Amar o mundo apaixonadamente

Amar o mundo apaixonadamente Josemaria Escrivá

Resenhas - Amar o mundo apaixonadamente

Ana 11/04/2024

Esse pequeno livro de 94 páginas é um compilado de análises e trechos da homilia proferida por São Josemaria Escrivá no campus da Universidade de Navarra em outubro de 1967.

Amar o mundo apaixonadamente é um livro que precisa estar na cabeceira da cama para ser lido e relido, relembrando a essência da pregação e do exemplo em vida do nosso Santo do Cotidiano.

Uma homilia no centro de uma Universidade, lugar que é tão instituído o materialismo, a ciência, o exato, e tantas vezes Jesus esquecido e renunciado. São Josemaria nos faz lembrar que Deus nos espera em todos os lugares, em todas as instâncias da nossa vida e não é diferente da nossa vida universitária.

Cada mensagem que São Josemaria nos passa nessa homilia é um retrato e reflexo de aproximação para com Deus. Finalizo essa resenha com um trecho que fala muito ao meu coração:

[...] as minhas palavras pretendiam anunciar alguma coisa da grandeza e da misericórdia de Deus. [...] falando de viver santamente a vida ordinária: porque uma vida santa no meio da realidade secular ? sem ruído, com simplicidade, com veracidade ? não será porventura a manifestação mais comovente das magnalia Dei (p. 31).

?Sem fé, falta o próprio fundamento para a santificação da vida ordinária" (p. 57)

?A casa das nossas orações é esta; a casa de Deus somos nós mesmos ? Santo Agostinho. (p. 63)