Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis

Resenhas - Dom Casmurro

Laura 27/11/2023

Traiu ou não traiu?
A grande pergunta do livro kkkkkkk
mas no final é bem mais que isso, é sobre como o bentinho é doido e meio viciado no escobar
a capitu no final deve ter traído ele é se não tiver, tinha que ter traido
adorei o livro, só que passei muita raiva desse bento aí

LaVicts 31/01/2023

Não traiu
Qualquer brasileiro que se preze já ouviu a frase ?traiu ou não traiu??. Eu sempre suspeitei de que não houvesse traído, já que pessoas que já leram o livro disseram que Bentinho era muito ciumento e depois de um tempo se tornou paranoico.
Agora que terminei a leitura concordo plenamente.
É pra quem quiser iniciar a leitura já vou avisando algo que gostaria de descobrir antes, Dom Casmurro conta a história a partir de seus quinze anos e demora metade do livro para ele poder até mesmo se casar com Capitu.

calebefernands 30/03/2024

José Dias alugou um triplex na cabeça do Bentinho
Traiu? Sinceramente, acredito que as chances são mínimas.

Bentinho era um cara sem atitude nenhuma, vivia as custas de opniões alheias - da mãe, de José Dias, de Capitu, e principalmente de Escobar. Por conta disso, creio eu que a sua mente era cheia de paranóias, já simplesmente não conseguia ter posicionamento. Capitu era exatamente aquilo que Bentinho não era, e isso gerava nele insegurança.

Bentinho era apaixonado em Escobar, e o sentimento era recíproco. Dificilmente ele trairia o amigo. O mesmo digo por Capitu, que o amor da vida era o Dom Casmurro.

No fim, o narrador tinha um surtos de ciúmes e foi um babaca durante toda a vida adulta.

A estrela dessa ópera é José Dias, que além de unir o casal, conseguiu alugar um triplex na cabeça do Bentinho de que ele era 🤬 #$%!& .

Machado fez uma obra complexa e engenhosa, porém não curto muito esse vai e vem na narração.