Além da fumaça

Além da fumaça Edvaldo Silva

Resenhas - Além da fumaça

Anne Caroline 29/04/2024

Para quem quiser ler uma narrativa que mistura elementos históricos e um grande suspense investigativo! O livro é curto, tendo uma média de duzentas páginas, e com uma escrita super fluída

Má Powzum- @entrelinhaslivros 10/01/2024

Leitura sensacional!
Confesso a vocês que esse livro possui vários elementos que eu adoro! Mistério, segredos, ação, além de um ótimo contexto histórico. Eu não fazia ideia que existia essa procura por obras que os naz!stas r0ubaram dos judeus, o autor trouxe uma pesquisa histórica que eu achei interessante demais. Além disso, ele mostra uma parte da História que talvez tenha sido silenciada e esquecida por muitos. O autor escolheu explorar uma época em que o mundo ainda estava dividido, tentando se ?reerguer? após os acontecimentos horríveis ocorridos na Segunda Guerra.

A narrativa do Edvaldo é muito fácil de ser lida, além de fluida e com descrições na medida certa. Conforme as páginas vão passando a gente fica mais imerso nos segredos e curiosos para saber o que de fato a Ingrid fez, bem como saber o que ocorreu com ela. A trama vai ganhando muita força e a partir de certa parte é impossível para de ler.

cathcostani 17/11/2023

A temática do livro me lembrou muito o filme favorito da minha que é O Dossiê de Odessa e a novela da Gl0b0 Flor do Caribe.
O suspense da história é em torno de uma pintura de Paul Rubens, que os n4zist4s roubaram de uma família judia, e foi parar na mão de uma personagem que é brasileira, que desapareceu e ninguém sabe sobre o seu paradeiro.
Temos dois personagens principais na obra que são Bruno e Amanda que é a filha da mulher que está com o quadro de Rubens, e eles vão investigar o desaparecimento dela. E a narrativa do livro se passa nos anos 80.
A escrita do autor é fluída, intrigante, instigante e fluída, e a minha leitura foi rápida e curiosa, e o livro é cheio de cenas com reviravoltas, mistério, caça aos n4zist4s, ação e algumas músicas
Eu gostei muito mesmo de ter lido essa obra incrível com personagens com personalidade dúbia, uma ficção histórica nacional de melhor qualidade, entre o Muro de Berlim e a Segunda Guerra Mundial.
A minha nota final para a leitura do livro é máxima.

Leitura com chocolate 23/10/2023

Um livro de suspense e romance histórico.
Além da fumaça narra, em terceira pessoa, a história de Bruno Fischer, um taxista alemão que devido ao desaparecimento de uma passageira, se envolve, de modo involuntário, em uma trama de suspense perigosa, envolvendo tráfico de artes e vestígios do nazismo.

A história tem início quando Bruno Fischer, em 1987, conduz Ingrid Bergunson, uma passageira brasileira, do aeroporto da Berlim Ocidental, até a Igreja de São Nicolau, localizada nos domínios soviéticos. Ingrid, bela, misteriosa, com condutas suspeitas, não se demora em Berlim.

Contudo, pouco mais de um mês do ocorrido entre Bruno e Ingrid, Amanda, filha da brasileira entra em contato com Bruno, informando o desaparecimento de sua mãe, e exigindo que ele a ajude.

Inicialmente em Berlim, Amanda e Bruno refazem os passos de Ingrid, a fim de solucionar o desaparecimento da brasileira. Amanda está desesperada e não mede as consequências de suas ações na busca pela mãe. Bruno se encanta por Amanda e se deixa ser, literalmente, arrastado pela jovem...

Além do suspense que envolve o desaparecimento de Ingrid Bergunson, a parte histórica do livro me chamou muita atenção. Nota-se, ainda, o belo trabalho realizado pelo autor, ao nos levar até a Berlim Ocidental de 1987, entre outros cenários, de modo brilhante e também brutal, devido aos vestígios do nazismo contextualizados na história.

A trama foi muito bem escrita, envolvente, repleta de mistérios e com uma pitada de sensualidade. A história é instigante, fluida – rápida para ler. Os personagens são críveis, isto é, são dotados de defeitos e qualidades. Alguns são bem detestáveis, confesso. Há gatilhos, como abuso, que devem ser considerados antes de iniciar a leitura.

Por fim, recomendo o livro “Além da fumaça” de Edvaldo Silva, para leitores de suspense. Também para leitores que querem se aventurar em um romance histórico instigante.

site: https://www.instagram.com/leituracomchocolate/

Michelle 28/09/2023

Nessa trama eletrizante, viajamos para a dividida Berlim de 1987, onde nos deparamos com uma realidade instável, sombria e repleta de resquícios da Segunda Grande Gu3rra.
Nesse cenário, conhecemos o taxista alemão Bruno Fischer. A pedido de Ivar, seu ex (e deplorável) sogro, nosso protagonista encara uma corrida para o outro lado do Muro de Berlim, a fim de transportar a brasileira Ingrid Bergunson, que em nenhum momento deixa claras suas intenções com a rápida viagem.
Em seguida, após o que parece ser uma aproximação além da imaginada por ele, a leva de volta ao aeroporto.
Em contato seguinte com Ivar, Bruno descobre que Ingrid rompera um perigoso acordo e levara consigo para os trópicos itens de valor inestimável.

?-E era para ela deixar aqui a encomenda escondida para pegarmos, antes de partir -disse Gerhard- Acha que ele pegou?
-Bruno? -Riu Ivar.- Não... Aquilo é um paspalho (?) Ele nem saberia dizer se aquilo era ou não valioso (?) É um imbecil.
-Então ela nos enganou...?

Assim que chega ao Brasil, Ingrid desaparece misteriosamente e resta a Amanda, unindo-se a Bruno, seguir os rastros de sua mãe para tentar encontrá-la. Dando início, assim, a uma verdadeira caçada internacional pelas penumbras do comércio clandestino dos tesouros trágica e covardemente angariados pelos n4zist4s.

?Bruno rolava na cama, inquieto com tudo o que acabara de viver. Se arrependia e amaldiçoava a fatídica corrida a Berlim Oriental que fizera com aquela estranha e charmosa brasileira. A partir daí, era como se tudo em sua vida tivesse entrado numa espiral de confusão e medo.?

Com uma narrativa ágil, rica e certeira, mergulhamos numa trama inteligente e repleta de camadas, onde, paulatinamente, o autor demonstra sua sagacidade e capacidade de nos envolver do início ao fim.
A obra conta com diálogos bem desenvolvidos, cenários trabalhados de forma irretocável e personagens cheios de camadas, o que torna a experiência ainda mais interessante.
Já o desfecho nos surpreende com excelentes reviravoltas e encerra a trama com chave de ouro. Recomendadíssimo!

AlessandroNunes 04/09/2023

Um suspense muito bom!
? Além da Fumaça
?? Edvaldo Silva (@edvaldoalinosilva) Editora Labrador (@editoralabrador)
? 208 páginas
?35/2023
??????????

?? Resenha:
Um suspense muito bem construído, de escrita simples e de leitura fácil! O autor ambienta sua história no mundo da Guerra Fria, tendo como principal cenário a Berlim Ocidental de 1987. A partir daí, o leitor é presenteado por fatos, costumes e as inquietudes das pessoas que viveram aquela época.
Edvaldo Silva é pós-graduado em Publicidade e Mestre em Artes e Multimeios, com larga experiência em diversas empresas multinacionais. É autor do livro "Da válvula ao Pixel- A Revolução do Streaming" e agora, com "Além da Fumaça", estreia no universo da literatura.
O taxista Bruno Fischer conduz a enigmática Ingrid Bergunson, uma contrabandista de itens do espólio nazista, que acaba sumindo misteriosamente, sem deixar pista alguma.
Amanda, filha da mulher desaparecida, empreende uma busca frenética ao lado de Bruno, dando início a uma trama de acontecimentos, conspirações e descobertas que conseguem manter o leitor preso às páginas do livro a todo momento. Sem contar nas importantes informações apresentadas sobre os sofrimentos ainda latentes da Segunda Guerra Mundial, em especial, as situações vividas pelos judeus durante o Holocausto, por meio da "Solução Final", de Adolf Hitler.
O autor coloca o leitor em cada cena do livro, descrevendo, com detalhes os locais, sensações e pensamentos dos personagens da narrativa. Um romance que mistura suspense, História, ação e relacionamentos interpessoais de uma maneira agradável, empolgante e ritmada, transformando o momento de leitura da obra muito prazeroso e rápido!
Uma leitura que vale muito a pena! Livro altamente recomendado!

Monique.Machado 21/08/2023

O escritor nacional mandou muito bem na trama nazista desenvolvida e jogada no colo dos leitores.
Aqui nós temos entre outros personagens, Bruno o taxista, Ingrid a contrabandista e Amanda - que aparece do meio para o final - a filha de Ingrid que tenta descobrir o que aconteceu com sua mãe.
A trama começa quando Bruno, leva Ingrid uma mulher bonita, decidida e bem resolvida ao seu destino - do lado de Berlim dominado pelos soviéticos - onde até um determinado horário, tudo funciona e depois as ruas ficam vazias e o território se torna hostil.
Ingrid tem uma missão. Retornar ao Brasil com um quadro recém adquirido.
No entanto, ela desaparece e o quadro é roubado, já que descentendes de nazistas e das vítimas do holocausto acabam se misturando na história com muita ação, suspense e drama.
O livro nos transporta para um universo assustadoramente realista.
A obra oferece aos leitores uma narrativa empolgante.
O diferencial desse livro é a forma como o autor traz a tona conflitos e uma rede metódica de personagens bem construídos e cenas de ação avassaladoras,.
Uma leitura que vale a pena e que certamente deixará uma marca duradoura nos leitores.

Alinewatson88 20/08/2023

Infelizmente chega ao fim.....
A história de passa em 1987, na Berlim Ocidental.
Bruno Fischer ganhava a vida como taxista. Todos os dias acordava cedo e preparava seu carro para mais um dia de serviço.
Os dias pareciam ser iguais, tudo se arrastava da mesma forma. Mas essa rotina estava prestes a mudar.

Bruno era divorciado. E odiava seu ex-sogro Ivar. Na verdade o ódio era recíproco.
Então veio o pedido que Bruno estranhou. Ivar pediu para que ele fosse ao aeroporto buscar uma turista estrangeira.
Mesmo achando estranho e morrendo de vontade de mandar o ex-sogro ir catar coquinhos,aceitou tal pedido. Receberia bem para cumprir tal tarefa.

A turista estrangeira era Ingrid. Uma bela brasileira.Contrabandista.Detalhe esse que Bruno não imaginava.
A pedido de uma organização criminosa,Ingrid fora a Berlim para buscar espólios nazistas.Um quadro,na verdade
Espólios eram bens deixados pelas pessoas a seus herdeiros,por exemplo.No caso do livro,os espólios haviam sido roubados por nazistas,assim,denominamos espólios nazistas.
Valiam uma fortuna. E Ingrid estava envolvida nessa trama.
Ingrid cumpre sua tarefa em Berlim e retorna ao Brasil. Mas pouco tempo depois de chegar,Ingrid desaparece sem deixar pistas.Sua filha Amanda,preocupada com o sumiço da mãe, começa a refazer seus últimos passos. Assim ela chega a Bruno.
Amanda convence Bruno a ajudá-la a procurar a mãe.
Os dois nem imaginavam,mas por trás do sumiço de Ingrid havia algo muito, muito perigoso....

O autor conseguiu criar uma história envolvente e eletrizante,o que faz com que seja impossível largar a leitura.
Fatos históricos compõe essa trama: Segunda Guerra Mundial,Guerra Fria,uma Berlim ainda dividida.
Os personagens são cativantes. As reviravoltas impressionantes.
Para quem gosta de suspense, mistério e fatos históricos,o livro é um prato cheio.

Leonardo 11/08/2023

Um suspense impecável
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Além da fumaça lançado pela editora Labrador. O livro é de autoria de Edvaldo Silva e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Em uma Berlim Ocidental de 1987, o motorista de táxi Bruno Fischer recebe a incumbência de conduzir a enigmática e bela passageira brasileira, Ingrid Bergunson, até a Igreja de São Nicolau, situada no território sob domínio soviético. Para isso, ele deverá atravessar a barreira que divide a Alemanha em uma viagem que pode ser um tanto perigosa.

Após concluir sua viagem, Ingrid, uma contrabandista de artefatos nazistas, regressa a São Paulo com o propósito de negociar a venda de uma recente aquisição artística, mas desaparece sem deixar quaisquer rastros. Sua filha, Amanda, decide então trilhar os últimos passos da mãe na esperança de encontrá-la, o que a coloca diretamente no encalço do taxista.

Conforme Bruno e Amanda investigam em busca de indícios sobre Ingrid, envolvem-se em uma trama internacional cada vez mais obscura, na qual perigosas organizações secretas empreendem uma impiedosa perseguição pelo quadro roubado que vai de encontro a Segunda Guerra Mundial e todas as calamidades que aconteceram durante esse tempo tão obscuro.

Fazia muito tempo que eu não lia um suspense histórico, e graças a narrativa de Edvaldo Silva eu pude voltar a esse gênero que tanto amo de uma forma triunfal! "Além da fumaça" não fica atrás de grandes best sellers do tipo de forma alguma. Isso porque desde as primeiras páginas já somos envolvidos em uma trama internacional repleta de mistério — que vai crescendo até o arco final do livro.

Pra começar, toda a ida de Ingrid (que usa o nome falso de Olga nessa viagem), é super suspeita. Acompanhamos a jornada de Ingrid através dos olhos de Bruno, personagem do qual eu achei super carismático e que conduz muito bem o arco inicial da história. Nessa primeira parte, conhecemos uma Alemanha ainda dividida pelo muro... O autor consegue evocar muito bem a tensão e a politicagem envolvendo esse período tão instável da história.

Depois do desaparecimento de Ingrid é que as coisas começam a se complicar, quando Bruno e a filha de Ingrid, Amanda, começam a investigar o paradeiro da contrabandista, diversos personagens da história passam a ser suspeitos. Solomon e seu filho Clóvis, que iam comprar o quadro dela, o ex-marido de Ingrid; Ivar... A lista é enorme, logo, nós leitores passamos a criar teorias sobre o que pode ter acontecido com a mulher.

Todo o suspense é super bem construído. Fiquei impressionado também com a quantidade de informações e contextos históricos que o autor utilizou para construir seu romance. Sem dúvidas ele deve ter pesquisado muito para poder trazer uma trama verossímil e bem trabalhada em em aspecto literário e histórico também!

Por fim, fica a minha indicação para quem quiser ler uma narrativa que mistura elementos históricos e um grande suspense investigativo! O livro é curto, tendo uma média de duzentas páginas, e com uma escrita super fluída! Por favor, leiam!

silvanasartori 22/07/2023

Ingrid é uma mulher brasileira contrabandista de itens valiosos que agora ela foi contratada para ir a Alemanha Ocidental buscar um quadro da época da segunda guerra mundial que está perdido a anos. A Alemanha está dividida por muro, e ela vai usar os serviços de Bruno, um taxista que já perdeu o amor pela vida, está entregue ao alcoolismo depois que sua mulher o traiu e o largou, sem a chance de ver seu filho.

Ingrid é uma mulher sedutora que usa de várias artimanhas para conseguir o que quer, mas depois dessa missão ela volta ao Brasil, e desaparece misteriosamente. A filha Amanda está desesperada e vai em busca de encontra-la na vã chance de provar que é o trabalho da mãe responsável por seu desaparecimento, e não seu pai que estava em trâmites de divórcio com Ingrid.

Assim, Amanda segue os passos da mãe, indo de encontro com o taxista Bruno na Alemanha, sem nem perceber eles entram em uma intensa trama de investigação criminal e de contrabando, e tanto os contrabandista quanto organizações contra o contrabando de peças importantes dos judeus vão se envolver, já que além de Ingrid o quadro e as joias que Ingrid roubou também estão desaparecidas.

[- Minhas impressões -]

Essa trama é muito marcante e bem desenvolvida, Bruno mesmo não querendo acaba se envolvendo nessa trama perigosa, e claro que também temos romance já que ele se envolve com mãe e filha, a todo momento eu esperava que a filha conseguisse chegar a tempo de salvar e resgatar a mãe.

Esse livro toca em feridas antigas, mostrando como é delicado tudo o que os judeus passaram nas mãos dos alemães, e como também nem todos eles concordavam com as atrocidades.

Esse livro te leva a mergulhar em um romance com suspense e muita ação, já que Amanda e Bruno não podem confiar em ninguém, e precisam fazer suas próprias pesquisas e investigação, mas sempre com ameaças rondando suas vidas.

Bruno vai aprender muito com a menina Amanda, que mesmo sabendo como a mãe era não desistiu de procurar por ela, mesmo com todos os perigos que a cercavam ela manteve a firmeza, e conseguiu negociar. E isso fez Bruno ver que sempre tem chance das coisas serem melhores, mesmo que difíceis.

Eu adorei esse livro, o autor tem uma escrita imersiva e trabalha com uma trama bem elaborada, durante toda a leitura a gente torce que as coisas vão dar certo, mesmo que tudo pareça um caos, ou melhor uma grande armadilha perigosa.

O livro é tão instigante que fiz a leitura rapidinho, não dava para largar a leitura sem saber o desfecho e se Ingrid ainda estaria viva. E quem realmente desapareceu com ela, ou se ela fugiu. É uma leitura interessante e marcante, vale cada página lida.

Resenha Completa no Blog I LOVE MY BOOKS
Escrito pela Colaboradora Joseli Medeiros

site: https://www.lovemybookss.com/2023/07/resenha-alem-da-fumaca.html

Helana O'hara 09/06/2023

Um livro surpreendente
Gosto muito do trabalho gráfico da Labrador, já falei isso outras vezes, eles tem muito cuidado em trazer boa literatura para seus leitores, bem como livros que enchem nossos olhos visivelmente. Além da Fumaça é um livro fino, divido em doze capítulos, vamos viajar no tempo na Berlim Ocidental de 1987 onde o taxista Bruno Fischer leva uma brasileira chamada Ingrid até o lado de Berlin tomando pelos soviéticos e lá ela rouba um item de espólio nazista, levando ele para o Brasil. Mal saberia Bruno a confusão que isso iria ser para sua vida. Ingrid acaba sumindo no Brasil e sua filha entra em contato com Bruno para refazer os passos da mãe, o que Ingrid andou escondendo?

Além da Fumaça é um suspense com uma pitada de vingança e violência na medida certa. O autor nos conduz na busca por Ingrid e no que ela se meteu uma narrativa fluída, outro ponto positivo do autor foi a construção de toda trama com plano de fundo baseado em fatos históricos da Alemanha, eu que sou uma grande fã de leituras históricas, me apaixonei.
Apesar do livro ser fino, autor explorou muito bem o que foi necessário para dar um ótimo desfecho a história.
O leitor fica na expectativa de saber o que aconteceu com Ingrid, a busca de Bruno e Amanda (filha dela), trás momentos de tensões com situações remanescentes da Segunda Guerra Mundial.

Além da Fumaça é um livro com um ótimas reviravoltas, personagens bem construídos, mostrando ao leitor as problemáticas dos vestígios da Segunda Guerra Mundial.
Se você gosta de um bom livro de suspense, não perca esse!

Marvy 03/06/2023

Aquelas tramas que prendem a gente
Esse livro conta a história de uma brasileira que vai até a Alemanha em busca de alguns itens a pedido de uma organização criminosa. Depois de um tempo ela some e sua filha refaz os passos da mãe para tentar descobrir sobre o paradeiro dela.

A história é uma mistura gostosa de suspense, ação, vingança, criminosos e violência. A gente fica na expectativa para saber onde está a mãe da Amanda e tentando compreender a dinâmica daquela organização e os reais interesses dos envolvidos.

Eu devorei esse livro em poucos dias: a história me prendeu do início ao fim e a cada página eu ficava ainda mais fissurada para ver o desenrolar dela (embora já desconfiasse do paradeiro da mãe da Amanda). Ele também relembra alguns fatos históricos bem importantes.

Recomendo esse livro pra todos que buscam uma história de mistério e aventura. E em como algumas coisas não são esquecidas e precisam ser vingadas.

Grazi 12/05/2023

Eletrizante!
Além da Fumaça é um romance de suspense e mistério que se passa na Berlim dividida pelo muro, em 1987, durante o período da Guerra Fria.

O livro conta a história de Bruno, um taxista alemão que se envolve em uma trama internacional ao transportar Ingrid, uma brasileira contrabandista.

Ingrid desaparece sem deixar vestígios após retornar ao Brasil para negociar a venda de um quadro, e sua filha Amanda decide refazer os seus últimos passos na tentativa de encontrá-la.

Amanda entra em contato com Bruno e o convence a ajudá-la na busca pela mãe, o que os leva a uma perigosa aventura.

Enquanto isso, organizações secretas ligadas ao neon4zism0 iniciam uma perseguição implacável pelo quadro, que supostamente esconde um segredo capaz de mudar o rumo da história.

Bruno e Amanda terão que enfrentar inimigos poderosos e desvendar enigmas para descobrir a verdade por trás da obra de arte e do desaparecimento de Ingrid.

Edvaldo Silva constrói uma narrativa envolvente e eletrizante, que mistura fatos históricos, ficção e arte.

O livro traz à tona os sofrimentos remanescentes da Segunda Guerra Mundial em uma sociedade prestes a derrubar o último muro que dividia o mundo.

Além de abordar temas como identidade, família, amor, lealdade e traição.

Além da Fumaça é um livro que prende a atenção do leitor do início ao fim, com reviravoltas surpreendentes e personagens cativantes.

É uma obra que agrada aos fãs de suspense, mistério, história e arte. É um livro que faz pensar sobre o passado, o presente e o futuro da humanidade.

Eu super indico e só tenho que agradecer ao Edvaldo pela oportunidade de divulgar seu trabalho por aqui!

Se você ainda não leu Além da Fumaça, leia! Você não vai se arrepender!

site: https://www.instagram.com/p/CsKC2bBJv7u/

@fannykytabooks 22/03/2023

Envolvente demais! Dá pra ler em um dia!
Preciso dizer que Além da Fumaça me surpreendeu positivamente (ainda mais por ser a primeira obra do autor). Sempre fui apaixonada por história, mas confesso que às vezes eu me perdia com tantos fatos históricos e políticos. Só que nesse livro, o autor usa uma linguagem fácil para explorar a trama, que tem como pano de fundo a Guerra Fria e a Alemanha ainda dividida pelo muro.

Foi muito fácil relembrar e entender essa pauta acompanhando a jornada do taxista alemão Bruno Fischer e da jovem brasileira Amanda, personagens muito bem construídos por sinal. Gostei bastante dos plots no final de cada capítulo e principalmente do desfecho, que me pegou de surpresa. Achei que os personagens não iriam ter paz nunca, porque era uma presepada atrás da outra haha 😂

Apesar de eu achar que ficou faltando alguma 'coisinha' na história pra finalizar com chave de ouro, eu não poderia dar menos do que 4 estrelas para um livro que eu devorei, aprendi e relembrei acontecimentos históricos, me diverti com os diálogos dos protagonistas, viajei pela Alemanha do século XX e fiquei querendo mais.

Espero poder ler mais obras do autor!

site: https://www.instagram.com/p/CqHQ_LQrJwg/