Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Fosoxi 30/01/2024

Somos criaturas não moldadas, apenas semiprontas...
Confesso que o livro me surpreendeu bastante, nunca havia lido uma obra de ficção científica. A obra em si é um clássico da literatura e do cinema, porém não me agradou tanto por diversos motivos. Primeiramente, na história em si, há uma grande descrição excessiva de tudo, um detalhamento desnecessário que acabou me desmotivando e deixando desinteressado pela leitura em vários momentos.

O tom melancólico e dramático da história é um ponto positivo para quem gosta do gênero, no entanto, para mim, foi um ponto negativo a mais, já que não admiro tanto obras melodramáticas. Além disso, a história não me prendeu da maneira que eu esperava. Mesmo tendo lido a obra rapidamente, não me senti conectado com os personagens e o enredo.

Contudo, para não falar apenas mal da história, foi uma leitura diferente do habitual e me deixou curioso por outros livros na mesma pegada. O ponto de vista da criatura sobre o mundo humano me fez refletir em diversos pontos e sentir pena dela. O final foi inusitado, simplesmente não esperava por algo assim. Por fim, para quem gosta do gênero, é uma ótima opção de leitura.

"Somos criaturas não moldadas, apenas semiprontas, se alguém mais sábio, melhor e mais amado do que nós mesmos, tal como um amigo teria de ser, não vem prestar seu auxílio e aperfeiçoar nossa natureza fraca e falha."
alizsx 30/01/2024minha estante
tem que fazer um livro só com tuas reviews pô, escreve bem demais slk

Fosoxi 30/01/2024minha estante
Vou escrever as crônicas da Câmara secreta ??

alizsx 30/01/2024minha estante
KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA escreve pra nós j.k ?

Fosoxi 31/01/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKK SE LASCAR

Mily!! 22/01/2024

FRANKENSTEIN
Bemm legalzinho até pra ser um clássico, por isso as ???.

Trata de um cientista, Victor Frankenstei, que tem um desejo de dar vida ao inanimado, desafiar a morte com tal ato. Depois de após a tentar, finalmente conseguiu mas quase morre a ver a desgraça em sua frente, um quase homem abominável.

Abandona seu monstro de tamanho desgosto, coisa que não foi uma boa ideia pois com a rejeição por parte de seu criador, o demônio cria fixação em tirar a vida do próprio inventor.

pinguinha 11/01/2024

Um livro muito melancólico com descrições bem tristes e detalhadas. Muito interessante observar pelo olhar da criatura a rejeição pela sociedade e pelo próprio criador, Victor.

Camille87 06/01/2024

Saindo do óbvio que eu imaginei sobre o livro: apenas a história do Victor Frankstein ter criado um monstro horrível através de restos de cadáveres.
O livro é realmente surpreendente, não esperava ver o protagonista sofrer tanto quanto sofreu em cada página, é uma leitura em que você realmente compreende o clima da história. Você lê ele e sente o clima melancólico que a autora traz, e isso é sensacional.
Confesso que criei muitas expectativas para o final, o que me frustrou um pouco, mas levo em consideração o período em que o livro foi feito e compreendo que a história era apenas para ser um conto entre amigos.

Tibi 10/12/2023

Eu tinha grandes expectativas pra entrar na ficção científica, e comecei por Frankenstein pela minha admiração à Mary Shelley, uma mulher que desafiou sua época e com certeza era a frente do seu tempo!
Mas,a história não me prendeu o tanto que eu gostaria e, sinceramente, a descrição excessiva me deixou um pouco desanimada!
Mesmo assim gostei da experiência e estou animada para seguir com os outros livros de ficção científica do meu box ?

eduardo20 12/11/2023

Atemporal
As vezes eu me sinto igual o Frankenstein: grandão e sem amor. Mas foi muito bom ter lido, apesar de todo esse tempo, ele ainda continua sendo ótimo.

glgoth 14/08/2023

Se não considerasse que foi o único livro que já me fez chorar até agora acho que nao daria tanto, é legal a filosofia do prometeu moderno e ele "nascer" bom e se corromper pelo sofrimento mas poderia ser mais, é como se faltasse algo, mas é um clássico gótico e acho que vale a pena

Leetsmary 03/08/2023

Eu mesmo tenho repulsa de mim
Eu tenho uma forte admiração pela Mary Shelley,uma das primeiras autoras do gênero de ficção científica.
O livro é bom,confesso que achei meio cansativo o início e tals,mas a percepção do monstro é perfeita ,quando ele narra vc sente a dor e o desespero dele, e é isso

Evie 19/07/2023

Esse foi o segundo livro de ficção científica que eu li, depois de quase uma década sem pegar no gênero rsrsrs, tive muito dificuldade com o início, mas aos poucos este livro foi me envolvendo, o apce disso foi quando a história começa a ser narrada pelo monstro, que consegue me tirar lágrimas, amei esse livro de tal forma que nem sei explicar

Raphael Milão 02/07/2023

Eu só conhecia a história de Frankenstein através de histórias adaptadas, depois que li a verdadeira o resto perdeu a graça.

Cíntia 24/05/2023

"Nada dói mais à mente humana do que, após os sentimentos serem atiçados por uma sucessão rápida de acontecimentos, a calma morta de inação e a certeza que despoja a alma de esperança e medo."

Velho 04/04/2023

Empatia e Desgosto
Frankstein me parece o livro que foi escrito de uma só vez, sem pausas nem interrupções. Sua escrita parece uma linha reta que jamais se afasta dos sentimentos que a autora queria transmitir. Um livro direto ao ponto, que prende o leitor.

O ponto mais alto do livro é a dualidade de sentimentos que cada leitor pode ter em relação ao monstro. O personagem possui uma alma pura, almejando benevolência e empatia, mas ao mesmo tempo é capaz de atos horrendos, causando certo nojo.

O curioso é que não consegui condenar totalmente o monstro pelas suas ações, porque durante todo o livro ele é rejeitado (inclusive pelo próprio criador), excluído e apedrejado até mesmo pelas suas melhores intenções. Divergindo totalmente do que conhecemos pela criação de Adão e Eva, por exemplo, em que o criador proveu tudo o que sua criação necessitava - esta comparação se encontra em toda a narrativa.

Considero imprescindível a leitura do prefácio desta edição, foi muito empolgante saber a origem da crianção dessa história.

duda 08/03/2023

Surpreendente!
Eu sempre achei que Frankenstein se tratava muito mais sobre um "monstro", criado por um homem, e que por alguma razão era mal. De fato a história é sobre isso, mas há algo muito mais profundo sobre a criatura sem nome. Victor Frankenstein sempre foi um garoto inteligente e curioso para os estudos e isso foi ao longo da sua vida até a morte de sua mãe; A partir de então ele teve um novo objetivo: Criar uma vida. Após meses e meses de estudos e experiencias ele enfim teve o exito de sua criação, entretanto ao invés de ficar feliz ele passou a abominar a criatura sem motivo.

É um livro bastante instigante e, para quem gosta de algo mais profundo, bem filosófico. Um clássico fácil de ler e compreender com camadas que podem ser dissecadas pelos leitores ou que podem ser deixadas de lado somente para usufruir da história principal.

Eu, pelo menos, esperava algo muito mais ficcional e aterrorizante, mas me vi refletindo sobre o mito da criação e sobre muitas outras coisas. Isso só mostra que a obra é atemporal e pode fazer todo e qualquer tipo de leitor refletir sobre a situação da criatura e do próprio Frankenstein, já que ambos são vilões da história do outro.

Ester173 20/02/2023

Um bom livro pra te fazer pensar, sobre muitas coisas, é um pouco cansativo, não vou negar, mas você consegue ler e fluir