O restaurador de rostos

O restaurador de rostos Lindsey Fitzharris




Resenhas - O restaurador de rostos


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Rosangela Max 21/11/2023

Bem elaborado e rico de conhecimento e experiências.
Tem muitas informações importantes relacionadas ao impressionante trabalho do cirurgião Harold Delf Gillies em ?restaurar? rostos durante a Primeira Guerra Mundial.
Além de um contexto panorâmico sobre a guerra em si, fala sobre a dificuldade de se socorrer e tratar um ferimento no rosto, tanto no campo de batalha como nos hospitais fora dela. Como estes ferimentos afetam fisicamente e psicologicamente a vítima, como a sociedade preconceituosa e os familiares e pessoas próximas destas vítimas as encaram após os ferimentos, etc.
Este livro cita outras figuras inspiradoras e adorei ler sobre todas elas. São profissionais que fizeram a parte da equipe multidisciplinar formada pelo Dr. Gillies. Como exemplo cito o dentista Charles Auguste Valadier, que atuava principalmente na reconstrução de mandíbulas dos soldados. Essa equipe se tornou uma referência na cirurgia de reconstrução facial, dando importantes contribuições no desenvolvimento/aperfeiçoamento do que hoje é conhecido como cirurgia plástica. Anos depois, Dr. Gillies foi ampliando sua experiência na cirurgia plástica atuando em outras partes do corpo e consolidando sua reputação.
A autora fez um belíssimo trabalho em contar esta história. A escrita está impecável! Foi o segundo livro que li dela e a qualidade só aumenta.
Recomendo a leitura.
Vania.Cristina 22/11/2023minha estante
Interessante...


Livia Barini 22/11/2023minha estante
Também adorei este livro




Livia Barini 25/04/2023

Um livro necessário
Quando você pensa em alguém que ficou com uma sequela de guerra em que tipo de pessoa você pensa? Em alguém com problemas mentais (stress pós-traumático, esquizofrenia...) ou em alguém sem membros (sem mão, braços, pernas, paralítico...), não é mesmo? Você não pensa em alguém sem nariz, sem os globos oculares, sem mandíbula... E é sobre esses homens que este livro vai falar.

O livro não é um romance. É um livro sobre o trabalho do Dr. Gilles, um cirurgião que criou uma equipe muldisciplinar, que desenvolveu novas técnicas, que documentou seu trabalho, que abriu as portas de sua sala cirúrgica para ensinar, que publicou livros e que lutou para que a cirurgia plástica fosse reconhecida como especialidade. Mas que, acima de tudo, fez todo o possível para consertar os rostos destroçados pela guerra destes homens.

O mais difícil para mim foi imaginar o sofrimento destas pessoas. Não é uma questão meramente estética, é não poder falar, comer, dar um beijo, trabalhar... é ter a aparência de um monstro e ser tratado como tal. Imagine ser operado em uma era em que a antissepsia estava engatinhando, sem antibióticos, sem anestesia, por um médico que não foi treinado para fazê-lo (porque não haviam técnicas para tanto)! E isso acontecer não apenas uma vez, mas quinze, dezessete... até quarenta vezes! Assustador não?

E o pior é que ainda há muitos seres humanos, tanto civis quanto militares, tendo os seus rostos destruídos pela guerra neste exato momento lá na Ucrânia, na Rússia e em tantos outros lugares onde há conflitos que são esquecidos pela imprensa.

Como dizia meu pai “A guerra é a maior demonstração da imbecilidade humana”.

Um livro necessário. Espero que sirva de alerta para os que carregam dentro de si a ânsia pelo conflito, em especial, se forem os poderosos.
Vanessa.Castilhos 25/04/2023minha estante
????


CPF1964 25/04/2023minha estante
4 estrelas ? Vou pegar meu óculos especial e ler novamente este post....




evf684 31/10/2023

A medicina nos tempos de guerra
O livro o restaurador de rostos conta a história de Harold Gillies, que foi importante no período da primeira guerra mundial ao restaurar os rostos de soldados desfigurados em combate.

O livro insere o cenário da medicina nos tempos cruéis da guerra, contando os acontecimentos do conflito que matou e feriu milhões de soldados ao longo dos anos. Também temos o papel de Gillies e sua contribuição na medicina (não só dele, como também de outros médicos que também no mesmo período ajudaram a desenvolver métodos de anestesia e transfusões de sangue).

O livro ao todo momento mostra o quão cruel é a guerra, principalmente ao destacar o sofrimento e tratamento de soldados feridos e mortos, e isso foi uma das coisas que mais gostei no livro. Acompanhar o processo da restauração dos rostos de soldados que eram pacientes de Gillies era muito interessante na leitura, ainda mais com as fotos no final do livro que mostravam o antes e depois de alguns desses soldados.

Enfim, esse virou meu livro favorito da autora, superando até Medicina dos Horrores. Ela ter retratado o cenário histórico da primeira guerra fez com que eu gostasse ainda mais da leitura.
comentários(0)comente



Alan Santana 03/03/2023

O restaurador de rostos (e da 1ª Guerra)
Para apreciar o livro é preciso não só se interessar por cirurgia, mas também sobre a Primeira Guerra Mundial. Tive a impressão que uns 70% do livro é destinado a descrever as batalhas e suas consequências e o restante para dizer como Gillies se portou frente aos desafios de trabalhar em um área praticamente inexistente da cirurgia.
Para quem gosta de cirurgia e guerra é indispensável, mas confesso que senti falta de um aprofundamento na parte cirúrgica do livro; além disso possui bastante digressão ao longo dos capítulos que, sinceramente, não precisava tanto (p. ex.: ?Gillies precisava de sangue para seus pacientes?, toma aí toda a história da transfusão de sangue). Isso dá a impressão que faltou assunto para completar a obra.
Gosto muito da escrita da autora e seu livro anterior (Medicina dos Horrores) é um dos meus preferidos e, embora, repito, este seja um excelente livro, não entrou para a mesma lista.
comentários(0)comente



Simone de Cássia 31/03/2023

Talvez eu tenha esperado mais do livro, ou esperado uma abordagem mais específica sobre as questões cirúrgicas/medicinais. Entendo que a autora quis explicar o contexto das inovações cirúrgicas mostrando o cenário da primeira guerra, mas confesso que, para meu gosto, ela se aprofundou demais descrevendo batalhas e similares. Achei que o foco seriam as cirurgias, os casos específicos e seus desfechos e talvez por isso me decepcionei um pouco. Mas o livro não perde sua importância e seu papel informativo sobre o trabalho em prol de devolver a dignidade humana a seres tão sofridos. Vale por isso.
comentários(0)comente



Taly 27/05/2024

A guerra e a evolução da medicina
Não foi uma leitura tranquila - com a temática da primeira guerra, nos apresenta a atuação do médico otorrino Harold Gillies na reconstrução do rosto de soldados da Aliança atingidos em combate - atuação essa que mudou o rumo das cirurgias plásticas.
comentários(0)comente



moacircaetano 27/12/2023

O livro poderia até ser bem interessante- e em alguns momentos é - mas... não sei. Ou a autora ou o tradutor, alguém não tem a manha, simplesmente...
A leitura se torna a todo momento enfadonha, foram 3 semanas pra terminar, um parto.
comentários(0)comente



Leitor Noturno 13/03/2023

Resenha Noturna
Hoje já está comum no nosso dia a dia vermos pessoas com o rosto diferente daquele com o qual nasceram, seja por aplicação de produtos, harmonizacões temporárias e até com cirurgias definitivas que mudam o formato de certas características suas, mas existiu uma época onde isto era impensável, não havia chance de você ficar mais bonito ou menos feio do que era. Um homem foi responsável por iniciar os procedimentos estéticos, e sua ambição não foi movida por fotos no Instagram ou pela aparência de alguém que você admira, Harold Gillies é considerado o pai da cirurgia plástica e o que fez ele propagar seu conhecimento foras as guerras, sabia disto?

Pois é, ao ver soldados do exército voltando para casa com rostos queimados ou até mesmo sem alguns pedaços, causado pelas bombas inimigas, ele sentiu que não poderia deixar que a vida daqueles que defendiam uma bandeira nacional, fossem afetadas daquela forma, então começou a fazer pesquisas, testes e cirurgias para tentar reverter o estrago ocorrido no front. Suas técnicas foram ficando cada vez mais apurada e ele causou uma verdadeira revolução no mundo médico, e também no estético.

Um livro incrível, da mesma autora de ?Medicina dos Horrores?, ela cria quase uma biografia de um gênio da medicina em meio aos relatos sobre os momentos tensos da primeira guerra mundial, falando detalhes das batalhas e mostrando como ela influenciou a vida da população, e seus reflexos.

Vocês sabem como eu gosto de ler sobre guerras e quando isto está relacionado a alguma outra curiosidade a leitura fica ainda melhor, desta vez fiz o caminho inverso, fui ler sobre o assunto e não fazia a menor ideia que envolveria guerras, achei que o livro seria daqueles macabros, relatando cenas trágicas ou cômicas relacionada aos experimentos estéticos, mas fui surpreendido por um enredo muito mais revelador, falando sobre um dos grandes nomes da medicina que o mundo já viu.

Se você está esperando um livro de terror, com cenas fortes e algum serial killer que gosta de rostos, este livro definitivamente não é para você, a história é real, tem alguns pontos bem chocantes, mas que estão muito mais relacionado com o que é verdade e já aconteceu no mundo, algo que talvez nem a ficção fosse capaz de imitar, de uma forma bem fluida e atraente, fazendo o leitor ficar compenetrado na história, querendo saber qual será o avanço seguinte e até onde Gillies era capaz de chegar, em uma época onde a tecnologia nem existia direito.

Nota Final: ????????

Me sigam no @leitor_noturno para mais resenhas e sorteios!
comentários(0)comente



Biancacm 26/07/2023

Leitura imersiva e interessante
Esse livro não é para ser lido rápido, penso eu, porque traz muitas informações da Primeira Guerra Mundial, do contexto e das inovações trazidas pelo cirurgião Harold Gillies.
Mas não é um livro maçante. Muito pelo contrário. A autora te coloca no campo de batalha, mostra como o soldado foi ferido e o caos para chegar ao atendimento médico que era sobrecarregado. Além disso, entendemos a carga emocional e social de um rosto desfigurado.
A autora mostra a criatividade e inteligência do cirurgião que se rodeou de profissionais de outras áreas para trazer uma perspectiva completa da cirurgia plástica (reconstrutiva e estética).
Foi uma leitura boa, não dei 5 estrelas porque guardo para livros que me marcam profundamente. Essa leitura foi mais um aprendizado e uma boa visão do que foi a Primeira Guerra.
comentários(0)comente



Bmtts 02/08/2023

O peso disso
Gente, o quanto esse livro agrega conhecimento, não é perceptível na capa.
Eu nem sabia sobre o que era a história, no começo eu fiquei surpresa e pensei em desistir, mas então eu me concentrei no que estava sendo descrito (O que não era muito light).
Essa autora tem escrita fantástica, inteligente e fluida.
É tocante o quanto as pessoas se dispõem a ajudar o próximo, o médico "protagonista" foi um dos melhores que eu li.
As enfermeiras, os médicos e paramédicos, dando tudo de si, desde sempre.
comentários(0)comente



roooobs 02/08/2023

Livro bem legal para quem gosta de história da medicina. tem bastante informação, nomes e datas, então fica meio cansativo as vezes, mas vale a pena para aprender mais sobre a 1ª guerra e o surgimento da cirurgia plástica
comentários(0)comente



Leitora 02/06/2024

Um relato muito interessante sobre algo considerado tão normal hoje em dia mas que na época era algo extremamente novo e ainda estava sendo desenvolvido
comentários(0)comente



Ayumi.kimura 20/06/2023

Tendo como plano de fundo a Primeira Guerra mundial, o árduo trabalho do grande pai e pioneiro da cirurgia plástica Sir Harold Gillies, um grande visionário e humanitário que conseguia ver a necessidade nao só de restabelecer as funções corporais e também de fechar suas feridas e amenizar parte de suas dores. Tentando restabelecer a dignidade e a esperança de tantos feridos que passaram por tratamento de lesões ou mutilações faciais. Gilies deixou um grande legado para cirurgia plástica moderna.
comentários(0)comente



Giovanna Batalha 08/07/2023

Muito interessante. É muito fácil pensar em mudanças superficiais quando se fala em cirurgia plástica, mas Gills desde o início, já percebia o quanto isso pode influenciar o psicológico de alguém, não deixando que as limitações da época o impedissem de tentar devolver a vida e auto estima de soldados que tiveram seus rostos desfigurados devido a guerra.
comentários(0)comente



maysaalvesl 13/10/2023

Surpreendente
Essa história é fantástica.
Basicamente conta como a cirurgia plástica se desenvolveu no contexto da primeira guerra mundial, por meio da reconstrução facial de soldados desfigurados e do aperfeiçoamento de várias técnicas.
Em alguns momentos o livro é muito descritivos, o que pode deixar a leitura um pouco monótona, mas é uma história sensacional.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR