O Mínimo Sobre Filosofia

O Mínimo Sobre Filosofia Victor Sales Pinheiro

Resenhas - O Mínimo Sobre Filosofia

CahSantana 31/05/2024

Vale a reflexão
Confesso que iniciei para ter mais familiaridade com a filosofia por conta da faculdade de Direito.
No entanto, ainda não encontrei entusiasmo pelo conteúdo.

Tasso 16/05/2024

Era tudo o que eu queria
O Victor começa o livro explicando o que vai nos apresentar: o mínimo de uma introdução para a filosofia. Ele passa por todos os tempos, fala sobre os grandes nomes, com muita simplicidade e sem palavras rebruscadas.
A intenção dele é clara: fazer todos os leitores se apaixonarem por filosofia.
E a cereja do bolo é na parte de Apêndices do livro, onde ele escreve o que ler de quem, para que tenhamos uma base para seguir nesse início de filosofia.
Grifei tantas partes desse livro e publiquei no meu skoob, vale a pena dar uma olhada.

Inlectus 02/09/2023

Bom.
Busca tratar a filosofia em sua essência, é mais prático, não é muito teórico nem tão histórico, a filosofia para leigos praticarem.

Cicero26 13/07/2023

Pequeno, mas riquíssimo
O livreto do Prof. Victor Sales está excelente para um apanhado geral do que compõe a filosofia, seu entusiasmo pelo tema perpassa todas as páginas.
Como sempre, as partes iniciais são mais claras e compreensíveis do que aquela que trata dos filósofos modernos, mas a crítica que ele faz do que é o traço principal desses relativistas ou céticos já nos dá ideia de o que vamos encontrar por ali.
O capítulo final sobre Sertillanges chega a emocionar.
Valeu a leitura!

Paulo 17/05/2023

Pequeno no tamanho, precioso no conteúdo
Um pequeno-grande livro: pequeno no tamanho, mas precioso no conteúdo.
Com a clareza que lhe é peculiar, o autor nos apresenta a definição clássica de filosofia como “amor à sabedoria” enaltecendo a importância de Platão como a quintessência da disciplina, tais como Bach na música e Shakespeare no teatro.
Há uma breve explanação sobre disciplinas básicas filosóficas - a ética, política, lógica e metafísica - e a identificação de 3 tendências fundamentais na história da filosofia: a ontologia clássica dos antigos e medievais, a epistemologia dos modernos e a filosofia da linguagem dos contemporâneos.
O autor critica as correntes do niilismo e relativismo e defende a tradição intelectual católica tomista. Empolgado, Victor coloca a obra “Vida Intelectual”, do Padre Sertillanges, no mesmo plano da “Apologia de Sócrates”, de Platão, e das ”Confissões”, de Santo Agostinho.
Escrito de forma simples e ao mesmo tempo profunda, a obra é um convite à filosofia. Arrebatado, pretendo ler todos os livros indicados a dedo pelo autor no guia de leitura que encerra a obra.

Gabrielli 21/02/2023

Uma conversa com um professor de filosofia
Gostei muito dessa diminuta introdução ao tema. Quero me aprofundar e estudar filosofia, e essa conversa com o prof. Victor Salles foi uma ótima porta de entrada. Recomendo muito para quem não tem quase nenhum contato com o assunto.