Efeito Mendes

Efeito Mendes Thifany Gomes

Resenhas - Efeito Mendes

suzana. 24/01/2023

efeito mendes sempre vai ser um livro que vai mexer comigo, não importa quanto tempo passe. foi um livro que eu vi nascer, que eu sabia desde o começo o quão longe podia chegar, e foi o livro mais rápido que eu já li na vida, porque simplesmente não tinha como tirar o olho nem por um segundo. eu nunca vou ter palavras o suficiente no meu vocabulário pra descrever o quanto eu admiro a mente de titânio da thifany gomes, que realizou essa obra prima com tanta maestria e responsabilidade. personagens bem construídos, vilã complexa com motivações complexas, assuntos delicados tratados com todo o cuidado do mundo, de uma escrita instigante e inteligente, é um livro com um desfecho pesadíssimo, mas que vale a pena por tudo de importante que carrega. poderia falar dele por uma eternidade. nenhum livro ocupa no meu coração o espaço desse. e ninguém ocupa no meu coração o espaço dela. foi uma honra ter feito parte disso.
thinky 02/02/2023minha estante
nossa como vc é gay tipo assim eu nem falo mais com vc vc não deveria ter o poder de me fazer chorar dito isso meus olhos estão soltando água não entendi direito e *** e ngm ocupa seu espaço no meu coração e na participação de efm. ele é tanto meu qnt seu.

Beca 23/01/2023

Um livro pra chorar até não aguentar mais
Efeito Mendes é mais do que um livro clichê sobre romance, é um livro sobre aprendizados, perdas e acima de tudo é uma história muito real.
Você vai se envolver com os personagens, rir e chorar junto com eles. A escrita de Thiny é maravilhosa, e te prende bastante.
O final foi perfeito (me fez chorar de soluçar, do jeito que eu gosto). Uma experiência incrível!
Obrigada meu amor ?

allie0 13/01/2023

SIMPLESMENTE PERFEITO!!
Eu acompanhei a história uma das primeiras versões de efm antes, amei demais, e sabia q iria amar o livro, mas não imaginei q seria mais do a antes!
A thiny teve uma sensibilidade enorme com todos os problemas que aparecem na trama, e faz questão de ressaltar como as pessoas fazem um enorme efeito nisso, seja negativo ou positivo.

Há tbm o desenvolvimento dos personagens, eu sempre fui apaixonada pelo Pedro, e isso só aumentou aqui, assim como meu amor pela Alya e Gustavo. Que casal lindo!!! Eu não tenho palavras pra descrever o quanto amo esses dois, e como queria um romancezinho fofo igual a esse.

Tem também as referências a diversas coisas. um prato cheio tanto pra leitores, como pra quem é apaixonado por filmes e séries.

E o final... QUE FINAL! eu jamais vou superar.
te amo te amooo

taci.rosa 11/01/2023

Efeito Mendes.
Não tem como nenhum outro livro ter sido melhor escolha para começar o ano quanto esse foi. Acompanhei ele ter sido escrito no Twitter, vi a autora quase desistir dele, participei na tag para que ela não desistisse e vi ela realizando o seu sonho de finalmente lançar ele.

Efeito Mendes tem uma escrita incrível, personagens bons e envolventes, uma história que você consegue entender todos os lados e todos os motivos. Ele é lindo.

Definitivamente meu livro favorito da vida.
Te amo tanto meu amor ?

letscia 11/01/2023

As borboletas podem nos esperar.
"Ela era sua melhor amiga de infância. Eram rei e rainha e também super-heróis que voavam. Liam histórias sem saber direito como escrever e escreviam sua caminhada sem nem saber ler." (EFEITO MENDES, 2022.)

Efeito Mendes é sobre muitas coisas. Diria que explora principalmente a complexidade nas emoções de ser um adolescente. É sobre uma garota que tinha pouco e um garoto que, aparentemente, tinha tudo.
E também sobre o efeito borboleta que persegue a vida das desafortunadas garotas Mendes e seus relacionamentos thinysperianos.
Esse livro alugou um triplex na minha mente e eu poderia passar dias citando o quanto ele é incrível. Os personagens são extremamente cativantes. [a ponto de você a todo momento querer conhecer mais e mais cada um deles.]
...
Minhas emoções afloraram com EFM e a intensidade da vida de Alya Mendes. Posso dizer que a minha leitura foi muito fluida e imersiva.
Para os que não leram ainda, tenho um pequeno recado: NADA em Efeito Mendes é por acaso. Até os personagens mais irritantes, conseguem entregar no quesito personalidade: ninguém é "assim e pronto". Todos eles tem um passado complexo, que espero ver melhor nos próximos livros. [já estou torcendo para a confirmação disso.]
...
Alya Mendes é basicamente uma mistura da Alasca Young com a Rory Gilmore. Ela ama ler de um jeitinho que eu conheço bem, tendo tantas "peculiaridades" que acredito que todos os leitores vão acabar se identificando com pelo menos alguns detalhes da vida dela. [aos que se identificarem um pouco demais, procurem ajuda.]
E sobre o Gustavo Sanches: Ele é o sonho de consumo de toda bookstan, além de comprar vários livros para Alya, ele é cinéfilo, um fofo!! [e já dando um mini spoiler, a história dele não é menos tocante que a da Alya, ele sofre como esperado de um personagem de efm.]
...
Uma pequena pausa para parabenizar os Suricatos e a Editora Meraki, que colaboraram muito com todo processo, e tornaram esse sonho possível, finalmente posso dizer que estou no fandom desde sgf. [e parabéns também a todos que fizeram parte da organização desse livro maravilhoso, que ilustração linda!]

E mil parabéns ao meu maior orgulho, a Crethiny, que escreveu o bestseller do meu coração (e em breve do Brasil e da New York Times também). Efeito Mendes marcou a minha vida, fav. Uma parte de mim sempre vai ser sua maior fã, e se não for exagero dizer isso, as outras partes também.

...
Personagens favoritos: Alya, Gustavo, Melina e Yuna.
Quote preferido: "Um professor meu diz que curar um paciente é a coisa mais gratificante que vamos fazer na vida. Eu acho que ele tá errado. A coisa mais gratificante da minha vida é conseguir te fazer respirar por mais um dia."
Eu sei muito bem como é duro e difícil estar no lugar da Yuna. Tanto que, se eu pudesse apontar o meu relacionamento favorito, depois dos guslya, seria a amizade da Yuna com a Alya.
Tenho certeza de que vocês não se arrependerão de ler esse livro e de que vão aprender muito com ele.
thinky 02/02/2023minha estante
Eu te amo mais que tudo. Obrigada por tanto, obrigada por tudo. ?