Efeito Mendes

Efeito Mendes Thifany Gomes

Resenhas - Efeito Mendes

letscia 27/01/2024minha estante
essa história me matou por dentro e me deixou de coração quentinho também! é um equilíbrio né?
vamos perturbar a thiny até ela lançar mais conteúdo de efm!
quem acompanhou esse livro sabe que efm foi muito mais do que só uma história, só quem acompanhou a au sabe como foi a realização de um sonho que parecia impossível. enfim, amo ler a resenha de vocês kshskksk parece pouco real que minha au favorita tenha realmente virado um livro tão amado.
e meus pêsames, espero que você tenha conseguido dormir depois desse final

Anne 31/12/2023

E o amor deles cresceu dentro de mim
Conheci Efeito Mendes quando ainda era uma au no twitter e eu acho que nunca chorei tanto com uma história, então jurei que estaria pronta para tudo o que aconteceria no livro, mas eu estava enganada, chorei e ri como se estivesse conhecendo a história pela primeira vez, além de ter me identificado muito com a Alya (talvez isso seja uma pouco preocupante), mas eu realmente me vi nela muitas vezes e esse livro se tornou um pouco como um refúgio, então obrigada, Thiny, guardarei essa história para sempre no meu coração.

emily 01/11/2023

Deixe os fantasmas irem para o lago.
Eu estou completamente apaixonada por esse livro.

lembro que li a versão em au no twitter uns anos atrás, de surtar com cada atualização e surtar mais ainda quando a autora anunciou o lançamento do livro.

esses personagens, esse livro e essa autora são incríveis (e me fizeram chorar horrores).

julia5049 26/09/2023

"se as pessoas fossem livros, ele seria o meu favorito"
Conheci o livro pelo twitter quando era apenas uma au, que me encantou e me tocou desde o início. cheguei a acompanhar a autora no processo de construção do livro, inclusive já falei com ela, e sinto bastante orgulho em ver o que essa obra se tornou

em um primeiro momento o livro parece ser só mais um clichê de romance, mas eu gosto muito como ele livro retrata aprendizados, o luto, tomar decisões e ter que enfrentar as consequências delas, e sobre tentar até o caminho ficar difícil demais

eu sinto que tenho um pouco de cada personagem em mim, personagens que inclusive são muito bons e bem desenvolvidos

outro fator que é um dos meus favoritos do livro são as citações, que me encantam demais, como amante de arte que sou

enfim, esse livro me marcou de vários jeitos. agradeço a thiny por não ter desisto dele!

barb 01/08/2023

O livro mais lindo da sua estante
Efeito mendes é bem mais que apenas um livro de romance, é um livro sobre lidar com a vida e suas injustiças, sobre tomar decisões e enfrentar as consequências delas. é um livro sobre luto, sobre amor incondicional, e sobre tentar até o caminho ficar duro demais. e alya tenta, talvez não forte o suficiente, talvez não tão otimista enquanto o faz, mas ela dá seu melhor.
a escrita é tão fluida e de tirar o fôlego, o clímax é lido de um modo sem nem piscar. tudo sobre esse livro é arte, a arte de saber deliciar e encantar seus leitores com sua capacidade invejável de manipular palavras. a arte de criar estórias que vão além do papel e tem seus próprios rumos e destinos - doa a quem doer.

becca 21/07/2023

Se as pessoas fossem livros, você seria o meu favorito.
Não sei por onde começar.
Primeiramente, de novo, queria dizer para Thifany Gomes que estou orgulhosa dela. E segurar em minhas mãos, folhear, ler cada palavra do sonho dela me enche de felicidade. Eu sei que esse livro é um sonho realizado da Thiny, e que venham muito mais, porque ela pode conquistar tudo o que ela mais deseja.
Esse livro me fez sentir diversos sentimentos, me prendeu tanto que não importava onde eu estivesse ou como eu estivesse, se eu abrisse uma página e lesse, eu me transportava no mesmo instante e não me distraia por um longo tempo, completamente imersa na história.
É uma história bonita, romântica, reflexiva e comovente. Eu já sabia o final, mas quando ele chegou, apenas me vi chorando copiosamente. Entrei dentro dos sentimentos dos personagens, parecia que eu estava vivendo aquilo e, meu Deus, que doloroso. A dor profunda que cada um desses personagens sente ? em especial Alya, Gustavo e Pedro ? é tão absurdo. Jovens de dezesseis anos não deveriam passar por essas coisas.
Li o livro sabendo o final e a todo momento repreendia Alya Mendes, porque se ela tivesse feito pequenas coisas diferentes (pequenas mesmo) ao longo da história, não teria sido aquele final. Alya poderia ter ouvido Yuna, Hiroshi, poderia até mesmo ter desistido do plano e ao invés de pedir autorização das Patetas, ter conversado com Gustavo e Pedro. Eles iriam ficar chateados, mas com o tempo iria passar. Saber por ela teria sido muito melhor do que saber por outra pessoa, afinal, eles pensaram ?se ela não me disse, por quanto tempo mais ela estaria pretendendo me enganar??
É uma história tocante e realista. O final é o final de tantas pessoas. Se Alya tivesse tentado só mais um pouco, seu pai teria mudado dessa vez. Pedro e Gustavo a perdoariam, Yuna também. Só mais um pouquinho. Mas ela não fez isso.
O Efeito Borboleta realmente foi real. Pequenos atos, por mais insignificantes que parecessem, afetaram diretamente no fim que o livro teve. Se uma pequena coisa tivesse sido diferente, talvez Alya não teria ido ao lago, mas teria deixado os fantasmas irem ao invés dela.
O livro tratou o luto de uma forma tão dolorosa, tão real. Não devemos nos apegar a paredes, devemos deixar os fantasmas irem.
Um livro muito bonito, que me fez soluçar. Está de parabéns Thifany Gomes, eu amei muito. Efeito Mendes estará sempre no meu coração. Muito muito tocante.

is1s 14/06/2023

Eu conheci esse livro pelo twitter, quando ainda estava em uma versão de au e me encantei. Até mesmo quando ele tinha outro nome, outras características e outros personagens, ele me tocou.

A escrita da Thiny foi perfeita! E me sinto mto privilegiada de poder conversar com ela, que eu tenho certeza que vai brilhar muito ainda.

Mas voltando ao livro, ele é incrível. Me identifico com a Jade e a Alya, mostrando como a escrita foi ótima.

recomendo mt !!

maria 01/05/2023

Eu não sou muito de chorar, ainda mais lendo, mas acho que esse foi o livro que mais me desestabilizou. de verdade, que livro incrível. é muito legal você ler uma história e já saber o final por causa da au, mas mesmo assim ficar surpresa quando pequenas coisas acontecem, e o final foi uma dessas "pequenas" coisas. efeito mendes me marcou demais, mesmo antes de ser efeito mendes, eu chorava por "surrogate girlfriend" e acho que é por isso que o livro virou um dos meus favoritos.

dante 29/03/2023

Não quero deixar os fantasmas irem para o lago.
Me obcequei demais pela história para que o fantasmas consigam ir para o lago; não quero deixar nenhum ir, e queria ter tido a opção de ter feito um fantasma em específico ficar. acredito que o real ?efeito mendes? seja o de desejar mais do que pode se pode ter ou fazer, porque foi isso o que eu senti lendo cada partezinha dos últimos capítulos. queria ter sacudido cada personagem pelos ombros e ter mandado a real pra cada um deles, se bem que esse sentimento se perdurou desde o momento em que a alya fez um pacto tão corrosivo para o futuro da história ? pacto esse que foi uma amostra livre do poder que o efeito borboleta tem em qualquer história.

é incrível ver como nem sequer uma mínima ação é atoa: todas tem um motivo específico para terem sido feitas e a maioria sempre tem um resultado gigantesco no futuro, tal como um bater de asas de uma borboleta no brasil pode ter o poder de resultar em um tornado intenso no texas. esse é um dos diferenciais de efeito mendes: os mínimos detalhes serem cativantes, cativantes o suficiente para deixar qualquer um sem a mínima vontade de deixar os fantasmas irem para o lago; as vezes tudo o que os fanstasmas precisam é de uma boa e velha terapia.

enfim, acho que sou tão igual a alya mendes que até a nossa história de amor favorita é a mesma, porque (embora talvez tenha um pouco de clubismo no meio por eu ser um fã árduo de surrogate girlfriend) efeito mendes virou um dos meus romances favoritos e meu novo livro de conforto? embora não tenha nada de confortável nele!

*momento spoiler* por fim: acho que teria sido divertido se eles tivessem sido os certos, pelo menos um pro outro. se uma coisa tivesse sido diferente, será que tudo seria diferente hoje?
thinky 11/04/2023minha estante
EU ESTOU TOTALMENTE OBCECADA COM A SUA ANÁLISE DE EFEITO MENDES. obrigada por ler meu livro, obrigada por isso, isso me fez refletir sobre cada pedaço do meu livro kakakaksksks ??

paloma501 26/03/2023

Efeito mendes ?
Eu sou completamente apaixonada em cada parte dessa história. esse é meu livro favorito da vida. thiny, obrigada por escrever um livro tão importante pra mim
obrigada meu amor ????

emilly.solon 16/03/2023

"se as pessoas fossem livros, ele seria meu favorito"

É uma história de amor que ambos se descobrem, que ambos entendem o real significado, mesmo que tenha uma coisa por trás para fazer eles se aproximarem.

A redenção e a reviravolta do vilão foi um gancho sensacional. A Thifany soube fazer isso muito bom, mas eu fiquei com uma pulga atrás da Jade.

Eu acompanhei a história desde que era uma alternative universe no twitter, já esperava o que ia acontecer mas chorei feto um bebê órfão.
thinky 11/04/2023minha estante
KKKKKK CHOREI FEITO BEBÊ ÓRFÃO EU NUNCA TINHA ESCUTADO!!! obrigada por ler efm ??

thinky 11/04/2023minha estante
isso foi tão lindo... te fiz chorar e agora você me fez também. quites? ?

rackel. 28/02/2023

Deixe os fantasmas irem para o lago.
Eu tenho tanta coisa pra dizer sobre esse livro que agora nem sei o que dizer. Eu sou apaixonada na história de amor de Alya e Gustavo. Eu queria o que eles tiveram (apesar dos pesares), enquanto durou, foi lindo demais. Eu li esse livro quando ele era em outro formato e achei que não fosse sentir coisas novas por essa história que eu já conhecia do início ao fim mas senti. Senti tanto que tive que parar pra dar meus pulinhos de surtos, tive que parar pra respirar fundo e também tive que parar pra chorar. Principalmente nos últimos capítulos. Eu acho que esse livro nos ensina que precisamos cuidar de nós mesmos, que precisamos não botar coisas materiais acima do que realmente importa: que são as pessoas que amamos e que ainda estão aqui com a gente. Aprendi muito com ele, me identifiquei com muita coisa e senti o coração quentinho de saber que não sou a única a pensar, sentir ou agir de tal forma. Pedro continua sendo meu protegido, ele é tão precioso e acho que todo mundo merece um Pedro na vida. Melina tem TODO o meu coração, eu simplesmente a protegeria de tudo e todos. Alya, é uma pessoa que precisava ser protegida, acolhida? E errou sim. Porém a amo de qualquer jeito. Gustavo Sanches, eu te amo. Tenho que dizer que amo tudo no Gustavo, sem tirar nem por. E amei muito Guslya enquanto era. Enfim, sou suspeita pra falar mas esse livro é incrível, a história deles é tão linda e tão triste. Tão tocante? Eu só não dei 5 estrelas porque tinha alguns errinhos e tal mas nada tão demais que atrapalhasse a leitura, pelo contrário, foi uma leitura gostosa demais! Thiny, obrigada por não ter desistido desse livro e entregar essa história linda que eu tive o prazer de ler e agora fica guardadinha na minha estante. ??
thinky 11/04/2023minha estante
obrigada você por ter dado uma chance a minha história e por ter gostado tbm!!! obrigada obrigada ??

Poubel 03/02/2023

É um livro em geral bom mas eles tem algumas problemáticas.
Até onde você iria por precisar de dinheiro?
Alya é uma menina que estuda numa escola muito rica mas tá com problemas com a mensalidade. E a sua mãe, que estudava lá e morreu em um acidente de carro, também dava aula lá o que se tornou o único lugar pra se conectar com ela. Em um momento de desespero ela aceita um acordo com as três meninas mais problemáticas da escola: ela iria iludir o garoto mais popular da sala(que foi seu amigo) em troca disso, ela conseguiria um trabalho numa cafeteria.
É um livro bom, eu tava com a expectativa muito baixa e ainda assim ele é maravilhoso.
O meu único problema é o final, quando tudo da errado,(e tudo bem dar errado) ela faz um plot muito ruim porque além de ser mal desenvolvido, é romantizado DEMAIS uma coisa que não deveria
thinky 11/04/2023minha estante
acho que tudo bem você pensar assim! tem coisas em efm que eu mudaria também - tem dias que até o final msm. mas acredito que a alya só não conseguiu superar a depressão sozinha. teve um momento em que os amigos e o apoio que ela estava recebendo a faz ficar menos imersa no mundo que ela fantasiou (o lago onde ainda tem a mãe dela) mas acho que, desenvolvido ou não, algo que fica claro é que só os amigos não salvariam ela. obrigada de qualquer maneira por ter lido efm, isso significa muito pra mim ??

Poubel 11/04/2023minha estante
@thinky então, eu entendi esse lado e eu achei muito importante essa parte, o único ponto é que foi feito de forma meio romantizada como se tudo fosse perfeito no que aconteceu e no como reagiram a isso...mas sinceramente tua escrita é incrível demais, eu li esse livro em 4 horas

alexia_oliveiira 28/01/2023

Como começar a falar do livro que eu já sabia que iria se tornar o meu favorito antes mesmo de ler?

Efeito Mendes é importante para mim desde que era uma au lá no Twitter, essa au mudou minha visão em várias coisas e eu fiquei completamente apaixonada pela história! Foi muito gratificante poder ver Efeito Mendes ser lançado e comprar o livro na pré-venda. Esperei quase um ano para tê-lo em mãos e esperaria mais 2 se precisasse.
Acho que mesmo se eu reler esse livro umas 10 vezes, eu irei chorar em todas elas!
Obrigada Thiny por escrever essa história tão bonita, você não faz ideia do quanto este livro é especial para mim.
Acho que todos deveriam ter a experiência de ler Efeito Mendes uma vez na vida?
thinky 02/02/2023minha estante
Te amo Lexi ? obrigada por TUDO