMANO.

ÓDIO AO VIL, NÃO AO SÁBIO, O LEMA OLÍMPICO."

"CONTRA O PODER RASTEJA A INVEJA.

SEM OS MAIORES, OS PEQUENOS

ESCORAM SEM FIRMEZA A TORRE.

O FRACO ATINGE SUA META

COM FORTES, E ESTES, COM OS FRACOS."

"NEM MESMO O QUE RESISTE FOGE À REGRA:

CEDE. O INVERNO, COM SEUS PASSOS NÍVEOS,

DÁ LUGAR AO VERÃO DE BELAS FRUTAS.

AO DIA ALVIEQUINO O DISCO ESCURO

DA NOITE PÕE-SE EM FUGA, E VEM A LUZ.

O FURACÃO FURIOSO DORME ONDE

A ONDA ULULA. O SONHO ONIPOTENTE

RETÉM E SOLTA. NÃO MANTÉM CONSIGO

A PRESA. A LUCIDEZ É REFUTÁVEL?

AGORA EU SEI QUE A INIMIZADE PELO

INIMIGO NÃO DEVE SER TOTAL,

PODENDO SER BENQUISTO UM BELO DIA.

COLOCO-ME À DISPOSIÇÃO DO AMIGO,

SABENDO SER FUGAZ. A MAIORIA

NÃO CONFIA NO PORTO DA AMIZADE.

TUDO IRÁ BEM, NO QUE CONCERNE A ISSO."

"QUEM TEM VISÃO ESTREITA SÓ É CAPAZ

DE AVALIAR O BEM DEPOIS QUE O PERDE."

"JAMAIS A LEI TRARIA BENEFÍCIO

À CIDADE SE NÃO HOUVESSE O MEDO;

NEM A TROPA SERIA CONDUZIDA,

SEM A AÇÃO DO TEMOR E DO RESPEITO.

NEM MESMO O MUSCULOSO ESCAPA ILESO

DA QUEDA NO MAIS SIMPLES CONTRATEMPO.

QUEM NÃO DESPREZA O MEDO E O PUDOR,

PARA ESSE HÁ SAÍDA, ESTEJA CERTO."

"TERMOS RUDES, EMBORA JUSTOS, MORDEM."

"... OS MAIS FORTES

NÃO SÃO OS QUE PASSEIAM OMBROS LARGOS,

MAS AQUELES QUE OBSERVAM A RAZÃO."

"AOS MORTAIS É POSSÍVEL CONHECER

DIVERSAS COISAS COM A VISTA. MAS,

DO SEU PORVIR, NINGUÉM É ADIVINHO."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/%C3%A1jax-resenha
Rafael Nini 19/04/2023minha estante
Resenha excelente! Muito obrigado!

voandocomlivros 19/04/2023minha estante
Eu que agradeço o comentário, Rafael!