O Patinho Feio

O Patinho Feio Paloma Blanca Alves Barbieri...

Resenhas - O Patinho Feio

joao.vitor. 10/01/2023

Ótima releitura de um clássico universal
A versão em quadrinhos de "O Patinho Feio", lançada em 2021, da coleção "Gibi é Diversão", surpreende pela excelente qualidade das ilustrações, com um design e cores vibrantes que recordam os quadrinhos publicados pela Disney, além da linguagem acessível. Com apenas 16 páginas, a leitura deste livreto pode ser feita em poucos - mas, preciosos - minutos. É inspirada no conto infantil clássico de mesmo nome do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), originalmente publicado em 1843.

Pessoalmente, destaco as imagens: fiquei apaixonado! É incrível como o recurso imagético, muitas vezes, pode ser capaz de nos transmitir aquilo que as palavras não o conseguiriam com a mesma intensidade.

Quanto à história em si, é notável o cuidado em reapresentar, com a maior fidelidade possível, os aspectos inerentes à narrativa original de Andersen, ainda que seja perceptível pequenas mudanças no enredo. "O Patinho Feio" é um daqueles célebres clássicos da literatura infantil e que encanta, para além do público infantil, incontáveis gerações de leitores com as suas lições (ainda que retratadas de forma tímida) de autoestima e aceitação social.

Enfim, foi uma ótima iniciativa da Ciranda Cultural Editora, uma vez que as crianças, o público-alvo, atráves da leitura em quadrinhos poderão exercer a sua imaginação e aprimorar a sua compreensão textual, escrita e vocabulário, aprendizado que os livros ilustrados podem proporcionar de maneira especial.