Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade

Resenhas - Macunaíma

JoaoPSN 04/04/2024

Relevância histórica... apenas
Um livro extremamente chato, de muito difícil leitura, entendimento das cenas, cenários,... Realmente uma leitura difícil, quando você pega o jeito da coisa ainda se torna cansativo pelo vocabulário e o quanto o autor é prolixo durante o enredo. Entendo que seja um clássico da literatura brasileira e um dos livros mais importantes da nossa cultura, porém seu peso está ligado apenas à relevância histórica. As atitudes do herói durante a leitura causam aflição e constrangimento principalmente nos tempos atuais. Não recomendaria a leitura, realmente não acho que vá valer a pena.

Amanda92 16/03/2024

"Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são."
Que obra espetacular! Mário de Andrade passou 6 dias em um quarto, envolto de pilhas de livros, escrevendo esses textos enquanto os amigos festejavam no lado de fora do sítio onde estavam.

Inacreditável pensar que tanto folclore, tanta cultura, nacionalidade e memórias foram reunidos em uma só arte.

Obrigada, Mário! Em breve voltarei a ler você.
"Ai! que preguiça..."

Vitor16Hq 05/02/2024

Tanta preguiça que eu não aguentava mais ler essa palavra.
Mais um livro considerado um clássico da literatura brasileira, muita gente deve conhecer a obra por causa de algum vestibular ou por causa da escola.
Apesar de ouvir falar muito a respeito desse
livro e do autor, só fui ler agora.

Leituras obrigatórias nunca me cairam bem, então acredito que ter lido essa obra sem ser por obrigação contribuiu para isso.

O livro tem uma narrativa com vários momentos cômicos, tem piadas muito engraçadas ao longo do texto.Esse tom mais cômico deixou a leitura muito divertida, acho que nunca me diverti tanto lendo um livro considerado clássico, o Mário de Andrade acertou muito nas piadas, em certos pontos, me fez rir da mesma forma que o Ariano Suassuna fez no auto da compadecida.

As descrições são muito boas, a narrativa é bem fluida, o começo do livro apresenta bem o personagem, o Macunaíma faz jus ao título de herói sem caráter, o texto se refere a ele como herói o tempo todo e se percebe uma grande ironia em cada parágrafo, ele fala o ?Ai que preguiça até ficar insuportável?, e ele toma atitudes em que realmente se prova que caráter é algo inexistente nesse personagem.

Tem vários elementos mais fantasio-sos ao longo do livro, a cena em que o ?herói? se encontra com o curupira foi uma das partes que mais gostei do livro inteiro. Foi a primeira que fiz questão de ilustrar, cheguei a ler três vezes só para isso.

Esse trecho trata o curupira como um figura assustadora, se o Macunaíma não fosse o protagonista, ele ia de arrasta pra cima.

A ambientação do livro é muito boa, as discrições ajudam muito a imaginar o que está acontecendo.
O autor foi muito criativo na construção dessa narrativa, essa criatividade me deu um pouco de inspiração também, principalmente para fazer as ilustrações, teve um monte de coisa que eu lia e já pensava: Tenho que desenhar isso.