Superdicas de português para concursos e vestibulares

Superdicas de português para concursos e vestibulares Nílson Teixeira de Almeida

Resenhas - Superdicas de português para concursos e vestibulares

giogio 21/07/2023

Legal para nortear
Nesse livro temos 60 dicas de português (tirando umas 2, 3 de estudo) que vão desde redação à gramática básica, passando bem rapidamente por cada tópico.
eu gostei bastante dos assuntos abordados porque acredito que sejam justamente os mais exigidos em concursos ou senão, pelo menos os que tem-se mais dificuldade por fugir muito ao português utilizado no dia a dia, e na verdade, às vezes nós até utilizamos, mas da maneira errada; é um ótimo ponto de partida para quem não sabe por onde começar a estudar, por exemplo. uma questão que eu senti falta foram os exercícios... em cada dica tem-se exemplos (na maioria apenas um, mas tem) só que não tem nenhum exercício, nem de concurso nem de vestibular. e como só se aprende com a prática, acho que deixou a desejar nesta parte.

Michaely1 09/04/2023

Ótimo para iniciar ou revisar
Achei esse livro bem conteudista, ele dificilmente dá muitas dicas. Na realidade, é até engraçado porque ele fala para você não ser prolixo (repetitivo, falar muita coisa que diz a mesma coisa), mas ele faz exatamente isso nos primeiros capítulos. Basicamente, ele diz para você ler muito, ler coisas boas, escrever bastante e diariamente. Acho que tudo isso cabia em um capítulo só, mas tudo bem. Essas foram as dicas dele.

De resto, foi um livro passando por temas principais de concursos e vestibulares no âmbito da gramática. Eu achava que, por ele ser um pouco antigo, talvez estivesse até meio ?atrasado?, mas foi só impressão mesmo, porque me lembro muito bem de ter visto muito desses conteúdos no último exame da Vunesp que eu prestei.

Tem partes que ele explica de um jeito meio complicado, mas, em geral, ele explica muito bem e resumidamente. Normalmente, são duas páginas pequenas para cada capítulo, então é meio curto. É um livro que, para mim, é muito bom para quem vai começar a estudar e não tem noção de por onde iniciar (quais assuntos estudar) ou só para revisar mesmo. Não espere aprender muita coisa com o livro, ele é realmente só uma revisão básica, mas achei um ótimo conteúdo. Eu compraria outros livros do autor, se quisesse aprender sobre português profundamente.