Zachary Ying e o Imperador Dragão

Zachary Ying e o Imperador Dragão Xiran Jay Zhao

Resenhas - Zachary Ying e o Imperador Dragão

Emmy 16/08/2023

Esperava mais
Foi a primeira vez que peguei um livro de ê autore para ler, mas, infelizmente, tanto a escrita quanto o enredo não funcionaram comigo - o que é bem trsite, já que tava botando muita expectativa nesse livro pela capa ser tão bonitona.
Os personagens não são o ponto alto da história para mim, mas definitivamente não são ruins - todos são carismáticos de alguma forma mínima, mas não possuem desenvolvimento o suficiente para conseguirem me envolver o suficiente nesse primeiro livro para querer dar seguimento. Além disso, tem algumas viradas de enredo mais para o final do livro que só fiquei me perguntando porquê ê autore decidiu tomar aquele rumo quando poderia ter feito as coisas tão mais originais e emocionantes, saindo da fórmula de clichê infantojuvenil do menino que descobre ter um grande poder. Infelizmente, a oportunidade de ser único vai pelo ralo e se torna mais um livro com a mesma narrativa de Percy Jackson, por mais que esse livro seja muito parecido com "As Crônicas dos Kane", também.
Ainda, a escrita foi muito confusa, ao meu ver, principalmente nas lutas e entediante em outros momentos, fazendo a experiência de leitura ser uma grande linha reta, sem nenhuma inclinação para o muito bom ou muito ruim - no fim, me deixou mais como uma sensação qualquer coisa.
Por fim, toda a propaganda anti-china que ê Xiran propaga aqui é BIZARRA. Sério, é mais bizarro ainda quando esse livro também fala sobre o Zack ter se perdido da sua cultura originária e ter que conhecer ela, mas ê Xiran vai lá e dá voz a toda propagando que os gringos gritam como se fosse, realmente, verdade - e aqui é cada atrocidade contada que me fez dar uma boa revirada de olhos.
Ohhannyie 04/09/2023minha estante
Eu tô lendo agr e essa propaganda anti-china me incomoda bastante tbm!!!! Mas eu não sei se é pq o narrador é de certa forma "Zack" e ele pensa as coisas que ele acredita ser verdade

Emmy 05/09/2023minha estante
ai amg, o que mais me incomodou foi esse livro ser sobre um garoto conhecendo a cultura que descende, mas ê autore vai lá e joga um monte de fake news e (SPOILER PEQUENO A SEGUIR, NÃO É SOBRE ACONTEVIMENTOS DA HISTORIA---------------------)

e no fim, não tem nada desse redescobrimento do zack com a China, parece mais uma propaganda estadunidense, ainda mais vendo a situação atual de como a China é pintada pro mundo ??

Brandi 09/05/2023

Decepção
Esse livro foi uma grande decepção. Eu amei Viúva de Ferro e estava muito animado para ler esse livro. A ideia de misturar Percy Jackson com Yu-Gi-Oh me pegou de jeito, porque sou obcecado pelos dois. E a ideia é desenvolvida de forma interessante. Entretanto, eu não esperava que logo Xiren caísse com tanta força na propaganda americana anti-China, ainda mais tratando como verdade toda a baboseira sobre campos de concentração. Foi um posicionamento que me decepcionou muito e realmente estragou minha experiência com a história.
Laryssa 16/08/2023minha estante
Então, Dropei no primeiro capítulo por causa disso...conheço o Xiran a pouco tempo e não imaginava que tinha esse tipo de posicionamento, n consegui tankar.

Elisa.Binelli 24/03/2023

Esperava mais...
Eu amei Viúva de ferro, que foi meu primeiro contato com a autora, já sabia que esse livro é mais direcionado a um público mais infantil porém achei muuuito arrastado.

É uma mistura de Yu-gi-oh - por conta do jogo em realidade virtual- com as situações ao mesmo tempo divertidas e tarefas perigosas de Percy Jackson, tudo isso envolvendo a Mitologia chinesa.

Talvez eu tenha criado expectativas muito altas. Pode ser que crianças e jovens gostem mais dessa história do que eu, porque apesar de ter achado "méh", o considero um bom livro.

AventureiroLiterário 12/05/2023

Mais do que apenas um novo Percy Jackson
O livro novo da autora de Viúva de Ferro é uma aposta na sua entrada no mundo infanto juvenil e existe uma certa comparação com Harry Potter e Percy Jackson, mas embora tenha elementos comuns nessas duas séries, Zachary Ying tem sua própria personalidade.

Para um livro inicial, achei que começou muito bem. Não é um começo morno como em Harry Potter, pois já temos logo de cara a situação principal apresentada e as consequências caso o protagonista não possa ter sucesso em sua missão.
De uma forma geral, achei que o livro não cai na armadilha de começar muito bobinho e ir ficando mais maduro conforme a série continua. Já achei que nesse primeiro livro existe um bom equilíbrio entre o humor de um livro juvenil e uma seriedade que a situação pede.

A autora demonstra aqui todo o seu conhecimento pela cultura pop geek com referências a animes, séries e memes, algo que conversa bem com o público alvo, assim como com seus fãs que já acompanham suas publicações e vídeos.

Gostei dos personagens e de ver essa mitologia chinesa explorada. Aprendi muita coisa legal enquanto me divertia lendo.
Sem dúvidas estarei esperando pela continuação e espero que esse livro ganhe mais visibilidade por aqui.
Dizer que ele será o Harry Potter ou Percy Jackson da nova geração é um tanto exagerado, mas ele merece ser reconhecido pelo livro divertido que é.

Victoria1093 22/05/2023

Como Viúva de Ferro, uma história marcante e cativante
Adorei o livro de coração. Não dá pra negar que existe essa semelhança forte com o nosso queridinho percy jackson, mas isso me animou ainda mais pra ler o livro e ver como o protagonista lidaria com os problemas que surgiam. Na minha opinião, o livro conseguiu mostrar melhor ele sendo uma criança assustada que foi jogada em uma situação perigosa e desconhecida, estando sempre com medo mas tentando ser forte a todo custo. O Zachary é meu protegido e ele é um personagem muito interessante do meu ponto de vista, principalmente naquela parte mais pro final que não vou falar por spoilers, mas quem leu sabe qual parte é.

E, claro, não dá pra falar desse livro sem falar de como a identidade do Zachary é abordada, e como ele se sente um estrangeiro nos Estados Unidos e na China, não se sentindo em casa em nenhum dos lugares. Adorei aprender mais sobre a história da China junto com ele, e mostra como o ensino de história em geral é muito eurocentrado, excluindo muita coisa dos livros.

Achei muito bom e recomendo muito!! Adoro esse autore e aguardo ansiosa pra continuação!!

CecAlia212 08/06/2023

Achei bom
A história é bem escrita. não é a melhor que eu já li, mas possui muitas coisas boas. os personagens são legais, e a narrativa oscila perfeitamente entre o "sério" e o "cômico" sem ficar chato ou entediante.

O plot é simples ( pelo menos para mim que não faço parte da faixa etária alvo dele), acho que se eu tivesse lido esse livro anos atrás iria tê-lo amado mais. foi uma leitura neutra para mim, me fez relembrar da minha adolescência quando eu lia Percy Jackson e etc. Foi divertido.

Enfim, recomendo a leitura para quem for mais novo, mas se for uma pessoa mais velha e estiver pensando em lê-lo, saiba que o livro é ok, não espere algo UAU, leia com os olhos de uma criança/adolescente. a experiência vai ser agradável.

Renata.Oliveira 25/06/2023

Gostei bastante
Conta muitos mitos chineses (acho que é meio óbvio), gostei dos personagens e de não ficar em uma linha de bem e mal (na verdade todos são super vilões).

O final é em aberto, e se tiver alguém que leu Mar de Monstros, lendo esse livro, um aviso: NÃO LEIA A ÚLTIMA PÁGINA

With love, ivy 07/07/2023

"Está tudo bem, Ziyang, disse uma voz que podia ter passado ou não por seus ouvidos. Estou orgulhoso de você."

Caraaaa, q livro bom, se vc ama livros de adolescentes com super poderes combatendo o mundo(ou seja; se vc ama Percy Jackson) como eu, vc vai amar esse livro !!!
Já to ansiosa para o próximo livro

theoflores12 14/07/2023

Zack Ying (ou o novo Percy Jackson)
Definitivamente o ?novo Percy Jackson?, mas ambientado na China. É muito interessante saber mais sobre a história antiga da China, um pouco de suas lendas, política e sociedade, de forma tão legal e empolgante.
No entanto, o livro, pra mim, peca por acelerar demais as coisas (entendo que boa parte disso é proposital, para nos sentirmos tão perdidos quando o Zack) e por deixar os desafios tão fáceis. Tirando as últimas 100 páginas, mais ou menos, é uma enxurrada de acontecimentos e lutas, mas que são fáceis. Mesmo os momentos de breve dificuldade logo são resolvidos e não deixa aquela tensão.
Fiquei triste também de não ter um aprofundamento dos personagens e muito menos entre eles. Há muito pouco tempo até para conhecer o protagonista, o que quase não dá um motivo para torcer por ele, além de ser o protagonista.
Nos próximos livros eu gostaria muito de ver um desenvolvimento, saber mais dos personagens e ver eles interagirem entre si, criarem laços, e ter uma ambientação melhor desse universo também.
A base da história é muito boa e interessante. E autore narra muito bem as partes de ação e foi basicamente isso que segurou o livro. As últimas 100 e poucas páginas mostraram o potencial para alcançar as coisas que eu enumerei que faltaram. Há esperança e eu estou interessado, o cliffhang me pegou bem.

Sora4 17/07/2023

Uma das histórias que mais prenderam minha atenção
O livro conta a história de Zack, um garoto de 12 anos, filho de imigrantes chineses que se mudou de Nova York para o Maine. Ele é vidrado em um jogo chamado Reinomítico e sempre se viu deslocado na escola por ser um dos únicos garotos chineses de lá.
Simon, um garoto chinês recém-chegado na escola começa a puxar papo com ele sobre fatos da história chinesa e ele fica sem entender nada. Zachary Ying descobre que é descendente do primeiro imperador chinês, Qin Shi Huang e é, então, requerido para a missão de salvar o mundo mortal junto aos espiritos de Wu Zetian — a única imperatriz chinesa — e Tang Taizong que possuíram os corpos de crianças da sua idade, Melissa e Simon. Para isso, ele vai precisar saber muito mais do que o pouco que ele sabe sobre a história de seus antepassados.
O livro é direcionado pra o público infanto-juvenil, mas conquista desde os mais novos até os mais velhos. Ele aborda temas como amizade, bem e mal, cultura e mitologia chinesa e tradições islâmicas bem como o sentimento de não pertencimento, fazendo analogias com a cultura pop . Ele contêm representatividade islâmica, hui americana, miao, gay e é “own voices.” Amei os nomes dos capítulos, são bastante criativos, aprecio bastante livros assim, passam a mesma vibe dos livros do Rick Riordan. Eu também adoro livros de fantasia, com jogos e fatos históricos e com toda a representatividade que esse livro apresenta e a escrita de Xiran, não teve como não amar. Terminei o livro com vontade de ler mais e de conhecer melhor a mitologia chinesa.

GATILHOS: morte (incluindo de progenitor), menção a islamofobia, racismo, guerra, brutalidade policial, violência e bullying.

bilisreads 26/07/2023

Zachary Ying
Neste livro, foi-me entregue o que eu mais gosto: nerdisse. Eu ADORO quando alguém consegue mostrar uma extrema obsessão por algo num livro. E, em Zachary Wing, do mesmo jeito mas mais explicito ainda, Xiran Jay Zhao conseguiu mostrar o conhecimento absurdo que elu tem da cultura chinesa e a vontade de fazer todo mundo conhecer sobre isso também.
Com o mesmo sentimento do final de Viúva de Ferro, eu peço: XIRAN CADÊ A CONTINUAÇÃO??? EU PRECISO DISSO!!!

xtuannyx 23/08/2023

Surpresa!
Admito que comprei esse livro pela capa mas, nossa, ele é ótimo! É realmente uma aventura incrível de acompanhar e absolutamente todos os plot twists são muito interessantes!

Eu super recomendo esse livro.

Littiumpills 23/08/2023

Literatura infanto juvenil de qualidade!
Xiran Jay Zhao ja começou muito bem com Viuva de ferro dando uma refrescada merecida do gênero de young adult, e com Zachary Ying não foi diferente.

Exatamente como elu descreve "uma mistura de Percy Jackson com YuGiOh" o livro tem uma influência forte dessas obras, mas da melhor maneira possivel. Elu junta o humor e temática de suas inspirações, mas se mantendo fiel ao seu estilo de escrita e ainda mais um estilo de protagonista que se tornou muito específico delu, imprevisíveis e facilmente levados ao limite por sua dificuldade de controlar a raiva, o que eu adoro.

Pra quem curte literatura juvenil eu recomendo muito Zachary Ying uma apresentação muito divertida a história e mitologia chinesa.

Pedro P. R. 12/09/2023

Gostei
Meu primeiro contato com a escrita de Xiran Jay Zhao foi por Viúva de Ferro, seu primeiro livro escrito. Em Zachary Ying e o Imperador Dragão, notamos como a escrita de Xiran evoluiu.

Em Viúva de Ferro eu senti que o livro possuía um ritmo muito frenético e que algumas coisas ficavam um pouco corridas, em Zachary Ying dá para notar esse mesmo ritmo frenético, o que nos leva a perceber que Xiran gosta de trabalhar historias com prazos, que o enredo tem sempre um tempo X para que os protagonistas cheguem em algum lugar.

Mas senti que tanto o desenvolvimento da trama quanto dos personagens foram melhores trabalhados nesse livro. Não sei se isso se deu por não ser o primeiro livro de Xiran, ou por ser voltado para um publico diferente, mas todo o desenvolvimento da obra me pareceu muito melhor que Viúva de Ferro.

Zachary Ying possuí uma vibe similar a de Percy Jackson, então se você gosta das obras do tio Rick Riordan, muito provavelmente via curtir esse livro. Além disso, é um prato feito para os nerds/otakus/geeks com as referencias presentes durante a obra. Isso já fica claro quando vemos em sua foto que Xiran está fazendo cosplayer de Seto Kaiba, personagem do mangá/anime/jogo Yu-Gi-Oh!

A obra gira em torno de um garoto de descendência chinesa que vive nos estados unidos com a mãe e que descobre que é descendente do Primeiro Imperador da China e que deve se juntar ao espírito dele e lutar ao lado de outras crianças descendes de outros Imperadores contra espíritos que querem destruir o mundo.

A historia traz referencias a jogos como Pokemon GO e a própria trama de Yu-Gi-Oh com as relíquias dos milênios e os espíritos dos faraós. Xiran fez um trabalho excelente plantando a duvida na mente do leitor durante toda a obra de quem é o verdadeiro vilão da historia, além de ser uma ótima critica social e enriquecer bastante o conhecimento do leitor sobre a china e os povos chineses.

Ley 15/10/2023

Divertido e rápido
Resolvi ler essa história por dois motivos: 1) Jay Xiran Zhao também escreveu Viúva de Ferro; 2) promete algo no mesmo estilo de Percy Jackson e queria explorar isso. As primeiras páginas são familiares, e quem leu livros adolescentes de aventura vai notar certas semelhanças, mas gostei do diferencial inserido ao ser protagonizado por um garoto com herança chinesa.

Zachary Ying não tem ideia que tem parentesco, mesmo que distante, com o primeiro Imperador da China Qin Shi Huang, nem que vai ser hospedeiro de seu espírito e ter sua ajuda para enfrentar forças malignas em uma missão para salvar a China. Através de seus óculos tecnológicos, um aparato famoso com jogo popular protagonizado por figuras chinesas, tudo o que sempre teve medo e sonhou fica próximo, mas o que precisará fazer nos próximos dias pode ser desafiador.

Zack tem aquele impasse inicial sobre o que pode ser real ou não, e até aquela dúvida se precisa mesmo fazer o que o Imperador propôs, mas sua mãe acaba sendo raptada, e se torna uma missão mais séria com isso em jogo. É bem próximo dos passos que Percy Jackson segue, e juro que senti nostalgia da série, mesmo tendo relido há pouco tempo.

Nesta aventura, Zack terá a ajuda de outros garotos de sua idade: Simon e Melissa. O melhor, é que ambos também compõem esse time, sendo hospedeiros de figuras importantes da China, inclusive, Melissa tem consigo Wu Zetian, a única Imperatriz da China. Wu Zetian serviu de inspiração para Jay Xiran Zhao construir a protagonista de mesmo nome de seu outro livro Viúva de Ferro.

Posso dizer com certeza que esse livro é uma excelente indicação para quem busca aventura. Ele mistura mitologia com tecnologia que fica super fácil de entender. Aliás, esse entrelaçamento me deu estranheza no início, mas no fim, já fazia total sentido. Fiquei imaginando algo real como o jogo mencionado no livro e seria bem legal. Xiran escreve bem as cenas e fica incrível de ler.

O livro tem fluidez, e o protagonista é cativante. Zack ainda está no início da adolescência, então podem esperar decisões condizentes com sua idade, mas nada tão irritante. Gostei demais dele, suas lembranças sobre a mãe e sua comida foram confortáveis, e a história de seu pai é inspiradora. Eles seguem o islamismo, e seu pai era ativista na luta dos direitos para escolher viver como quiser. Outra abordagem boa, foi a sexualidade do personagem. Não é um livro com romance, mas Zack tem convicção de sua sexualidade, e não achei nada forçado.

Jurei se tratar de uma leitura sem tantas revelações, mas me deparei com algumas que me deixaram apreensiva. O final tem partes que deixam um aperto no coração, e não existe exatamente um desfecho. Com o problema principal desenvolvido, tudo indica que teremos mais aventuras dos personagens. E pelo modo como as últimas páginas foram descritas, é quase como se elas fossem o início de uma nova aventura, deixando seus leitores bem ávidos. É minha segunda leitura de Jay Xiran Zhao e até agora só me surpreendi positivamente.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/06/resenha-zachary-ying-e-o-imperador.html