Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis




Resenhas - Dom Casmurro


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Leandro.Martins 30/05/2024

Realismo, ironias e pessimismo. Machado de Assis puro.
Eu não sei porque demorei tanto a ler a minha primeira obra de Machado de Assis. Talvez por ter sido obrigado a ler quando era mais novo e não ter gostado na época. Talvez por entender hoje, que Machado de Assis deve ser lido na idade correta, quando temos maturidade pra isso. Pois bem, minha curiosidade atual se deu antes do zum zum zum que levou Machado a se tornar top 100 de livros procurados mundo afora nesta época em que escrevo. Há um ou dois anos, as redes sociais trouxeram o debate que permeia esse livro e, apesar se conhecer a peleja, nunca tinha formado opinião. E convenhamos, amigos, é por óbvio que você já lê o livro decidido a concordar com uma das hipóteses da contenda.
Quando lemos uma obra realista, precisamos entender que esta obra está cercada de um olhar um tanto pessimista, mas é possível tirarmos momentos de risos sinceros. Machado de Assis é um mestre da ironia, do humor nem tão sutil assim, mas sempre levando o leitor a entender a posição que é tomada pelo seu personagem principal. Essa obra tem a visão de Bentinho sobre o que aconteceu com sua vida. Ele é o protagonista da sua própria história, e seu olhar enviesado e cismado, faz com que o leitor tenha prejuízo na sua conclusão, pois não temos como ver a leitura do ponto de vista da Capitu. E se você quer ler este livro e chegou a essa resenha na expectativa de que a maior polêmica seja resolvida por uma opinião de leitor, desculpe, mas você precisará ler o livro para entender o que eu estou falando. Porque dá sim para entender o que se passa na cabeça de Bentinho. O amor pode nos cegar, mas o ciúme pode ser ainda pior do que a cegueira. Pode nos fazer enxergar coisas que talvez sequer existam.
Após esse livro, darei um tempo do realismo de Machado, mas logo logo voltarei a ele, vou procurar em breve a leitura de Memórias Póstumas. E saber o que está acontecendo com o mundo todo que o está lendo neste momento.
comentários(0)comente



Laura 27/11/2023

Traiu ou não traiu?
A grande pergunta do livro kkkkkkk
mas no final é bem mais que isso, é sobre como o bentinho é doido e meio viciado no escobar
a capitu no final deve ter traído ele é se não tiver, tinha que ter traido
adorei o livro, só que passei muita raiva desse bento aí
comentários(0)comente



LaVicts 31/01/2023

Não traiu
Qualquer brasileiro que se preze já ouviu a frase ?traiu ou não traiu??. Eu sempre suspeitei de que não houvesse traído, já que pessoas que já leram o livro disseram que Bentinho era muito ciumento e depois de um tempo se tornou paranoico.
Agora que terminei a leitura concordo plenamente.
É pra quem quiser iniciar a leitura já vou avisando algo que gostaria de descobrir antes, Dom Casmurro conta a história a partir de seus quinze anos e demora metade do livro para ele poder até mesmo se casar com Capitu.
comentários(0)comente



calebefernands 30/03/2024

José Dias alugou um triplex na cabeça do Bentinho
Traiu? Sinceramente, acredito que as chances são mínimas.

Bentinho era um cara sem atitude nenhuma, vivia as custas de opniões alheias - da mãe, de José Dias, de Capitu, e principalmente de Escobar. Por conta disso, creio eu que a sua mente era cheia de paranóias, já simplesmente não conseguia ter posicionamento. Capitu era exatamente aquilo que Bentinho não era, e isso gerava nele insegurança.

Bentinho era apaixonado em Escobar, e o sentimento era recíproco. Dificilmente ele trairia o amigo. O mesmo digo por Capitu, que o amor da vida era o Dom Casmurro.

No fim, o narrador tinha um surtos de ciúmes e foi um babaca durante toda a vida adulta.

A estrela dessa ópera é José Dias, que além de unir o casal, conseguiu alugar um triplex na cabeça do Bentinho de que ele era 🤬 #$%!& .

Machado fez uma obra complexa e engenhosa, porém não curto muito esse vai e vem na narração.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5