Pimenta & Mel

Pimenta & Mel Bolu Babalola

Resenhas - Pimenta & Mel

nana 27/05/2023minha estante
você, com certeza, é branca.

nana 27/05/2023minha estante
brancx*

Kelly 22/06/2023

Isso aqui é a perfeição
Bom, vou começar dizendo que a Luh arrasou nessa indicação, obrigado amiga!!
Essa foi uma leitura mais que perfeita, acho que é o primeiro livro que leio, que tem personagens fora do 'padrao branco' assim tão incríveis, juro, eu amo isso, amo ver essa representatividade, essa diversidade e esse empoderamento feminino de pretas maravilhosas.
Desde o início já gostei da Kiks, ô mulher de fibra viu, bem decidida e sem papas na língua quando o quesito é se impor e ser ouvida, isso é tão gostoso de se ver assim, uma pessoa que se importa com o bem estar das outras, que ajuda, que sabe apoiar sem julgar. Amei ver o quanto ela cresceu mais ainda e como amadureceu tanto e melhor ainda foi ver que tá sendo um livro muito bem recebido.
Personagens cativantes e muitíssimo bem construídos, um desenvolvimento impecável, amei a cada linha lida, de verdade mesmo e me senti muito orgulhosa deles.
Kai foi uma grata surpresa tbm, um espécime perfeito e o melhor de tudo, gentil e do tipo que não tem problemas em assumir seus erros, que pede desculpas e acima de tudo, sabe dar valor à vida e às pessoas, mesmo com tantos obstáculos na sua caminhada.
Os personagens secundários tbm me surpreenderam muito, e o único pé no saco foi Zack mesmo!
Enfim, se vc quer um livro incrível, com personagens fodas e um romance maravilhoso, esse é pra vc, tenho certeza que vai amar, assim como eu!!
Luh 25/06/2023minha estante
Ai amiga, sabia que iria gostar. Resenha linda como sempre!!!!

Kelly 25/06/2023minha estante
Nunca duvido do seu bom gosto! E obrigada!! ?

lais.paulino 08/05/2024

Pimenta e mel, entrelaçados
Esse livro tem gosto de chocolate.
Esse livro pode ser sentido como uma tarde quente e tranquila, com o sol em meu rosto me fazendo querer viver. Viver mais.
Esse livro pode ser ouvido como um som de deleite de uma música de amor intensa de R&B.
Esse livro tem cheiro de café sendo passado no meio da tarde.
Esse livro é exatamente como Pimenta e mel. Intenso, doce e...
Um livro de uma mulher preta escrito para mulheres pretas, que prova que o amor preto existe, que a amizade preta existe, e nós, mulheres pretas, merecemos e podemos viver exatamente isso. Okay, isso pareceu um discurso motivacional fajuto, mas ei? Eu juro que a sensação de lê-lo é maior que isso. É como encontrar um lugar que parece que você sempre quis estar, vivenciar.
Li criticas a esse livro e tentei compreendê-las, mas de verdade? Nenhuma fez sentido para mim (digo, para minha experiência individual). Bolu Babalola consegue criar um mundo divertido, entre pessoas pretas reais, em um ambiente universitário, e o que é a universidade se não surtos, fofocas e intrigas bobas? Eu realmente não sei. E ela traz isso de uma forma alegre, com desenvolvimento de personagens únicos e bem construídos, inclusive os secundários. Estereótipos? Um pouco, mas quem nunca olhou para alguém apenas pelo estereótipo principal do seu grupo de amigos? Mais uma vez, isso é o ambiente universitário e autora trabalha excelentemente com isso, porque, queridos, não vamos mentir, não vamos fingir que há tanta maturidade assim para sermos superiores a tudo isso (digo, quem não ama uma fofoquinha de vez em sempre?).
A trama principal do romance não é mais do que espetacular. A autora constrói uma personagem feminina forte, mas bagunçada (ops, nós mulheres pretas meio Kiki), e a desenvolve, conseguimos sentir com ela, entendê-la, entender seus maiores medos e também seus maiores desejos. E o que dizer de Malakai? Que nego doce, meus queridos, que nego doce. Sua história é bem desenvolvida e acabamos nos apaixonando junto com Kiki, porque sinceramente? Dá pra entender, né?
A questão de discussões sociais e raciais permeia todo o livro, mas não de uma forma cansativa, já que obviamente não há aprofundamento das pautas, porque de verdade: você está lendo um livro de romance, não um artigo acadêmico sobre "a solidão da mulher negra" , "colorismo" ou o "racismo institucional no ambiente universitário". Pessoas pretas merecem viver para além do racismo e acho que é isso que o livro passa, meio: "ei, podemos discutir o racismo aqui sim, podemos também fazer piadinhas sobre e também podemos simplesmente viver". Feminismo liberal? Não, em nenhum momento a autora trás a luta individual como sua principal pauta, Kiki é uma mulher negra, incentivando a coletividade entre mulheres pretas. A militância de Kiki é apenas uma de suas faces, acho não só isso incrível, mas também lindo como isso se entrelaça com suas amizades ao longo do passar do livro.
Para além disso, as referências pretas que estão em todo o livro são perfeitas! Nunca tinha lido um livro com referências de músicas somente pretas e isso foi inovador e incrível de se ler, principalmente junto com uma playlist inspirada nas músicas. Sinceramente? Maravilhoso, o amor pela música durante todo o livro fica evidente e não é simplesmente jogado no livro, como em muitos que já li, a música aqui é uma personagem, ela tem voz e se entrelaça no enredo dos protagonistas, é lindo de se ver (e escutar rs).
Obrigada Bolu Babalola por entregar essa obra de arte. Favoritado com 5 estrelas.
Leticia.Pereira 08/05/2024minha estante
amei a resenha

gabi 09/10/2023

Bolu Babalola, the woman that you are...
Irmãs, esse casal tinha tanta química, mas tanta! Às vezes eu sentia que tava atrapalhando os dois, sabe.
Mas realmente, eu li uma resenha aqui, e eles pareciam caricatos, ninguém é do jeito da Kiki 100% do tempo (kiki, amiga, às vezes você é chata, mas a gente te dá um desconto)

(o programa delas me lembrou dear white people)
(fui muito alimentada com as referências a beyoncé e r&b graças a deus ?)
Israel Del Duque 03/11/2023minha estante
Eu tô chegando no 1/3 do livro e tô amando. É sexy, inteligente e engraçado, e eu nem sou muito do romance hehe

Luiza Helena (@balaiodebabados) 27/04/2023

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Alerta de gatilho/conteúdo: ass3d1o, m1s0g1ni4, s3x!smo, colorismo, menção a v1ol3nci@ policial, exposição de imagem sem consentimento, entre outros

Kiki Banjo é uma universitária que se gaba por saber de tudo que acontece na Faculdade Paço do Rio Branco. Mas seus conhecimentos são abalados quando Malakai Korede aparece em seu domínio.

Agora os dois precisam fingir que estão namorando a fim de concorrer a uma bolsa de estudos. E cada vez Kiki se vê envolvida no boy que ela alertou para todo mundo ficar longe.

Se você, assim como eu, é órfão de Dear White People/Cara Gente Branca, esse livro é pra você. Já começa que a história se passa em uma faculdade britânica, saindo do clichê. Outro ponto legal é a imersão na comunidade negra que a autora nos faz. Temos uma gama de nacionalidade africana entre os estudantes, o livro é cheio de referências à cultura de seus países, comida, também a artistas negros do mundo pop.

Kiki é uma protagonista MA-RA-VI-LHO-SA. Apesar de seus comentários ácidos e seu jeito de espantar qualquer um que queira se engraçar pro seu lado, no fundo ela é uma romântica incurável.

E o que falar de Malakai? Gentil, fofo, respeitador, engraçado... ele lê Kiki fácil fácil e aos poucos derruba todas suas armaduras. O homem é rendido de imediato e não esconde de ninguém, mas sabe respeitar os limites de Kiki.

Kiki e Malakai tem uma ótima química. Suas interações são 100% regadas no flerte e pela narração ser na visão de Kiki, a escrita da autora faz com que você também sinta as borboletas no estômago com as declarações de Kai. Os dois concordam em um relacionamento falso, mas desde o começo percebe-se que de falso não tem nada.

Não posso deixar de comentar sobre a amizade entre Kiki e Aminah; simplesmente as maiores. De fato todos os secundários desse livro são bem trabalhados e não estão ali apenas por estar.

Eu poderia passar o dia inteiro falando sobre Pimenta & Mel e não falaria o suficiente. Inclusive tenho que exaltar demais a tradução da Bruna Barros, que deixou o livro bem mais gostosinho ao inserir expressões comuns do nosso cotidiano, sem ficar fora de contexto.

site: https://www.instagram.com/p/CqTs3yRrxwl/
booksluv_ 04/05/2023minha estante
amg c tem o epub pra me mandar??

Livia Barini 23/06/2023

Chato, chato e chato
Até agora estou tentando entender porque este livro foi escolhido pelo Clube do Livro da Reese. É uma bobagem sobre fraternidades lutando por popularidade e mulheres negras hiper empoderadas brigando por causa de macho.

A escrita da autora é mega descritiva, parágrafos e parágrafos sobre look da fulana e da beltrana. Que diferença faz se o top dela era do mesmo rosa do chiclete que ela estava mascando? Olha o nível da coisa...

Pensei várias vezes em desistir. Aqui falta o básico: história.
Willianpm1 31/07/2023minha estante
Que maldade essa nota

mariapastor 18/06/2024

?Ela é a foto perfeita. E a foto perfeita não tem a ver com ser impecável, tem a ver com ser verdadeira? ???

Melekinha 05/03/2023

Magnífico
Foi uma leitura tão fluída e deliciosa.
Empoderamento, romance e comédia!
Os conflitos reais sobre inseguranças e auto sabotagem. Os sarcasmos e flertes perfeitos. Amizades e cultura tão envolvidos... Esse livro foi perfeito e virou favorito!

robs :) 27/03/2023

MEU FAV DA VIDA! O MELHOR BLACK LOVE
Um dos melhores livros da minha vida e olha que ele é o primeiro que finalmente
encaixo nessa categoria. Pimenta e Mel foi um dos únicos livros que conversaram
diretamente comigo e com o que eu conheço. É um romance maravilhoso entre duas
pessoas pretas que são o completo oposto mais se completam da melhor forma.
Os diálogos, personagens e situações se encaixam perfeitamente por toda a narrativa
do livro e a escrita da autora é maravilhosa, fácil de ler e interpretar. Esse livro se
encaixa perfeitamente na minha categoria “Black Love” e na sua perfeita forma já que
90% do livro (ou mais) é composta por pessoas pretas e eu amo isso!
5 estrelas sem nem piscar. Amei do início ao fim e as últimas páginas foram incríveis. A
forma como a protagonista lidou com as pedras no caminho, transmitiu todo aquele
sentimento de “Girl Power” para mim também e eu acho que quando o livro transcende
as páginas, você sabe que ele foi bom.

site: https://www.instagram.com/thegurriti/

Mafe Cosmo 02/04/2023

Me surpreendi amei o livro.
Já no começo do livro eu adorei a ideia do programa da Kiki, achei muito fofo que ela e Malakai trabalharam juntos, no inicio eu não compreendi muito bem todos os grupinhos porém mais para o meio do livro já tinha entendido e amado. Os personagens são maravilhosos e muito engraçados, adorei a evolução de Kiki e Malakai e os apelidos deles são uma gracinha, e achei incrível que Kiki criou um grupinho de amigas, fiquei surpreendida com toda a história de Zack eu realmente não esperava aquilo, gostei bastante do que fizeram com ele no final. Achei o livro rápido, fácil, divertido e viciante e a escrita impecável. Em alguns momentos senti vergonha alheia entretanto a história continuou me prendendo segui em frente.
Recomendo muito ler.

Camila2076 14/04/2023

Romance entre inimigos dá certo?!
Então Kiki Banjo, uma mulher forte e linda que sabe tudo sobre a vida de todo mundo do Campus da Faculdade onde estuda e tem um programa de rádio açúcar mascavo ,onde ela aconselha as meninas a não caírem na lábia de boy lixo.

Mas aí surge um cara super boa pinta, lindo, inteligente e que arrasa com os corações femininos. Malakai chega para testar se conselho válido somente para as meninas do campus ou para a própria que se diz especialista em boylixologia e de como se livrar deles.
A verdade é que a relação dos dois começa com uma mentira e aí o desenrolar dessa história você confere lendo esse livros que fala do empoderamento preto. Da mulher não aceitar qualquer tipo de relação etc.

Cszar 17/04/2023

Perfeito
Inicialmente parece somente um livro clichê, mas a medida que vai lendo, percebe que os personagens tem tantas camadas, tem tantos assuntos e pautas importantes que são abordadas, tem a cultura africana a ser explorada... Kikiola é uma BossBitch e eu amo isso, e Malakai? Não dá nem pra falar dele, pois seria um grande SPOILER.

Recomendo ser está procurando uma leitura gostosa, divertida mas que ainda sim trata de pautas importantes.

Andy.Sena 20/04/2023

Esse livro foi um parto. Meu 2° contato com q escrita da autora, sendo que o livro anterior, eu abandonei, não consegui me conectar com a história ou personagens. E por pouco, também ia abandonar esse.

A história gira em torno de Kiki e ela é bem intensa e achei um pouco hipócrita em certas ocasiões. Me cansa essa generalização de que todo homem é pilantra, fora que a mulher pode tomar o que é seu, isso seria reparação histórica mesmo que suas atitudes sejam tóxicas em relação ao homem. Mas seguir lendo...

Os coadjuvantes da história são bem mais interessantes que a protagonista. E a versão masculina não é de toda ruim.

O incidente do passado da Kiki achei meio bleh, e senti que foi apenas jogado ali para que o leitor tivesse empatia e perdoasse a chatice da personagem. Não me convenceu e a resolução, foi bem sem graça. Já o 2 incidente, se tivesse sido melhor trabalhado, teria me feito esquecer a chatice inicial da história.

Vamos torcer que a adaptação seja melhor que o livro.

Panndora 21/04/2023

?É assim que ela me faz sentir.
Há um universo inteiro nela e eu teria muita sorte de viver nele, de caminhar por lá. De novo e de novo.?

Este livro é a junção de tudo de bom em uma leitura, uma verdadeira lição de representatividade e empoderamento negro feminino, com uma pitada de romance que torna ele perfeito. Este livro é bom porque seu objetivo não é falar do romance , o romance e o a mais dele.
Kiki e Malakai são muito bons juntos, por que antes de tudo são bons separados , cada um com seus traumas e questões pessoais, que vão precisar confrontar seus medos e receios antes de entender em a profundidade desse romance.